Procurador-geral da República pede prisão de 36 réus do mensalão

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ontem ao STF (Supremo Tribunal Federal) a condenação de 36 réus por envolvimento no esquema do mensalão. Somadas, as penas máximas chegariam a 4,7 mil anos de prisão. Segundo matéria do jornal Folha de São Paulo desta sexta-feira, o parecer de 390 páginas, ao qual o jornal teve acesso, é a última peça a ser enviada por Gurgel antes do julgamento do caso, denunciado em 2006 por seu antecessor, Antonio Fernando Souza.

. "O Ministério Público Federal está plenamente convencido de que as provas produzidas no curso da instrução, aliadas aos elementos obtidos no inquérito, comprovaram a existência do esquema de cooptação de apoio político descrito na denúncia", escreveu Gurgel. Se o caso for julgado procedente e nenhum dos crimes prescrever, o publicitário Marcos Valério de Souza, acusado de operar o esquema, poderá ser condenado a até 527 anos de prisão.

. O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), chamado de "chefe da quadrilha", e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pegariam até 111 anos. Mesmo que o STF opte pelas condenações máximas, a legislação limita o cumprimento de pena a 30 anos, além de estabelecer regras para que os condenados diminuam suas penas. Os réus sempre negaram a existência do esquema. Depois de mais de cinco anos de processo, em que foram realizados diversas perícias e tomadas centenas de depoimentos, o procurador-geral concluiu que ficou comprovada a existência do esquema criminoso, revelado pela Folha em 2005.


Cozinha contemporânea gaúcha, Bah
Somente R$ 29,00 (entrada, prato principal e sobremesa), exclusivamente no almoço (com taça de vinho, R$ 34,00). À noite e finais de semana, cardápio da cozinha contemporânea gaúcha. O melhor, segundo Veja.
BarraShoppingSul, fone (51) 3247.3000.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah.

4 comentários:

Anônimo disse...

Essas notícias aparecem e o pessoal exclama: Oooooh! Agora vão ver o que é bom para a tosse!

Que nada, ninguém vai preso, ninguém devolve nada, e no final pode que ainda consigam uma indenização da União.

Quem viver verá.

Paulo Rocha

Anônimo disse...

Alguém acredita que um dia vão ver petista preso? Eles cometeram o crime perfeito! Compraram as vítimas, compraram as testemunhas, que os julga e até quem tem a chave da cadeia!

Kafka disse...

Eu acho que nenhum crime deles são perfeitos, concordo que compram as vítimas e testemunhas e quem não conseguem comprar mandam matar. O Estado só não punirá se quiser continuar com toda essa safadeza, temos que nos unir e cobrar as devidas providencias e se os crimes prescreverem temos que entrar com ações contra os que tinham o dever de punir e apurar e não o fizeram. Vamos nos unir fazer pressão é isso que temos que fazer. Usar nosso poder político e não ficar "acreditando" ou "apoiando" que nada aconteça a essa quadrilha.

Anônimo disse...

Negativo, já foi pedido o indiciamento por provas por parte de um integrante o MPF, o chefe da quadrilha é certo barbudo, pinguço.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/