ENTREVISTA - Brito criou os pedágios, mas criou também a Agergs para regulá-los

Dagoberto Godoy, ex-presidente da Fiergs e ex-conselheiro da Agergs

O governador Tarso Genro criticou o governo Britto por ter criado os pedágios em condições adversas para a população.
Na época as condições econômicas eram muito turbulentas e diferentes, mas por isto mesmo o governador Britto criou a Agergs, a agência reguladora que a todo momento poderia promover ajustes.

Isto não foi feito?
É que logo em seguida assumiu o governador Olívio Dutra, do PT, que tentou emascular e aparelhar a Agergs, reduzindo suas condições de interferir.

Na época o senhor reclamou?
Muito. Cheguei a escrever artigos, avisando que se era para operar daquele modo, seria melhor fechar a Agergs. 

O governo Olívio Dutra poderia ter alterado os termos dos contratos?
Poderia, mas preferiu o confronto, iniciando um processo de desequilíbrio financeiro dos contratos, coisa que já é objeto de decisões judiciais. 

A Agergs é uma agência autônoma do governo, um órgão do Estado.
Deveria ser. Foi com este espírito que Britto a criou. Na área federal, a mesma coisa, mas os governos seguintes aparelharam as agências reguladoras. 

10 comentários:

Anônimo disse...

ONDE O PT BOTA A MÃO FODE TUDO !!

Anônimo disse...

A Agergs se transformou num grande elefante branco. Nada mais é do que um cabide de empregos. A EGR servirá para o mesmo fim: acomodar os compadres que perderam a eleição ou não querem mais concorrer e precisam ser sustentados pelos partidos. São incompetentes, que alguma mídia gaúcha chama de “executivos disputados pelo mercado”. Pulam de órgão estadual para Federal e para municipal.

Anônimo disse...

Prezados.
Tenho escritório em POA e Caxias. A estrada pedagiada (privatizado)Caxias-São Vendelino-Caxias está com muitos sulcos, ficando ruim subir à Serra. Contudo, no trecho do pedágio controlado pelo Daer (Portão) é uma temeridade viajar à noite em dias de chuva, pois a sinalização é precária. A estrada estadual Farroupilha-Garibaldi chega a ser um crime contra a sociedade tal a quantidade de buracos. O que nos espera após o final das estradas concedidas? Onde anda o MPE que não inicia uma ação civil´pública contra o governo do estado em vista da impraticabilidade de manter as estradas ora pedagiadas em seu controle e conservação em 2013? Infelizmente, os funcionários públicos do MPE estão sentados em suas cadeiras durante a semana, fazendo passar a bunda-hora e somente utilizam as estradas nos finais de semana com seus carros importados para visitar Gramado e Canela. A sociedade que produz que se dane. Mas esta indignidade do Público e seus agentes ainda terá um preço a pagar e não deve demorar.

Anônimo disse...

Essa gente são incompetentes, já tá provado. O gov.Olívio foi o pior governo que já tivemos, chega a ser pior do que o gov.Collares que já foi um desastre(nas 7 mil obras do Collares, constava como realizada a duplicação da RS-734-trevo da BR-392/praia do Cassino que até hoje depois de 6 anos de obras ainda está incompleta). O gaúcho(tb sou gaúcho) a maioria tem mentalidade bovina(do tempo das revoluções de 23/24) vota nesse partido corrupto e atrasado. Tem que se lascar mesmo, o estado só vai prá baixo econômica e socialmente.

Mordaz disse...

Quer dizer, tínhamos o DAER, e não funcionava, tínhamos a AGERGS, e não funcionava, então Tarso resolveu criar mais um elefante branco para colocar mais companheirada lá, a Empresa Gaúcha de Rodovias, para continuar a não funcionar como as anteriores e tirar dinheiro do povo.

Anônimo disse...

O DIABO REFUGOU O LULA

Alguém pode calcular o custo do DESASTRE PT para o RS e o BRASIL? Parece que são pagos por uma ou mais potências externas concorrentes com o Brasil, para atrasar e TRAVAR o Brasil.

Com o PT agindo no Brasil o país não precisa perder nenhuma guerra, se autodestrói se anula e regride pelo petralhismo atrasado e de má fé, destruindo a confiança entre contratantes e contratados, afronta o direito de propriedade e segurança jurídica.

Por isso o diabo não quis levar o Lula, pois certamente iria esculhambar o inferno.

Anônimo disse...

O DNA desse governo eh o da incompetência. Imaginaram Marina Silva como Gov do RS? Pois eh, o Tarso eh pior. Nestes ainda dois anos e meio de Tarso, esqueçam qualquer ação para o desenvolvimento do estado ou beneficio da população gaúcha. O foco dele eh a companheirada parasita, que eh o grande flagelo do RS. Se a sociedade organizada tivesse a disposição e a energia para impedir os atos de vandalismo de Tarso com o RS, seria o inicio da caminhada rumo do progresso e bem estar social.

Anônimo disse...

Nossa donos dos pedágios tem "tentáculos" até aqui dentro do Blog.

Não querem perder a "mamata" de jeito nehum.

Realmente Britto Criou os "pedágos" (primeiro) e depois criu a AGERGS (indicando todos seus componentes), quando deveria ser o contrário.

Luiz Vargas disse...

Guardei esta manifestação feita por um anônimo neste site há algum tempo atrás e agora acho que convém trazê-la à tona novamente:

Anônimo disse...
Noticia de hoje 20/1 jornal Pioneiro de Caxias pag. 6 mostra foto do Tarso o Gênio e sua tropa na campanha política do dia 06/8/2010 quando ele assina termo de compromisso para não renovação dos contratos de pedágios.O pessoal da serra esta p... da vida.

Uma abelha na janela durante a campanha do Tarso:

Seus pupilos disseram a ele, olha a situação financeira do estado esta terrível,o estado esta falido, não vamos prometer pois não vai ter grana.

Tarso responde;calma,esquece, nosso negocio é nos eleger e garantir nossos salários e mordomias por quatro anos, a gente faz o que pode, diz que não deu para fazer pois foi a crise da Europa a seca, depois se não der pra se reeleger a
gente faz uma coligação qualquer assume um ministério e garantimos por mais alguns anos nosso churrasco, a gente envelhece feliz.

Os pupilos indagam! mas e o povo gaúcho como fica; a resposta vem singela e meiga, lembra quando a gente optou por expulsar a Ford do RS, parecia que o mundo ia acabar que nunca mais o PT chegaria ao Piratini, estamos aqui numa
boa, controlamos parte da mídia, fiquem tranqüilos.

"Se non è vero, è ben trovato".

Portanto, o que resta aos bovinos botocudos:
"Lasciate ogni speranza, voi ch'intrate".
"Abandonem toda a esperança, vós que entreis aqui."
Inscrito acima dos Portões do Inferno no Inferno de Dante Alighieri (III, 9).

Anônimo disse...

Tarso! Como agente faz pra arrumar uma boca na EGR? Se eu tiver que pagar dissimo agente pode colocar mais no valor na remuneração para isto?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/