Morre, aos 72, o filósofo marxista Marshall Berman

Autor de 'Tudo que É Sólido Desmancha no Ar', de 1982, teve ataque cardíaco
Crítico da arquitetura de Brasília, estudioso da modernidade chamou Oscar Niemeyer de 'déspota'

A reportagem a seguir é de Juliana Gragnanide, Folha de São Paulo deste sábado.

O autor, educador e filósofo americano Marshall Berman, 72, morreu na última quarta-feira em Nova York, sua cidade de origem, nos EUA. Tomava café da manhã em um restaurante quando sofreu um ataque cardíaco.
Autor de escritos humanistas sobre economia, arte e cultura influenciados pelas ideias de Karl Marx (1818-1883), Berman ficou conhecido por "Tudo que É Sólido Desmancha no Ar" (1982), lançado pela Companhia das Letras em 1986. O título da obra, que conta a história crítica da modernidade, foi tirado do Manifesto Comunista.
O filósofo marxista era um estudioso da modernidade, definida por ele como um confronto e uma tentativa de superação das "organizações burocráticas que têm o poder para controlar e, frequentemente, destruir as comunidades, os valores e as vidas".

Berman contribuiu para publicações como "New York Times" e "Nation" e pertencia ao conselho editorial da revista "Dissent". Deu aulas de política e urbanismo na City University of New York.

6 comentários:

Paulo disse...

Ele filosofava sobre as mais de 100 milhões de vítimas do marxismo?! Ah, esse pequeno detalhe eles esquecem!

Anônimo disse...

O Inferno cada vez mais populoso: agora, mais um comunista fazendo companhia ao petista Luiz Gushiken, um canceroso comunista falecido a pouco!

Anônimo disse...

Que morram todos estes malditos vermelhos que limitam a condição humana a gado.

Que o comecem a morrer estes comunistas latinos 1 por 1 e não sobre nenhum. Que o câncer e o ataque cardíaco faça o seu papel de depurar o mundo desta corja de imbecis.

O Brasil podria ser uma Austrália, mas com a vermelhagem ideológica do PT, escolheu ser uma Venezuela.

Anônimo disse...

Caro anonimo das 08:43, a culpa disso tudo são os Portugueses, no descobrimento do Brasil os Holandeses entraram pelo nordeste e foram corridos a bala pelos portugas, os Holandeses foram colonizar a Ilha de Manhattan e New York, hoje podemos comparar, que prejuízo tivemos.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

JÁ FOI TARDE, LIXO MARXISTA...

E QUE SATANÁS O RECEBA COM CHIFRE E TRIDENTE PONTUDO NAS PORTAS DO INFERNO, ONDE JÁ ESTÃO GUSHIKEN, NESTOR KIRCHNER E HUGO CHÁVEZ.

Anônimo disse...

Caro Eduardo

Pelo sobrenome V. deve ser descendente de holandeses, não?

Sds

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/