Economicídios' do governo levam Brasil ao baixo crescimento

A entrevista a seguir foi feita pelas repórter Mariana Carneiro com o economista Alexandre Schwartsmasn. O editor recomenda a leitura completa.  Nos últimos anos, foram cometidos no Brasil "economicídios", na avaliação dos economistas Fábio Giambiagi e Alexandre Schwartsman. Leia tudo:

Autores do livro "Complacência" (Campus Elsevier), que será lançado na próxima terça-feira, os dois afirmam que o governo vem incorrendo em alguns "macrocídios" e "microcídios" desde 2011.
O termo, tomado emprestado do argentino Miguel Bein, é usado pelos autores para classificar decisões como o controle dos preços dos combustíveis contra a inflação, a redução das tarifas de energia no ano passado e, sobretudo, o abandono de iniciativas para reformar o país. Isso relegou o país ao baixo crescimento econômico, que, dizem, não é resultado de um fenômeno passageiro.

. Nesta entrevista, Schwartsman, que é colunista da Folha, diz que a inspiração do livro é o inconformismo com a leitura corrente do "se há emprego, está tudo bem".

Folha - Por que crescer pouco é um problema se estamos hoje em pleno emprego e existe uma certa satisfação das pessoas com a economia?

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

6 comentários:

Unknown disse...

Este Alexandre e tao bom, editor, que foi demitido por telefone do Bancao aonde ele mantinha uma cadeira e uma telefonista.

Anônimo disse...

Por falar em Economicídios, digo, Homicidio, digo incentivo a justiça com as próprias mãso, digo, apologia ao crime:

SBT afasta Sheherazade da programação.....

Investigada pela Procuradoria-Geral da República, de Rodrigo Janot, após denúncia de apologia ao crime feita pela líder do PCdoB na Câmara, Jandira Feghali (RJ), apresentadora Rachel Sheherazade sai do ar; emissora de Silvio Santos alega novas “férias”, dois meses após ela ter tirado folga para viagem a Paris; em fevereiro, ela gerou polêmica nas redes sociais e entre outros jornalistas por defender a ação de um grupo de “justiceiros” que acorrentaram um suposto infrator a um poste no Rio.

Sem fazer alardes, o SBT afastou a polêmica apresentadora Rachel Sheherazade da grande de programação. Oficialmente, a emissora de Silvio Santos alega que jornalista está em férias, mas segundo o colunista Ricardo Feltrin, ela já havia tirado folga em janeiro, em viagem a Paris.

Sheherazade despertou a ira de internautas e de outros jornalistas por apologia ao crime no ar. Em fevereiro, ela defendeu a ação de um grupo de “justiceiros” que acorrentaram um suposto infrator a um poste.

O SBT está sob investigação pela Procuradoria Geral da República. O procurador Rodrigo Janot diz ver com "muita preocupação" denúncia contra Sheherazade. Segundo ele, é necessário deixar claro que incitação à violência é crime e, como tal, não se insere na liberdade de imprensa.

O procurador-geral encaminhou para São Paulo a denúncia apresentada pela líder do PCdoB na Câmara, Jandira Feghali (RJ) contra o SBT e Sheherazade. A deputada pede abertura de inquérito contra a jornalista e suspensão de verba pública à TV enquanto durar a ação. Em São Paulo, a procuradora da República Ryanna Veras declinou da competência para apreciar o pedido e o despachou para o Ministério Público Estadual.

PS: Quem faz apologia ao crime em um canal de TV (concessão pública) deve ser preso preventivamente. Essa doidinha nãol sabe o que diz; fala da boca pra fora, lendo o que está escrito em um telão à sua frente.
Já vai tarde bocuda inconsequente.

Por que a mídia não informa que os "justiçeiros" eram BANDIDOS? E quem defende BANDIDO é BANDIDO? Apologia ao CRIME é CRIME!

Anônimo disse...

A Gestão do Governo Federal não é boa,distribuir dinheiro e confiar que nunca irá acabar e que se sustentará o consumo alto, é muito pouco.Uma família só se desenvolve se todos os membros economizarem e aplicarem com muito critério e com pé no chão. Os investimentos devem ser firmes e para longo prazo.Na economia não há milagres, quem gasta sem critérios tende a falir.

Anônimo disse...

É o intervencionismo comuno/socialista exagerado do governo petrallha, destruindo o setor energético nacional! O mesmo se aplica para as usinas de álcool: Incentivaram os empreendedores, estes se entusiasmaram, construíram usinas, se endividaram e tiveram de fechar logo em seguida, tudo pela incomPeTência da "gestora" guerrilheira Dilma!

Anônimo disse...

Enquanto isso o Bolsa Família é copiado pelo mundo como exemplo de política social.

Anônimo disse...

Eu tomo por base sempre o seguinte: tudo o que o governo diz que é bom, principalmente estes quadrilheiros que tomaram o País e o estão destruindo, eu não levo em consideração e deleto automaticamente. Eu sempre digo a mesma coisa, eu não preciso do governo para nada, e só preciso que eles não me enxerguem que meu progresso é fantástico comercialmente. Não que eu vá fazer falcatruas, mas sempre que o governo se mete na economia é para tomar atitudes contrárias a quem produz!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/