Para evitar o desabastecimento, ou atenuá-lo, o governo federal já começou a traçar um plano de emergência, que envolve a ampliação da capacidade de transporte e de armazenamento. As reuniões tiveram início em outubro, com técnicos do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo, Petrobras e representantes das distribuidoras e dos produtores de etanol.
"Há uma grande preocupação com o curto prazo. O governo já sabe que será preciso um forte ajuste entre Petrobras e distribuidoras para que não ocorram problemas no fim do ano", diz Antônio de Pádua Rodrigues, presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que participa das reuniões.
Segundo avaliação do grupo, as regiões mais ameaçadas são o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste, além de Minas e Rio Grande do Sul.
A perspectiva de colapso se deve a três fatores:
1) o consumo recorde de gasolina,
que, em 2012, pela primeira vez passará de 30 bilhões de litros;
2) a falta de
capacidade interna de produção; e
3) problemas de infraestrutura de armazenagem
e distribuição.
No fim do ano esse problema se agrava porque, historicamente, o consumo nos meses de novembro e dezembro é cerca de 10% superior à média registrada nos bimestres anteriores.
CLIQUE AQUI para ler tudo e examinar os gráficos.
No fim do ano esse problema se agrava porque, historicamente, o consumo nos meses de novembro e dezembro é cerca de 10% superior à média registrada nos bimestres anteriores.
CLIQUE AQUI para ler tudo e examinar os gráficos.
4 comentários:
Pra quem tem ações e é dono desta PTROSAURO, a lucratividade vai aumentar.
Dizem, eu não acredito, que sou dono desta Estatal, então, estou vendendo a minha parte.
Viva o Brasil maravilha da Dilmá.
Imagina só. Dez anos de petismo e o Brasil deixou de ser auto-suficiente em petróleo.
Em 2012 o Brasil será o país com menor crescimento do PIB na América Latrina.
O crescimento do PIB do Brasil será menor do que os Estados Unidos em 2012. E lá eles estão em crise. O que dizer então do Brasil.
E eles fazem uma propaganda totalmente enganosa.
Mas os trouxas acreditam.
E a gerentona ? Não vai dar socos na mesa ? Jogar notes no chão ? É, parece que a doutora em energia "colou" nas provas, é um fracasso !
Legal menos engarrafamento e menos mortes no transito, é o programa do governo viagem segura...
Postar um comentário