Saiba por que o RS não tem ambiente propício para a inovação

Não foi exatamente com estas palavras que o presidente do Conselho de Administração da Altus, Ricardo Felizzola, referiu-se a dois dos mais graves problemas que impedem o pleno desabrochar da economia do RS, mas foi desta forma que o editor entendeu o recado dado por ele nesta quarta-feira ao meio dia na Federasul, ao falar sobre Inovação:
1) Má educação.
2) Apego carnal a uma cultura baseada em valores ultrapassados.

. Ao avisar que mais inovação gera maior competitividade e com isto a prosperidade é resultado direto, Ricardo Felizzola listou os quatro principais ativos da inovação:
1) capital humano.
2) conhecimento.
3) cultura empresarial.
4) marcos legais.

. O Brasil está muito longe de integrar o time de Países inovadores.

. Aqui tudo é mais lento, como no RS é ainda mais lento.

. Na palestra que fez para um público que ouviu tudo em silêncio sepulcral, o presidente do Conselho de Administração da Altus listou as 10 maiores empresas mais inovadoras do mundo, 90% delas das quais são americanas e 10% asiáticas. Entre elas estão: Appleo, Facebook, Google, Salvar City, Amazon, Square e Twitter. Há 10 anos, a proporção era de 40% por 60%.

- A inovação, ensinou Felizzola ao seu distinto público, é resultado da educação e do empreendedorismo, só existe no capitalismo porque não há inovação sem mercado. Ela só acontece em ambiente propício e é resultado da competição.

12 comentários:

LUIZ disse...

Sugiro a este empresário que vá investir mo Amapá, Piaui, Maranhão e Roraima

Anônimo disse...

Todos os meus tres filhos tem curso, em Univ.Federal. Dois foram embora do estado, pq aki não tem emprego. Lá no Paraná e em SPaulo estão bem de vida. O que ficou aki, tá andando de carro usado. Lembram qdo o ex-gov.Brito tentou industrializar os estado...? conseguiu com mta dificuldade trazer duas montadoras - GM e Ford - mas este povo que só olha prô passado(revolução farroupilha, as músicas nativas só falam em tradição, bando de atrasados...!!). Aí em 1999 entra o Exterminador do Futuro(Olívio, o Truta) expulsando empresas, como a Ford e outras, a GM(como diz o Raul Pont o RS não precisa da GM) só não foi expulsa pq a planta já estava 95% concluida.

Surfista Prateado disse...

Vivi entre 2000 e 2003 em SP. Nunca jamais conheci um funcionário público ou alguém que fizesse concursos para ser um. No RS, conheço pouca gente que não esteja tentando, e menos ainda que não odeie qualquer empresa privada. O resultado disso é a m. que é o RS.

Anônimo disse...

Sem ser tão polido como o palestrante, entendo que dentre os problemas do RS: preocupação excessiva com o quanto a outra parte do negócio vai ganhar, medo de concorrência, dificuldade em fazer parcerias e honrá-las; em resumo, preocupação excessiva com seu próprio umbigo. Isto se chama egocentrismo. Como descendente de italiano, a despeito de os que para cá vieram terem tirado leite de pedra, eram de muito baixo nível.

Anônimo disse...

Acho que não levarei 'na ponta da faca' essa informação dada pelo Presidente do Conselho. As empresas que ele listou estão longe do que o Brasil tem se dedicado. Na agricultura existem pesquisadores sérios e respeitados no exterior. No caso do sêmen animal, por exemplo, o maior centro mundial de pesquisa fica em Passo Fundo. Ele deveria ter especificado quais as áreas e não colocar tudo no mesmo saco. Eu viajo e percebo que temos muita deficiência em educação (berço e escolar), mas também não vamos fazer do RS um lixo. Os alemães procuram profissionais aqui, pois é um dos poucos estado que conserva certas tradições que eles admiram. Seria interessante el dizer o que a ele interessa e se isso interessa a nós.

Anônimo disse...

Facebook..... sei, aquele do golpe das ações. Entendi!

Daniel disse...

O executivo poderi sintetizar sua opiniao atraves de uma unica palavra: GRENALISMO.

Anônimo disse...

é mesmo? Ser empresário no RS já é o caos. Agora imagine só no caso de buscar investimentos...
Vou adiante, imagine só um vivente aqui dos pagos, com 32 disketes na mão, buscando investimento para um "programa de computador" capaz de ligar o mundo todo, isto há 30 anos passados. Pois é gente, seria no mínimo ridicularizado, mas isto aconteceu nos EUA com um cara chamado Bil Gates.
O Rio Grande do Sul, muito antes de receber a massiva ordem de destruição dada pelo PT, já foi expoente de cultura. Mas, exatamente pela mentalidade retrograda arraigada neste povo, quem realmente era bom, ou foi embora ou foi soterrado. Enfim, os incompetentes tem triunfado aqui no estado, com a palavra nosso governador.

Anônimo disse...

Parabéns ! Nunca antes na história deste Estado alguem disse algo tão verdadeiro.

Um Estado que elegeu Olívio e um Tarso só podem estar fadados a uma econômia agricola primitiva estatal,sindicalista e ideológica.

E nossos empresários não ficam atrás, achando que são os bons e que sabem tudo e que aqui tudo é diferente.

Tem que abrir este Estado a marra, privatizar Banrisul, CEEE, autarquias etc. Parar de gastar dinheiro do contribuinte com estes mamutes desnecessários e corruptos e investir em Educação.

Cadeia para estes governantes!

Anônimo disse...

Não é só no RS que existe má educação no Brasil, aliás tem estados bem piores.
Quanto a ideias atrasadas e apego ao passado: se o próprio empresariado vive pedindo créditos subsidiados ao governo, adoram uma licitação superfaturada da mãe-governo, como exigir que sindicatos e associações sejam pela meritocracia?

Ricardo2

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 09h de 24.5 Precisamos acabar com o 'cabide' de empregos públicos. São ineficientes, caros e desnecessários na quantidade que tem. Dou razão para Delfim, o ex Ministro dos 10%, vamos privatizar, fazer PPPs, do jeito que as coisas andam iremos ribanceira abaixo sem condições de subir.Laila

Anônimo disse...

Resposta ao Luiz. Sr. Luiz somente irão para o nordeste os empresário contribuintes para as campanhas do teu patricio Lula.

Delta já está no nordeste contigo, fiques aí entre os bodes.

DANIEL ! O teu grenal já está ganho, levantes a tua bandeira vermelha com teu "paizão" LUla e fiques no nordeste com o LUiz.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/