Partidos da base aliada, PMDB e PSB enterram proposta de plebiscito para este ano

A bancada federal do PMDB reuniu-se ontem e decidiu que não apoiará a convocação de plebiscito sobre a reforma política para este ano, mas apenas para 2014, junto com as eleições gerais.  O próprio vice-presidente, Michel Temer, que junto com o ministro da Justiça entregou a proposta no Congresso, havia admitido a dificuldade de se cumprir o prazo de realizar a consulta e aprovar os projetos decorrentes da vontade das urnas antes de outubro deste ano para que possam vigorar em 2014.

. Os deputados federais botaram em xeque sua aliança com o PT no governo Dilma e fizeram pouco caso dos 5 ministérios que ocupam.

. O PSB também manifestou-se contrário à proposta do governo.O PSB, comandado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provável candidato à Presidência em 2014, também se posicionou contrário à consulta plebiscitária (leia na pág. 6). "É quase impossível fazer uma consulta com perguntas claras para mudanças passarem a valer já nas próximas eleições", disse o líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF).

. Sem os votos do PMDB e do PSB, ambos da base, a proposta de plebiscito não será aprovada.

.  Sem consenso, a consulta popular sugerida por Dilma deve ser empurrada para 2014 e a tendência é que uma reforma política - tema do plebiscito -, se aprovada, só comece a valer nas eleições de 2016 ou 2018.
Partidos de oposição e aliados, como o PMDB, preferem o referendo, quando a população diz sim ou não a uma proposta. Os líderes vão criar um grupo de trabalho para analisar a proposta de plebiscito a partir da próxima semana.

5 comentários:

Anônimo disse...

Coluna do Claudio Humberto:

Vida melhor...Especializado em mercado imobiliário americano, o site Opp Connect revela que brasileiros lideram a busca mundial por imóveis em Miami.

PS: Os bundinhas choraram que a vida tá ruim no Brasil, mas não deixam de gastar e comprar imóveis nos states.

Anônimo disse...

Eles estão com medo da decisão do povo ou não querem mudança nenhuma?
Estou quase no ponto de apoiar até os quebra-quebra

Anônimo disse...

Mas os Ministérios e CCs eles não largam de maneira nenhuma.

Anônimo disse...

Os protestos visavam mais as areas e saude, educação e segurança e o governo da gerentona de araque desvia o foco para a reforma politica, que interessa mais ao seu partido.

Anônimo disse...

Os Deputados e Senadores estão se posicionando de acordo com a voz nas ruas: a Reforma politica buscada exclusivamente para beneficiar o PT não é boa para o Brasil.
Mais uma vez, torço por um referendo após amplo debate da Reforma Politica, devidamente televisionada como foi o Mensalão.
Ademais, o próprio Congresso já tem Projeto quanto às votações serem abertas, basta votar, não tendo necessidade de jogar dinheiro público no lixo.
A governANTA que pare de gastar com maquiagem: cada aparição da anta custa aos cofres públicos 3.215,00, pois houve uma majoração dos antigos R$ 400,00 que pagava ao cabeleireiro.
A governANTA que apresente uma proposta limitando o Bolsa família para até 24 meses, aumentando os míseros R$ 70,00, mas, em contrapartida, que o beneficiado passe a estudar, a se qualificar e comece a trabalhar. CHEGA DE SUSTENTAR VAGABUNDO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/