Artigo, Caio Blinder - Irá Obama para a lixeira da história ?

* Clipping www.veja.com.br

Será que em janeiro de 2017, Barack Obama passará o cargo para Hillary Clinton ou já estará na lixeira da história? Quais são as previsões? Estamos apenas na segunda semana do tsunami de escândalos que assolam o governo Obama (narrativa dos republicanos) ou de pseudoescândalos (narrativa dos democratas). Este amplo espectro de perguntas (entre o triunfo histórico e a lixeira da história) não é exagerado porque a política americana é marcada por hiperpolarização. Basta acompanhar o frenesi da cobertura de duas TV por assinatura (Fox News e MSNBC) para constatar que existem realidades políticas alternativas nos EUA.Imagine, luminares entre comentaristas conservadores, como Peggy Noonan, do conservador The Wall Street Journal, já decidiram que “nós estamos no meio do pior escândalo em Washington desde Watergate”. Imagine, ela que foi marqueteira e redatora de discursos de Ronald Reagan, o presidente do escândalo Irã-Contras (anos 80). Noonan reescreve a história, enquanto Ryan Lizza, da revista liberal The New Yorker, antecipa o seu final, vaticinando que a maré do escândalo já baixou.
Tem gente mais exagerada do que Peggy Noonan, garantindo que Obama é um escroque pior do que Nixon, enquanto na outra banda há diagnósticos de que existem apenas alguns deslizes burocráticos, como no escândalo da receita federal indo à caça de grupos conservadore

8 comentários:

Anônimo disse...

Esse Obama andou lendo a cartilha do Lulao ...

Luiz disse...

Obama é contestado por setores americanos e outros puxa-sacos, como a revistinha veja por não ter fomentado guerras. A Guerra é necessária para alimentar a indústria bélica americana e propiciar altíssimos lucros.
Eles precisam desesperadamente de guerras. Precisam, primeiro destruir e depois reconstruir e juntar bilhões de dólares

Anônimo disse...

Caiu a máscara de mais um enganador ...

Anônimo disse...

"De onde menos se espera, daí mesmo é que não sai nada".A. Torelly

Anônimo disse...

lá não é muito diferente daqui.
lá a população acaba sempre a mercê de duas escolhas, dois partidos dominantes, e seja um ou ou seja o outro, os interesses escusos e ocultos por trás são sempre os mesmos.
e o político eleito, mesmo que seja um presidente, acaba sempre ganhando a custas muito altas e ficando devedor de mil e um mirabolantes favores dos mais diversos possíveis, e tem que cumprir, abaixar a cabeça, fechar os olhos e assinar em baixo, pagar a dívida e quitar a fatura.

Anônimo disse...

Aqui no Brasil foi assim já por duas vezes, vamos relembrar:

Foi no governo de FHC e de Lula, ambos reeleitos que fizeram exatamente o quê:

Ambos fizeram nos primeiros 4 anos um período mais ou menos bom para com isso conseguir a reeleição, dai depois de conseguir o que queriam, a reeleição, colocaram as manguinhas de fora, e fizeram o que bem entenderam, e destroçaram o país e a economia.

Tudo que lula economizou no primeiro mandato, esbanjou no segundo. primeiro criou o PAC, colocou todos os grandes investimentos num pacote só, mostrou para o país que o governo tem caixa para grandes obras e infra estrutura. no princípio as contas estavam mais que em dia e a dívida paga, depois cresceram os olhos para o PAC e foi tudo pro ralo e muito mais foi junto, etc, etc ...

Tudo que fhc fez de manter a inflação praticamente zerada e o dólar abaixo do real, com nossa moeda forte e valorizada internacionalmente, moeda forte e valendo, foi só se reeleger e o dólar disparou e virou o dobro do valor do real, a economia desabou e o poder aquisitivo do brasileiro despencou, etc, etc...

Obama fez no primeiro mandato a mesma coisa, algo mais ou menos, como uma água morna, e se reelegeu, e agora vamos esperar e aguardar pra ver onde vai dar.
o que fez de bom foi que deu um tempo com os senhores das guerras e recolheu aos poucos a meninada para casa e deu uma cessada nas batalhas, quem não deve ter gostado muito foi as industrias de material bélico, que hoje em dia devem estar com os estoques abarrotados e loucos pra desovar seus armamentos. Os EUA por muitos anos apertaram as contas da nação pra custear guerras trilhardárias. Obama meio que fechou essa teta e voltou a reinvestir na população, vamos ver se continua assim.

Mas lá não é diferente, o governo quando inventa de cortar gastos, corta por um lado e esbanja com bobagem por outro, nada muito diferente do que acontece aqui.

A grande diferença é que o congresso americano tem o poder nas mãos de aprovar o abastecimento monetário, com uma aprovação, as maquinas começam a imprimir as notinhas a perder de vista, já aqui no brasil, a moeda circulante é escassa e controlada.

Se os EUA tivessem que reembolsar cada dólar circulante mundo a fora, quebrava, é o único país no mundo que tem poder de imprimir sua moeda, as verdinhas, livremente sem controle algum.

Anônimo disse...

Só que os Senhores das guerras não contavam com a astúcia de que hoje em dia as guerras não são mais de invasão homem a homem, e sim no botãozinho, e botãozinho mui do perigoso.

Anônimo disse...

E como tem bitolado nesse mundo, se sabem que as guerras são inventadas por meia dúzia de psicopatas que ficam sentadinhos nas suas luxuosas poltronas macias e fofinhas, com todo o conforto e luxo, para encherem os bolsos as custas de vidas humanas, como que tem soldado que vai para guerra pra morrer por uma causa dessas, o enriquecimento daqueles que fizeram a guerra acontecer apenas para auferir lucros.
Pior é quando a guerra acaba e os caras que estavam se matando a pouco tem que apertar a mão do outro em sinal de paz, uma pataquada, e tem quem morra feliz por defender isso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/