Entrevista, Mariza Abreu - O governo Tarso anunciará que pagará o piso... quando puder

Mariza Abreu, ex-Secretária Estadual da Educação
Qual é a sua expectativa sobre a proposta sobre o piso nacional do magistério, que o governo prometeu anunciar nesta quarta-feira? Pelo divulgado, o governo pretende apresentar cronograma de pagamento do piso nacional até 2014. Se for isso, continuará não cumprindo a lei federal do piso. O governo está confessando "é lei, concordo com ela, mas pago quando puder". Imaginem se os cidadãos pudessem escolher quando pagar os impostos?
O que significa um cronograma de pagamento que poderá começar em 2012 com o valor do piso nacional de 2011 e tem o INPC como critério de reajuste?
A lei determina reajustes anuais do piso pelo crescimento do valor aluno/ano do Fundeb. Projeto de lei do ex-presidente Lula, propõe o INPC, mas ainda não foi aprovado, e o movimento dos professores é contra, com greve nacional marcada para 14 a 16 de março.  
E como fica 2012?
Para 2012, a questão está resolvida, pois, se aprovada, a nova lei não poderá retroagir. Como disse o ex-ministro Haddad, a lei atual é auto-aplicável. Em 2012, o piso é de R$ 1450 para 40 horas semanais a partir de janeiro.
Então como o governo deve fazer para pagar o piso aos professores? Só tem uma maneira que é encaminhar a adequação da carreira do magistério, prevista na própria lei do piso.  Essa é a nossa posição desde 2008 e também a do ex-ministro Haddad e da CNTE. O PT aqui, no governo e no Cpers, está isolado do PT do Brasil, no MEC e na CNTE.
E a justiça?
Às vezes até parece que o objetivo dos representantes sindicais dentro do governo, leia-se, na Secretaria da Educação, é impedir a mudança do plano de carreira até que alguns professores ganhem na justiça o piso NESTA carreira. Aí sim, tal como na Lei Britto, o imbróglio estará criado.
A senhora costuma dizer que a proposta de 23,5% que está na Assembleia é uma enganação. por que razão?
A proposta de reajuste de 23,51% em três parcelas (maio e novembro/2012 e fevereiro/2013) confunde a opinião pública e o magistério. Em 2012, primeiro, as duas parcelas são menos do que os 10,91% de 2011, parcela única em maio; segundo, menos do que os 22,2% de reajuste do piso nacional em 2012, parcela única em janeiro; e, terceiro, aumento real menor, pois neste ano seria 1,5% acima da inflação, enquanto foi 4,7% em 2011.

18 comentários:

Anônimo disse...

O Estatismo bananeiro não pode ser uma beleza para todo mundo.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Os sindicalistas que representam os professores,são todos do "CAMPO DAS ESQUERDAS CARACTERIZADOS"ou seja são GAÚCHOS POLITIZADOS, dai vai que,onde pisam não nasce grama tiririca e o aumento de salário vai para a Bahia como sempre.
Alguma duvida mestres?

Saudações

Anônimo disse...

NO RS ANTIGAMENTE ERA ASSIM:

"...SE ME PISAR NO PALA,MEU REVÓLVER FALA..."

QUE TAL O CONTRIBUINTE APLICAR O MESMO COM OS IMPOSTOS?

TARSO ESTÁ DEBOCHANDO PORQUE O CONTRIBUINTE ESTÁ OMISSO, NÃO TOMA ATITUDE, MESMO QUE LHE PISEM E ESCARREM NO PALA!

O RS "FICOU DE QUATRO"

Anônimo disse...

O Ministro da educação, que criou o piso para encuralar os governadores
e ficar bem com o eleitorado, que trate agora de honrar sua proposta. O resto é conversa mole de enrolador.

Anônimo disse...

O Ministro da educação, que criou o piso para encuralar os governadores
e ficar bem com o eleitorado, que trate agora de honrar sua proposta. O resto é conversa mole de enrolador.

Anônimo disse...

O piso de Tarso será de lajotas, daquelas bem antigas, "confiáveis" como a palavra dele! Quem crê em tolos e inimigos da verdade, mais tolo ainda o é!

Anônimo disse...

Esse Tarso é o maior representante do "enrolation", um falastrão, que criou a maior saia justa para a governadora Yeda e agora foge de suas responsabilidades. E essa criatura foi eleita em primeiro turno !

Anônimo disse...

Ele prometeu que não deixaria a Prefeitura de Porto Alegre antes de terminar o mandato, mas deixou.
Quem engana uma vez; engana outras vezes.
O correto é votar em um candidato, não no que ele prometeu, mas no que ele já fez no passado; pois o que se supõe é que continuará fazendo no futuro o que já fez no passado e tudo de diferente que ele prometer é empulhação para enganar trouxa.
Quem acreditou nas promessas agora deve estar arrependido. ou Nâo.
Vejam só: não foi construida nenhuma penitenciaria, as os problemas dos presidios parece que foram resolvidos, pois não se ve ninguem reclamando. Alguém acredita em soluções milgrosas?
Não se construiu nenhuma casa nova para a FASE, mas os problemas parece que foram resolvidos, pois não se ve ninguem reclamando. Alguém acredita em mágicas?
Não se construiu nenhum Km de estrada e os pedágios continuam subindo. Mas não se ve ninguem reclamando. Alguém acredita em milagres?
Na verdade o que parece é que a imprensa foi comprada, ou antes quando divulgava todas reclamações, ou agora quando não divulga nada, pois os problemas não foram resolvidos num passe de mágica com certeza.

eunice oliveira disse...

OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO???? FIZERAM POR MERECER. DERAM UM TIRO NO PRÓPIO PÉ. "PODEMOS ESCOLHER O QUE SEMEAR, MAS SOMOS OBRIGADOS Á COLHÊR, AQUILO QUE PLANTAMOS".(SHAKESPEARE)

Aquiles disse...

Não sei quem vale menos.

Se A) aTra$o Genro - por não honrar seus compromissos de campanha;

Se B) Magistério - por votar nele;

Se C) PeTralhas - que enrolam os professores e justificam o "governador".

Façam suas apostas !!!!!

Anônimo disse...

Aquiles, incluiria nessa tua lista mais 3 entidades que também valem menos :

d) o eleitor bovino e desprovido de senso crítico ;
e) a RBS ;
f) o Ministério Público estadual.

Anônimo disse...

Quero mais é que estes "trabalhadores em educação" se ferrem com seu sindicalismo promíscuo.

As elites continuarão tendo seus filhos educados por professores.

Já os filhos do povão domesticado e imbecilizado, merecem tão somente serem educados por essa chinelagem do CPERS, pseudo educadores medíocres e alinhados ideologicamente.

Anônimo disse...

Tarso , e o piso dos policiais , hein????? Um elefante nunca esquece e este tem a noção de sua força!

Anônimo disse...

Quem com ferro fere com ferro será ferido!

Anônimo disse...

O governador Tarso está sendo seguido a risca na sua "competência" pela BM de Santa Maria que passou 4 dias até conseguir tirar um cachorro feroz de dentro de uma casa, vejam no link abaixo:

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/02/cao-impede-familia-de-entrar-em-casa-em-sao-sepe-3671834.html

A BM e o RS já foram bem melhores e mais competentes!

Anônimo disse...

O que faltou complementar é que o valor deste piso está incorreto pois parece que ele deveria ter tido correções anuais, logo que foi aprovada a lei, que não foram aplicadas de maneira conforme. Por isso o CNTE defende que o piso deveria ser de R$ 1937,26. Provavelmente daqui a uns dois mandatos essa bomba retardada vai explodir no colo dos governadores. Agora estão querendo o piso determinado pelo MEC. Quando ele estiver integralizado, vão pipocar as ações exigindo a devida correção. As 10.000 novas professoras e professores vão ter bastante tempo para aprender a fazer tricô.

Anônimo disse...

Deicha asim elas e eles merecem....

Anônimo disse...

Os professoress adora a Mariza agora elas não querem o reajuste salarial..e greve só no proximo governo heheh

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/