Recupere os momentos mais memoráveis sobre o julgamento do Mensalão de Lula e do PT














* Clipping www.veja.com.br
Laryssa Borges, de Brasília


A rigor, não é esperado que um juiz, ao proferir a sentença sobre um assassinato, dê lições de moral sobre a gravidade de se matar uma pessoa. Em julgamentos por todo o país, o usual é que o veredicto seja proferido sem mais delongas. Mas diante do processo do mensalão, o que se espera é que o Supremo Tribunal Federal (STF) não apenas condene ou absolva os réus, mas, acima de tudo, se mostre preocupado com os legítimos anseios da sociedade por justiça.

Mais do que confirmar que políticos do calibre do ex-ministro José Dirceu traíram a vontade popular e corromperam o Congresso Nacional, os dez ministros da mais alta corte do país sabem que estão em jogo a credibilidade de toda uma instituição, a isenção do Judiciário brasileiro e a garantia de que todos os brasileiros, vítimas do mensalão, não ficarão sem respostas.

Por isso, nas até agora 99 decisões proferidas no julgamento, os magistrados fizeram questão de ressaltar os efeitos nocivos dos crimes financeiros, a audácia de se admitir caixa dois de campanha como uma espécie de purgação eleitoral e a nocividade de políticos, munidos de interesses escusos, agirem como  “marginais do poder”, no direito de tomar a regência dos negócios de estado.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Legal. agora, para fechar com chave de ouro, que tal o STF processar e condenadar os militares da época da didatadura que mataram milhares de pessoas e o Governo FHC (privataria tucana, lista de furnas, pasta rosa, compra de votos para reelieção, etc., pela "teoria do dominio do fato", segundo a qual o chefe sempre é responsável, independente de provas, mesma teoria que condenou dirceu e outros.

Além do que crimes contra a administração pública não prescrevem, conforme CF, art. 37, par. 5o.

Daniel disse...

Como ja disse "O Cara", na semana que passou, O PT e o Lula foram julgados e absolvidos em 2010 e novamente em 2012. Absolvidos pelos eleitores, que é o que conta. Apesar de que o Gullar, aquele conterraneo do Ze Ribamar, achar que o povo nao sabe o que é melhor pra ele. Este poeta esta oferecendo aos ignorantes eleitores a sua assessoria. Diz ele que o povo ignorante, que vota nos candidatos que escolhem, por livre vontade, precisa de um Guia.

Anônimo disse...

Correto anonimo das 11:52, o "chefe sempre é o responsável", então faltou o teu "paizão", anonimo das 11:52,
o pinguço.


Anônimo disse...

Falem mal do PT, mas falem. Enquanto isso cada vez cresce mais, ao contrario do PSDB e do DEMOs que crescem igual a rabo de cavalo.

Luiz Vargas disse...

Será que o Zé Dir$eu lê o site do Políbio?
Daniel era o codinome que ele usava na década de 60, do século passado, antes de virar um milionário PeTralha e um enorme lobista.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/