Sim. No RS, contrariando todas as projeções, chegamos a 3 milhões de toneladas, um número recorde. Este ano ultrapassamos o Paraná, que colheu pouco mais de 2 milhões de toneladas. Ainda assim, o Brasil produz metade do que consome. Até menos do que isto, porque o consumo é de 12 milhões de toneladas por ano.
A produção brasileira e gaúcha vai aos trancos e barrancos no caso do trigo?
Sim. Agora mesmo, quando registramos excelente safra, bem na hora que os produtores poderiam ter faturado bem, o governo afrouxou as importações, jogando os preços para baixo. Assim não dá para produzir.
O que vocês querem?
Regras estáveis, estímulos estáveis, garantias estáveis. Queremos que o governo diga se quer ou não quer ser autossuficiente na produção de trigo, grão que tem o RS como primeiro no ranking brasileiro. Podemos triplicar a produção de inverno de uma safra para outra.
CLIQUE no vídeo a seguir para ver e ouvir toda a entrevista. Ela é dividida em 5 blocos de 12 minutos cada. Participaram da mesa o editor e mais os analistas financeiros Leandro Rushel e Stormer.
Um comentário:
Acompanho a questão do trigo há mais de trinta anos... e confesso que ainda não consegui entender porque somos reféns duma situção que parece infinitamente esdrúxula
Postar um comentário