Usina a gás da AES Uruguaiana parou novamente por falta de gás argentino

O editor foi atrás de informações em Uruguaiana e SP, constatando que a usina térmica a gás da AES no RS parou de funcionar, depois de dois meses operando com gás desembarcado em Baía Blanca, Argentina. A paralisação contradiz as avaliações do Operador Nacional do Sistema (ONS), segundo o qual neste mês os reservatórios das hidrelétricas de todos os subsistemas, com exceção do Nordeste, receberão menos água e, consequentemente, gerarão menos energia, o que obrigará o acionamento de todas as térmicas do País. A parada da AES significa 500 MW a menos no sistema. 

. Como resultado dessa nova previsão, o custo do megawatt-hora (MWh) no mercado livre passou para 1 062 reais o MWh nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Para que o leitor tenha uma ideia do que isso significa, na primeira semana do ano o MWh era de 247 reais – um aumento dramático de 330% em menos de seis meses.

- O consumo de energia no Brasil no primeiro trimestre subiu com força em comparação com o mesmo período do ano passado, com uma exceção, as indústrias. Aos números, por setores:
- Residencial: 10%;
- Comercial:  11%;
- Serviços: 6,6%;
- Industrial: 0,7%.

. No primeiro trimestre do ano passado, a participação do setor industrial no consumo total de energia foi de 38,%. Agora, é de 36,6%. 

. Com estes números, o avanço do PIB será mesmo pífio em 2014. 

Esta noite, vá num dos dois Bier Markt. Endereços em www.biermarkt.com.br Pelo 5o ano o melhor de Veja na categoria.


5 comentários:

Justiniano disse...

Apagões a vista. Basta vir uma frente fria bagual, que o consumo de aquecedor botara as redes em blecaute total. O Beira rio tem gerador para a copa????

Anônimo disse...

Políbio,

"Cantei a pedra" lá em OUT2013.

Confiar numa Argentina QUEBRADA e com problemas piores que o Brasil é muita infantilidade.

Faltou gás brasileiro ou estão sonegando o produto?? Acho que sei a resposta!!!

JulioK

Anônimo disse...

Políbio,

Complementando:

Na minha opinião, não teremos fornecimento deenergia(com qualidade) já em NOV2014, poisas chuvas estarão só no início.

A Dillma+PT torce mais pelo "el niño ou pela la niña" do que pela seleção.

Compra um nobreak e contrata uma 4G para não parar de trabalhar.

JulioK

Anônimo disse...

A Argentina e a Venezuela estão sem gás literalmente.

Anônimo disse...

Nós temos que usar nesta usina, gás produzido a partir do carvão mineral que é aqui do nosso estado, ora bolas! Cadê o planejamento?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/