Pontal do Estaleiro: réplica e tréplica para Fogaça ler e tomar coragem para decidir.

OPINIÃO DA LEITORA

-A resposta do editor vai postada ao pé da opinião da leitora.

Você é nosso parceiro na defesa da Zona Sul, através do movimento contra o antigo projeto do Socio-Ambiental e a famosa câmara de carga a céu aberto, intitulada de "Merdódromo"; e também pelas orientações na defesa do bem-estar animal. Porém ao ler o teu newsletter onde citas "A nova lei aprovada pela Câmara há poucos dias, apenas ampliou o destino da área, permitindo também a construção de edificações residenciais", não me parece que a coisa seja tão simples assim, pois esta aprovação da lei, permitirá a abertura para outras construções de edificios na orla que ainda resta. Não sou contra o desenvolvimento, mas desde haja mais preocupação com o meio ambiente e o que vemos é a fúria imobiliária. Precisa ser dosada esta liberação, para que não abra precedentes prejudiciais a nossa cidade. Lourdes Sprenger, Porto Alegre, RS.

RESPOSTA DO EDITOR

Lourdes:

1) em 1947, o Estaleiro Só foi construído, empestou a região, impediu o povo de ir ao rio. Até agora. Está lá o monturo. Ninguém entra lá.

2) em 2002, constatando que a prefeitura não tem dinheiro e nem interesse na área, o prefeito Tarso Genro fez aprovar a lei 470, mudando a destinação do local, que era industrial, para comercial e de serviços, submetendo tudo ao Plano Diretor, ou seja, é a prefeitura, com base no disposto no Plano Diretor, que fixará alturas, volumetria, despejos cloacais, compensações (tem lei sobre compensações, com parâmetros bem definidos). Isto tudo está na lei, foi discutido, aprovado. Não é maluquice. São regras definidas em lei, após anos e anos de audiências públicas, audiência a técnicos e enormes debates na Câmara. Leia o texto. Publico na capa do meu site. Procura ali ao lado direito.

3) este ano, o vereador Brasinha apresentou projeto para mudar a destinação de uso comercial e de serviços, para também residencial. É da boa prática urbanistica. Neste aspecto, tudas colocações precisam ser bem entendidas, porque tem gente que está fazendo confusão na área sem saber ou porque sabe muito. O PSOL, derrotado humilhantemente nas urnas, foi ao prefeito José Fogaça, sexta, tentando assustá-lo. Fogaça parece assustado. Não devia. Essa gente não votou nele e quer que ele fracasse. É a vanguarda do atraso.

A CAMARA NÃO APROVOU O PONTAL, MAS A NOVA DESTINAÇÃO DE USO

1) LEGALIDADE - A iniciativa do projeto não é viciada. É da competência do Legislativo ou do Executivo. A Câmara só não teria competência caso se atrevesse a aprovar a edificação, atribuição exclusiva da prefeitura. Mente o PSOL. A Câmara não aprovou o projeto do Pontal, mas aprovou a alteração de destinação para multiuso, mantendo tudo o que o Plano Diretor e a lei de compensações exige, inclusive altura, volumetria, controle de despejos clocais - tudo o que a lei exige e define.

2) A LEI DIRÁ O QUE FAZER - Qualquer projeto que sair na área, só poderá sair na área, porque a Câmara decidiu apenas sobre o multiuso daquela área do Estaleiro Só e nenhuma outra. Cada caso, será um caso, se surgirem - e espero que surjam outros. Só sai projeto com aprovação da prefeitura, dentro do que a lei há anos e anos fixa claramente, depois de dezenas de audiências públicas, debates e o que for fixado nas leis. Se o Pontal for aprovado, será dentro dos critérios legais já existentes, mas se o projeto não se enquadrar, como qualquer outro, terá que pedir as contas e vender a área.

3) A ORLA ESTÁ NAS MÃOS DE MACONHEIROS, VAGABUNDOS, RATOS, MARICÁS E CAMPINHOS DE FUTEBOL - Vamos deixar aquilo ali entregue aos escombros, aos maricás, aos clubes de futebol que se adonaram da área defronte o shopping e não deixam ninguém passar ? Vamos ficar sem passarelas, ramblas, marinas, ciclovias, bares, restaurantes, serviços, prédios residenciais e comerciais em alturas compatíveis e espaçados, exatamente dentro do que já dispunha a lei ? Que diabo de bom senso é este ? Que diabo de cidade atrasada é esta que queremos ? isto é o fim da picada.

4) ATÉ ADELI SELL, DO PT, CHOROU POR SER OBRIGADO A VOTAR CONTRA O PROJETO - Leia o voto do Adeli Sell, do PT, postado aí do lado direito, porque ele se mostra envergonhado e chorou por ter votado contra. Fogaça tem que ouvir Adeli e seu secretário do Planejamento, José Fortunatti, em vez de ficar dando trela e foto para o PSOL. Está na capa do meu site. Procura ali.

5) LEIA E NÃO SE DEIXE EMPRENHAR PELA VANGUARDA DO ATRASO - Eu estudei cada linha das 92 páginas de todo o processo que está na Câmara, participei e ouvi todas as audiências públicas, como também compareci aos debates em plenário. Não falo por ouvir falar. Ninguém me paga por esta posição. Se alguém se atrever a insinuar qualquer coisa em contrário e se identificar, interpelo e meto na cadeia. É meu dever como comunicador e cidadão. Eu já fui governo em PortoAlegre. Aquela beira-rio do Collares, quem pagou fui eu, com o dinheiro dos contribuintes, como secretário da Fazenda. Sei o que os ressentidos, pervertidos, demagogos, populistas, politiqueiros, reacionários - a vanguarda do atraso - naquela ocasião, fizeram, para impedir a implementação de utilidades à beira da orla, o que nos tornaria uma belíssima Montevidéu ou Barcelona, com rambla e tudo - ou uma Puerto Madero, Pier 17 ou Navy Pier
. O Projeto Cais do Porto não saiu até hoje por causa dessa gente atrasada e por falta de governantes corajosos e capazes de enfrentá-los.

4 comentários:

Anônimo disse...

ETs ou TERRÁQUEOS

Se o contrário estivesse sendo proposto,(somente empresas)ainda vá lá;mas são PESSOAS(os petralhas certamente não),SERES HUMANOS,TERRÁQUEOS,residirão lá,tendo todo o direito.
Estão erradas as outras localidades do Planeta que construiram edificios residenciais nas orlas dos seus rios,céus,eu achoque não!Tenho certeza que não.
Na falta de competência,e talvez para esquecer a megaderrota eleitoral ,ou caluniam ou difamam as pessoas(Colares que o diga), atrapalhando quem está trabalhando, sabe e,quer realizar.
Fogaça foi meu professor,sei da sua inteligência e brilhantismo,certamente não vai temer ,quem não lhe deu voto,quer lhe atrapalhar e atrasar a cidade;
Já levaram na paleta a marca da rejeição dos Portoalegrenses .
Seria ridículo que uma gente indigna de confiança,que vive de mensalão e transportando dinheiro em cueca,queiram impedir que pessoas possam residir neste aprazível local.Seria bom se o povo se acordasse e de uma maneira ou outra se manifestasse apoiando.
É A INVEJA ,não pode ser outra coisa.

EM CUBA PODE

EM PORTO ALEGRE NÃO PODE...

ORA, VÃO PENTEAR MACACOS!

Anônimo disse...

O projeto do Pontal é um AVANÇO para Porto Alegre e vai tornar bela uma área entrega aos ratos (de todas as espécies) há muito tempo.

jjj disse...

É agradável o sonho de um aproveitamento digno daquela geografia por uma prefeitura que não tem cacife para investir - é apenas SONHO !
A realidade é que aquela área e todo o restante da orla do Guaíba tem um aproveitamento RIDÍCULO propiciado pela municipalidade.
Saiam da frente que atrás vem gente !

Anônimo disse...

Referente aos exemplos de belíssima ocupação de orla referidos pelo Políbio, recomendo os seguintes sites para observarmos nas fotos que em TODAS a orla está muito bem urbanizada MAS NÃO a praia como seria o Pontal do Estaleiro. Em TODAS há área pública de 50 a 100 metros de praia PÚBLICA e avenidas de mão-dupla com 4 pistas para cada sentido.

Barcelona: http://aranhanaeuropa.blogspot.com/2008/03/barcelona-praia.html

Montevídeo (vídeo):
http://www.youtube.com/watch?v=wh1rLSjN-Iw

Pier 17 (não tem edifícios, é um cais com shopping e restaurantes): http://www.bridgeandtunnelclub.com/bigmap/manhattan/lowermanhattan/southstseaport/pier17/index.htm

Puerto Madero:
http://www.slideshare.net/paraentretenerse/fotos-de-puerto-madero-argentina
ou
http://www.skyscraperlife.com/argentina/17779-fotos-de-puerto-madero.html

Navy Pier:
http://www.planetware.com/pictures-/chicago-navy-pier-us-il-navy.htm

Observa-se que em todas as fotos dos referidos endereço não são os destaques, e nem aparecem, prédios altos como são os do Pontal, também os recuos entre prédios e jamais altura junto à beira do rio ou mar.

E parabéns por oportunizar o debate sobre o tema.

Marcelo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/