O STF caminha para proibir o patrocínio, pelas
empresas, de campanhas eleitorais. Provavelmente ficará para 2016, porque não
dará tempo para se definir qual a alternativa ao sistema atual. Um caminho que
pode ser positivo, desde que se proíba a publicidade dos governos e suas
empresas estatais. Quem fará as campanhas de Tarso e Dilma serão as agências que já os atendem no governo. Aliás, elas estão ali porque fizeram a campanha de 2010 para ambos. É o que analisa no seu blog, hoje, o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia. Leia tudo:
1. Explicando. Os governos e suas estatais contratam
agências de publicidade para suas campanhas. Entre as agências contratadas está
uma que fez ou fará a sua campanha eleitoral diretamente ou através de outra,
“associada”.
2. Elaboradas as campanhas, é definida uma mídia técnica.
As agências recebem pela produção e comissão legal entre 10% e 20% do valor da
mídia. Mas (tantas vezes) é estabelecido um “acordo” entre o governo e
agências. Tudo o que for contratado nas mídias além da mídia técnica (x
inserções + y extra-inserções), as comissões legais pagas por y ficarão a
crédito dos governos e de seus partidos para a próxima campanha eleitoral.
3. Tudo dentro da lei. Sabe-se que o custo publicitário
das campanhas eleitorais majoritárias é o principal vetor de custo das
campanhas. Para quem está no governo, esse custo total ou em grande parte das
campanhas está pré-coberto. Depois, na campanha, se faz um registro de gasto,
por valor muito menor que o valor de mercado.
4. Dessa forma, proibir o financiamento de campanhas por
empresas, sem limitar e fiscalizar a publicidade governamental é impor uma
enorme distorção nas campanhas: partidos nos governos terão parte substancial
de suas campanhas, que são as agências de publicidade pré-financiadas. Esses
são fatos conhecidos e até demonstrados. Lembre-se de CPI no Estado do Rio, nos
anos 1999 e 2000, como exemplo.
3 comentários:
No caso do Tarso deve ser a agencia ESCALA. Que esta a 4 anos ganhando muito com a conta publicitária do BANRISUL. Agora chegou a hora de pagar! Vai fazer a campanha utilizar os mesmos fornecedores que o banco usa para tentar mais 4 anos de faturamento garantido. Tudo aos olhos de todos!
"300 PICARETAS"
Agora quantos são,milhares na era Lula e Dilma.
TUMA andou com êles e sabe o que fazem...
NINGUÉM COBRA?
Sou contadora, aposenta, meu filho é Biomédico recém formado. Acho que vamos criar uma agência especializada em marketing político...
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