Sem apoio popular, Mujica aceita referendo para decisão sobre liberação da maconha no Uruguai

Com a popularidade em queda, o presidente uruguaio José Mujica afirmou que considera a possibilidade de realização de um referendo sobre o projeto de lei que legaliza a maconha. O texto proposto pelo governo foi aprovado na última semana na Câmara dos Deputados e deve ser endossado tranquilamente pela maioria governista no Senado, podendo ser transformado em lei ainda este ano. Mas falta o apoio mais importante: o da população, já que 63% dos uruguaios rejeitam a proposta.

. Ao jornal uruguaio La República, o presidente disse que “há muito a ser trabalhado no tema e lamentavelmente a maioria das pessoas não tem informação”. Disse ainda que não vai se opor a uma proposta de realização de referendo com a qual a oposição trabalha

15 comentários:

Anônimo disse...

Interessante. O Uruguai, considerado um país com excelente qualidade de vida, sujeito a isto. A quem interessa estragar o país?

Anônimo disse...

Àqueles esquerdopatas defensores da descriminação das drogas ilícitas ( maconha, heroína, cocaína, crack, entre outras, a minha resposta já foi dada pelo saudoso guerreiro Luiz Carlos Alborghetti, o qual disse tudo e mais um pouco acerca destes esquizóides defensores e apologistas de tudo o que não presta:

http://www.youtube.com/watch?v=8hLJoehl3L8

Almirante Kirk

Unknown disse...

Pro andar de cima, que costuma consumir uma outra droga, em festinhas frequentadas por muitos destes probos homens de opiniao, e sem opiniao tambem, esta nao e uma noticia interessante, ne? Por exemplo, editor, ali naquele clubinho chique, de P Alegre, de nome Rural Club, o produto consumido em escala, nas festinhas dos pequenos e dos grandes, e o famoso talco da Coca, Mas como vivemos no reino da hipocrisia, e mais facil falar do Mujica, ne?

Anônimo disse...

Um lapso de sensatez do ex-guerrilheiro submetendo ao povo aquilo que o Congresso impos pela maioria.Que tal vermos as decisões monocráticas do Congresso brasileiro serem submetidas também a referendo?

Anônimo disse...

O Sgarbi defende até quem consome maconha, só porque as esquerdas é que querem.
Qual a diferença entre ser pobre e rico no consumo de drogas? Tanto um como outro estão sujeitos as mesmas penas. A lei não discrimina. Quem discrimina são as pessoas.

Anônimo disse...

Como diz o Mujica a maioria das pessoas não tem informação. Será que no Uruguai também é assim? Eu acho que o povo uruguaio é muito bem informado. lá temos um dos melhores padrões de vida da América.
Ou será que ele é dos que se acham dono da verdade e só ele tem AAAA INFORMAÇÃO?

Anônimo disse...

O mujica se vendeu cedo demais pra industria do tabaco!

Quem vocês acham que esta pressionado demais os governos para a liberação da maconha? ... os usuários, ou a poderosa indústria do tabaco?

Unknown disse...

Interessante o ponto de vista do Sr. Sgarbi: por questão isonômica, já que uma elite usa drogas, devemos facilitar o acesso à toda população! Talvez seja a fórmula mais eficaz para destruir o que resta de decência na sociedade. Tempos bicudos!

Anônimo disse...




Esquerdopata CARLOS SGARBI, às 14:14, você é, no mínimo, um INGRATO! Explico. Foi graças aos Valores e Princípios da cristandade e, por extensão, da santa Madre Igreja e do contributo caritativo-civilizacional católicos, entre outros aspectos - como movimentos e organizações católicos, por exemplo, que você, jocosa, ingrata e leviana, entre outros desairosos epítetos, citou -, que você teve respeitado o direito de nascer e de ter garantido condições e ambientes favoráveis à sua sobrevivência e desenvolvimento como um ser humano normal, logo integrado a uma sociedade cujo esteio é a moral judaico-cristã - moral, essa, que você, a exemplo de um INGRATO, ataca, menospreza etc!

Mui certamente, Carlos Sgarbi, se os comunistas tivessem obtido êxito em 1964, você e eu, entre outras pessoas que aqui participam do blog do Políbio, não estaríamos vivos - e se vivos estivéssemos, não teríamos liberdade de expressão ou de pensamento, nem, muito menos, acesso a recursos tecnológicos - recursos tecnológicos, estes, só possíveis graças à existência da santa Madre Igreja e demais contributos cariativos e civilizacionais católicos, os quais possibilitaram a construção da Civilização Ocidental de moral judaico-cristã ( Mais aqui "1.1 A Igreja Católica: Construtora da Civilização - Introdução" ( http://www.youtube.com/watch?v=t6bnO7N1AMU ) para, entre outras coisa, estarmos nos comunicando num ambiente de liberdade e de estado democrático e de direito - conquistas valiosíssimas, benignas, logo sem preço, as quais não existem, por razões óbvias, nos regimes comunistas defendidos e apoiados por você, Carlos Sgarbi...

Quanto à descriminação das drogas ilícitas ( maconha, heroína, cocaína, crack etc ), o saudoso guerreiro Alborghetti disse tudo e mais um pouco:

http://www.youtube.com/watch?v=8hLJoehl3L8


Almirante Kirk

Anônimo disse...

são as experiencias da nova engenharia social nefasta do Foro de SP...

já fizeram suas desastradas experiencias na Venezuela quebrando por completo o país...

chegou a vez do Uruguai servir de cobaia para ver "no que vai dar" esse tresloucado sistema estatal de venda de entorpecente...

Anônimo disse...

Poucos percentualmente entre os não esquerdopatas realmente consomem quaisquer tipos de drogas, já entre estes últimos uma das únicas razões para serem como são é o elevado consumo das mesmas, espero que não seja por mera burrice!

Anônimo disse...

Ao Senhor Sgarbi: Vamos desenhar para ver se o senhor entende: ninguém falou mal de Mujica, a notícia é de que a grande maioria da população é contra a liberação da famigerada e antigamente chamada "erva do diabo". Quem falou mal de alguém foi o senhor, e sem provas, parecendo ter uma inveja doentia dos frequentadores do tal clubinho, que, por suposto, o senhor NÃO deve frequentar, sendo obrigado a queimar sua bagana ao relento. Continuando: a tal "falta de informação" a que se refere o sr. Mujica, à cuja cabeleira encanecida fazem falta mais cinquenta anos de reflexão, é o conhecimento intuitivo de que a cannabis nada mais é do que a porta de entrada para outras drogas, mais pesadas, todas elas agindo para desfibrar,amolecer, enfraquecer, destruir o ímpeto do jovem, tornando-o dependente do Estado e seus aparelhos. A ser verdade o que o sr. fala do clubinho, alvo da sua inveja aparente, só ficará provado que a elite social brasileira é composta de pobres endinheirados e que só consideram as fortunas coisas eternas os invejosos socialistas e onipotentes novos-ricos bobalhões. Quem deseja manter seus filhos sadios, capazes de competir intelectualmente e contribuir para o bem comum é a classe média "fascista e reacionária, como a descreve a notória Chauí. Não vivemos em um sistema de castas, mas num de mobilidade social. A perda de poder mental implicará descenso sócio-econômico imediato - o tolo e o dinheiro não andam juntos por muito tempo, lançando por terra toda a superstição socialisteira. Ademais, sr. Garbin, quem pagaria pelo eventual tratamento ( inútil, à toda prova) dos viciadinhos do tal clube chique são pápi & mâmi, não eu, o senhor ou os desdentados que pagamos impostos. ´Não exigem que o Estado avance mais em nossas vidas, arrancando impostos para queimar (!) na construção de Centros para tratamento de viciados e na manutenção de caras e inúteis equipes para tripulá-los. E ainda não falamos nos benefícios previdenciários... Por fim, sabendo o Sr. M que seu país tem uma população de velhos (é a isso que atribui a rejeição à droga)- os jovens vão para o Exterior em busca de oportunidades-, dedique-se com tanto afinco a exterminar os moços, seja através do aborto, seja através, como agora, da droga.
Só é paradoxal para quem não deseja enxergar na História o legado de miséria, sofrimento, doença,genocídio e destruição do socialismo, a verdadeira pulsão da morte. O Tanatos freudiano.

Anônimo disse...

Políbio,

Conheço muito bem o Uruguay.

Este foi o maior tiro no pé que a Frente Amplio deu, inclusive com apoio de outros partidos.

Quando começaram a discutir a liberação, foi a senha para todos os grandes traficantes da América latina fincarem um pé no país(incluindo Punta)!!

Montevideo já esta ficando com cara de Porto Alegre no quesito violencia armada!!

O Uruguay perdeu o encanto, inclusive quanto ao "segredo bancário" e inflação.

JulioK

Anônimo disse...

No largo da EPATUR a maconha tá liberada há muito tempo e ninguém fala nada !!!!!

Anônimo disse...

O sr presidente do Uruguai está caducando.
Olha só a cara dele.

mjosé

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/