Federação suspende a realização do The Best Jump. Foco der Mormo atinge cavalos do Brasil.

Um foco de Mormo, em São Paulo, atinge os cavalos e já obrigou o Paraná a fechar suas fronteiras. A nova data será anunciada para o segundo semestre deste ano

A Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE) suspendeu, neste domingo (21) a realização do 45º Concurso Internacional de Saltos Cidade de Porto Alegre, conhecido como The Best Jump ou CSIO 4* - W que estava marcado para acontecer, na Sociedade Hípica PortoAlegrense nos dias 01 a 05 de maio próximos. A razão é sanitária, explica o presidente da FGEE, João Mazzaferro e também presidente da The Best Jump. “Fomos surpreendidos pela notícia de um foco de Mormo no Estado de São Paulo. O Mormo é uma doença de cavalos com presença importante no Nordeste e é causada por uma bactéria. Além dos sintomas em animais pode também contagiar humanos”.   
      
A primeira consequência foi a impossibilidade da vinda dos cavalos europeus, pois a comunidade européia entende que os animais originados do Brasil não poderiam retornar para a Europa. Ao  foco inicial de Mormo em São Paulo somaram-se outras suspeitas o que motivou uma iniciativa da Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná, que fechou as fronteiras. 
      
. Diante destes fatos, a Confederação Brasileira de Hipismo em conjunto com o Comitê Organizador do CSIO 4 * – W  Cidade de Porto Alegre - “The Best Jump”, definem pelo adiamento do  concurso para resguardar a integridade dos animais, minimizar transtornos a proprietários e cavaleiros, bem como garantir aos patrocinadores e veículos de mídia associados  a realização de um evento de excelência. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/