ENTREVISTA - Lodo será o maior problema do Pisa

Flávio Presser, diretor do Dmae, Porto Alegre

O Programa Sócioambiental, o Pisa, elevará o índice de tratamento de esgoto de Porto Alegre de 27% para 77%. Quando isto ocorrerá?
É uma obra de R$ 586 milhões e estará pronta em dezembro. Pensamos em 50 anos. Ela foi dimensionada para atender 50% da população de Porto Alegre. 
 
Esta gigantesca estação de tratamento de esgoto da Serraria vai gerar outro problema para o Dmae. Qual é?
O lodo. Sairão 100 m3 por dia. Não vai dar para levar tudo isto para o aterro sanitário de Minas do leão, a 70 quilômetros, nem transformar tudo em compostagem para a agricultura.

E?
Teremos que investir R$ 30 milhões num empreendimento que faça o lodo sumir ali mesmo.

Isto é possível?
Sim. Talvez a melhor alternativa venha a ser o uso da queima do lodo para produzir energia. Contratamos uma consultoria que dirá qual a melhor rota tecnológica. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Isso está cheirando pizza. KKKKKKK

Anônimo disse...

A obra fica pronta em dezembro e só agora se lembraram do "lodo".Caixa preta este DMAE.

Luiz Vargas disse...

Lodo e lama: este também é um grande problema que assola o ParTido dos PeTralha$.

Anônimo disse...

Parece que o elemento LuiZ Vargas está declinado de que lado está, ou seja, quando o PT comete irregularidade "bate com as duas mãos" - e faz bem pq não devemos compatuar com quaisquer irregularidades.

Mas quando o PDT devia 8 CCs da Assembléia Legislativa para trabalhar no Diretório Estadual, ou seja, para não contratar e pagar funcionários como qualquer empresa faz.

Aí o Sr LuiZ Vargas se "cala", ou seja, quando me convém eu bato, quando não me convém eu me calo e aceito.

Anônimo disse...

Estranho que esta obra foi acrescida de quase 200 milhões em injeção de novos empréstimos e, agora, o eng.º Presser ainda vai contratar uma con$ultoria para onerar mais o PISA. Por que não disse isto antes.

Anônimo disse...

Esta obra teve denúncia do MP, numa construção de estação elevatória na Restinga. Nela, dois operários morreram e nove ficaram feridos por conta de imperícia e neglicência do DMAE e sua terceirizada, a Marco Engenharia.
Sem falar na passagem subterrânea de canos que causou transtornos em casas no bairro Cristal.
Sinceramente, não pode ser considerada uma obra vitoriosa...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/