Governo recua, muda o texto e com isto garante a votação, hoje, do novo Marco Civil da Internet

Será votado ainda hoje o projeto que cria o Marco Civil da Internet, mas o governo não resistiu à pressão e retirou do texto a obrigatoriedade da instalação de data centers no país para o armazenamento de dados de empresas estrangeiras e a regulamentação da chamada neutralidade da rede não sairá mais por decreto.

Data centers -  Planalto via a medida como a solução para dar uma resposta aos casos de espionagem norte-americana, mas encontrou resistência entre os congressistas, que avaliaram que a medida iria acarretar um aumento de custos às empresas e poderia afastá-las do Brasil. Para compensar a mudança, o relator da matéria, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), está finalizando o texto com a previsão de que empresas que oferecem serviços de internet fiquem sujeitas às leis nacionais em caso de violação de dados de usuários brasileiros.

Neutralidade da rede - Outra mudança importante foi feita em relação à neutralidade da rede – que obriga provedores de conexão a tratar de maneira igual toda a informação que trafega pela web, sendo proibidas distinções em razão do tipo, origem ou destino dos pacotes de dados. O texto inicial previa que a regulamentação do dispositivo se daria por meio de decreto, cabendo à Presidência da República definir suas diretrizes. No lugar do termo decreto, o texto vai remeter a artigo da Constituição que determina que compete ao presidente expedir regulamentos para a “fiel execução da lei”. Ou seja: continuaria nas mãos do Executivo a regulamentação da matéria, mas com o poder limitado de fazer alterações. Além desse ponto, houve acordo para que antes da regulamentação da neutralidade seja realizada uma oitiva com representantes da Anatel e do CGI (Comitê Gestor da Internet) para acatar sugestões dos setores.

8 comentários:

Tatsch disse...

Os Comunista têm tesão em controlar a vida das pessoas!!

A internet é e deve ser livre!!!

Anônimo disse...

A oposição vai propor 1 000 emendas e tudo será decidido voto a voto:

A votação deve varar a madrugada.

A neutralidade deverá ser mantida.

A batalha do PMDB (Eduardo Cunha) e do PSDB agora é derrubar o Artigo 20.

O Artigo 20 isenta o provedor (site ou blog) de responsabilidade pelos comentários feitos na página.

Hoje, se, por exemplo, o politico se sentir ofendido por um comentário publicado em um Blog, ele tem de entrar na Justiça para que o Blog retire o comentário.

A depender do juiz, ele pode ou não responsabilizar o Blog sobre o comentário de um navegante.

Vai depender da interpretação que o juiz fizer da responsabilidade civil.

Hoje não tem lei que regule.

O que o Artigo 20 prevê, em sua atual formatação, que o Blog, em hipótese alguma (civil) possa ser responsabilizado.

E ele só tira o comentário se quiser, ou se a Justiça mandar tirar.

Mas, ainda assim, o blog não tem responsabilidade civil.

O que eles querem é que o provedor seja responsabilizado.

Anônimo disse...

Assim não interessa ao governo. Assim não pode, assim não dá. Vão ter de tentar por outro caminho.

Anônimo disse...

Políbio, explica prá nós, se isso já é a censura na internet...???

Anônimo disse...

Querer obrigar, por exemplo o Google a ter um Data Center aqui no Brasil é de uma insanidade e de uma prepotência. Os comunistas PeTralhas não precisam desta lei para intimar seus opositores, eles podem simplesmente inventar diversas justificativas para tirar sites e blogs do ar, e inclusive mandar a PF invadir as redações e casas de quem falar mal da quadrilha PT.
Por exemplo, o povo disse não no referendo do desarmamento, e eu pergunto: Você consegue comprar e ter autorização para possuir uma arma?
BRASILEIROS DECENTES, HONESTOS E ANTI-COMUNISTAS, NÃO DESISTAM!

Anônimo disse...

E essa gangue "lutava"contra a censura!!! Pode???

Anônimo disse...

A internet tem que continuar livre como o mundo civilizado. Querem nos escravizar feito Cuba ,Venezuela e Coréia do Norte, estas "prosperas" e "livres" "democracias" que servem de exemplo ao mundo livre! A internet é o inferno das esquerdas!

Anônimo disse...

O que a "oposição" queria era censurar os blogs. Se tivessem aprovado as alterações propostas ao projeto de lei este blog com certeza seria censurado. O Políbio apostou que o marco civil da internet não seria aprovado, mas foi.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/