Banco Central reestima PIB para baixo e inflação para cima em 2013

O Banco Central reduziu nesta segunda-feira, por meio de seu Relatório Trimestral de Inflação, a previsão de crescimento da economia brasileira em 2013 para 2,5%, revela nesta segunda o site www.veja.com.br Leia tudo (o texto é todo do site de Veja): 

 O relatório anterior da autoridade monetária projetava alta de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ao final deste ano.

. Ao justificar sua decisão, o BC lembrou que o PIB registrou expansão de 1,5% no segundo trimestre deste ano, acima das previsões de analistas, mas afirma que indicadores como a produção industrial e a confiança de empresários mostram que a economia deve registrar desaceleração no terceiro trimestre. Contudo, a autoridade monetária prevê uma retomada no ritmo do crescimento nos três últimos meses deste ano. O BC também avalia que o governo da presidente Dilma Rousseff vai entregar, no final de 2013, uma inflação próxima da que foi verificada em 2012. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o final do ano recuou de 6% para 5,8%, no cenário de referência. Em 2012, segundo ano do governo Dilma, o IPCA fechou em 5,84% e em 6,5% em 2011, no primeiro ano do seu mandato.

. Ao longo de 2013, o presidente do BC, Alexandre Tombini, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, prometeram em várias ocasiões uma inflação menor em 2013 do que em 2012. A queda da inflação este ano também foi uma promessa da presidente Dilma

Um comentário:

Anônimo disse...

A inflação real do pais na casa dos 10% a 15% e o governo mascarando os números entre 5% e 6%.

É só ir no supermercado e ver o quanto os produtos subiram.

O vestuário, os serviços, o laser, os restaurantes, o transporte de cargas, ... , tudo subiu e lógico que os empresários sempre vão repassar em cascata até o consumidor final toda a inflação que sofreram.

Os produtos estão subindo, uns mais outros menos, mas estão subindo, e o consumidor está vendo e sentindo no bolso e durante o mês quando percebe que seu salário não compra mais o mesmo que comprava nos meses anteriores.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/