Ministério da Saúde diz que há antibióticos em vinhos gaúchos. Ibravin nega.

O monitoramento e a análise de resíduos em vinhos, sucos e bebidas fermentadas pelo Ministério da Agricultura apontou o uso de natamicina, antiobiótico utilizado para regular a fermentação e proibido para esta finalidade no Brasil, por pelo menos 13 indústrias. Os vinhos mais doces seriam os mais prejudicados. 

. O governo federal não citou as vinícolas investigadas. 

.  O  Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) afirma desconhecer formalmente esse tipo de problema e que, se há irregularidades, cabe aos órgãos investigar, punir os responsáveis e orientar o setor, que no RS envolve 15 mil propriedades e 735 vinícolas com cadastro.

. Reportagem de hoje do jornal Correio do Povo, o promotor Alcindo Luz Bastos Filho, que atua na Defesa do Consumidor, vai solicitar os laudos ao Ministério da Agricultura. "Vou me antecipar e pedir os laudos", diz o promotor.

. O monitoramento e a análise de resíduos em vinhos, sucos e bebidas fermentadas pelo Ministério da Agricultura apontou o uso de natamicina por pelo menos 13 indústrias - os nomes das vinícolas não foram divulgados. As bebidas doces são as mais vulneráveis à proliferação de bactérias durante a fermentação. O vinho de mesa suave, que contém açúcar, é o principal alvo devido à dificuldade de evitar que fermente após o envase. "É um aditivo utilizado para conservar melhor o produto", explica o responsável pelo Laboratório de Bebidas do Lanagro, Paulo Gustavo Celso. Segundo ele, a análise de vinhos é feita com maior precisão em amostras de lotes recentes coletadas na indústria, pois a substância "em pouco tempo se degrada e some", tornando-se de difícil identificação.


5 comentários:

Anônimo disse...

INFORMAÇÃO BANDIDA

INFORMAÇÃO PETRALHA

DEVE CITAR,TEM OBRIGAÇÃO DE CITAR AS CULPADAS PARA NÃO COLOCAR AS BOAS JUNTO COM AS RUINS,PARA NÃO MANCHAR O NOME DAS VINICULAS BOAS QUE NADA FIZERAM.

MAS PARA OS PETRALHAS QUE NÃO VALORIZAM O NOME BOM ÑEM ZELAM NEWM PRIMAM POR BONS PROCEDIMENTOS~DÃO ESTA INFORMAÇÃO ALEIJADA

ELEMENTOS DESTA LAIA NOS GOVERNAM.

Anônimo disse...

ALARMISMO da Imprensa, que afinal vive disso, seguida pelo indefectível "membro do MP"!...

Anônimo disse...

que é uma porcaria o vinho gaúcho ninguém tem duvida. Só os que acham que entendem e não abrem a mão para gastar em coisa boa de verdade.

Anônimo disse...

Que beleza. Isso que é inovação aqui no RS, leite contaminado, vinho com antibiótico, frango com água, carne com esteróides, mel falsificado, etc e etc. Os gauchos estão exportando sacanagem, que beleza...

Anônimo disse...

Meu depoimento. Uns 15 anos atras comprei em Gramado uma caixa de vinho, dos mais conceituados da serra gaucha... Casa .... Tempos depois ao abrir a primeira garrafa, o vinho borbulhava e o mesmo com as demais. Jurei que nunca mais compraria vinho nacional e cumpri a promessa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/