Artigo, Erico Valduga - Enfim o julgamento do bando de ladrões

Artigo, Erico Valduga

Decisão sobre se houve crime e qual a pena representa a primeira prova do princípio do fim da longa impunidade de políticos e administradores públicos

"Sem justiça, que são os reinos senão um grande bando de ladrões?" - perguntou Santo Agostinho, no ano de 425. Decorridos quase dois mil anos da pergunta-argumento, reis foram substituídos por mandatários constitucionais, eleitos pelo voto dos cidadãos, mas a interrogação do mestre de Hipona continua válida em relação a governantes de repúblicas onde não prevalece a justiça, pois continuam os governantes um bando de ladrões do dinheiro de todos, agora encobertos pela democracia sem transparência, na qual recursos públicos são impunemente desviados para bolsos privados, de mandatários, de grupos e de empresas. Sem justiça, o Brasil em que vivemos e que legaremos a nossos descendentes em nada será diferente, na essência, dos reinos daquela época. Daí a transcendente importância do julgamento do maior episódio de corrupção da história política do Brasil, o Mensalão, que o Supremo Tribunal Federal inicia nesta quinta-feira.

Em resumo, está em jogo o valor da ética na política, da necessidade imperiosa de moralidade na administração pública.

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo no blog do jornalista Érico Valduga, Porto Alegre.

CLIQUE acima para ver melhor. As chamadas do cartaz bem que poderiam incluir a relação dos 38 réus que começam a ser julgados hoje em Brasília.

5 comentários:

Anônimo disse...

Notícias CENSURADAS pela imprensa brasileira:

lista de Furnas, Mensalão tucano do FHC e Gilmar Mendes, outro Caixa 2 do PSDB, segundo o ex-diretor do Dnit, Privataria Tucana, Alston-metrô de SP, Ligação da revista Veja com Cachoeira, e qualquer outra notícia que envolva gente da turma do PIG.

Anônimo disse...

Por via consequencia ele inclui o Sr Roberto Jefferson na Parada, ou seja, como ladrão.

Anônimo disse...

Anônimo das 14,26, não adianta tu atacar a revista Veja e trazer casos montados pela quadrilhia do mensalão. Teu partido é o mais corrupto que já existiu nestepaiz. O PT(partido corrupto) é o mesmo que atacou a gov.Yeda e acabou com o governo dela prá eleger esse comunista que está aí.

Anônimo disse...

O ex-deputado federal e atual Presidente do PTB também está indiciado no Processo.

Qual o nome do elemento!!!!!!

Anônimo disse...

"Notícias CENSURADAS pela imprensa brasileira:" O PETRALHA das 14:26 não sabe que só é censurado aqueles não recebem dinheiro das estatais!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/