PMDB de Porto Alegre reúne-se em congresso para discutir 2014

O presidente do PMDB de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein, resolveu tocar congresso do Partido para discutir de que modo os dirigentes e a militância devem encarar as candidaturas a presidente e a governador no ano que vem. A reunião ainda está em andamento. Esta manhã, as discussões foram pautadas por esta análise corrosiva feita pelo ex-reitor da Ufrgs, Francisco Ferraz, que o editor resume para conhecimento dos leitores:

DNA DO PMDB - O DNA do PMDB é a batalha pela democracia. Mas que democracia nós temos?”.  Há uma visão equivocada de que a democracia é igual em todos os lugares do mundo. Precisamos entender dentro da nossa democracia onde nos situamos e quais as características da nossa democracia, e como é possível construir e viver numa democracia verdadeira e fazê-la funcionar no mundo moderno com valores errados.

OS FUNDAMENTOS DA DEMOCRACIA - Existem quatro elementos fundamentais para a existência de uma democracia estável: durabilidade institucional, o poder deve ser transferido para outras gerações; eficiência administrativa, ou seja, os problemas da sociedade precisam ser resolvidos; alta legitimidade, o que significa que as leis precisam estar relacionadas com a consciência coletiva: quanto menos leis, mais legitimidade e vice-versa. E por último a autenticidade. Onde não há equilíbrio de poderes, não há democracia estável.

TARA PELO ADESISMO -  O PMDB ao ocupar o centro político exerce uma função indispensável e importante para a nossa democracia. Mas é preciso avaliar quais os valores reais praticados na política brasileira. O problema é que há nho país uma tara pelo adesismo, ou seja, todos querem estar no poder. Toda disciplina é odiosa. Toda autoridade é ilegítima, salvo... toda diferença social é exploração. Toda minoria organizada carrega consigo a presunção de superioridade moral e vasto crédito contra a sociedade.

. Ao final do congresso, o PMDB quer tirar a Carta de Porto Alegre, com indicativos para as posições do Partido em relação às eleições nacional e estadual. 

3 comentários:

Anônimo disse...

QUANTOS DESSES "PÊ-EME-DEBISTAS" SÃO RÉUS, INDICIADOS OU EM FASE DE INDICIAMENTO PELA JUSTIÇA?

FAÇANHA disse...

O ANTIGO MDB SERVIU À "DITADURA" ACEITANDO SER UMA OPOSIÇÃO MORNA, DE MENTIRINHA, SÓ EXISTINDO PARA DISFARÇAR O CARÁTER MONOCRÁTICO DO REGIME MILITAR.
O PMDB, DOMINADO PELA "TARA DO ADESISMO", ATUALMENTE VEM SECUNDANDO OS PROJETOS DE PODER DE LULA E SEUS SEGUIDORES; NÃO SE ATREVE A TENTAR SER OPOSIÇÃO E UMA SEGUNDA VIA PARA O PAÍS, PAÍS CADA VEZ MAIS PETISTA.

Anônimo disse...

O PMDB acabou, terminou, se afundou na lama abraçado aos PTralhas. As pessoas que não viveram o período da redemocratização, pós 84, não imaginam a força do MDB, antigo PMDB. Trocaram uma história por lixo de cargos públicos e boquinhas no governo do PT, a ponto de estarem discutindo se acompanham ou não essa tragédia de governo do Tarso que afundou o RS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/