Eleições em Porto Alegre: pesquisas parecem birutas

Os candidatos e suas equipes estão perplexos com os resultados da pesquisa do Instituto Methodus, publicada nesta segunda pelo Correio do Povo. Não dá nem para atribuir às naturais oscilações dentro da margem de erro as diferenças oceânicas as diferenças entre os números encontrados pelos institutos Methodus (Correio do Povo), Ibope (Zero Hora) e DataFolha (Folha de S. Paulo) para o candidato José Fogaça no primeiro turno.

. Eis os números de Ibope, DataFolha e Methodus, pela ordem: 35%/31%/23,4%.

. Somente a análise detalhada de todos os dados e pesos permitirá entender tamanha incongruência de informações.

. As pesquisas saíram no sábado (Ibope), domingo (DataFolha) e segunda-feira (Methodus).

. A segunda posição vai para Manuela D’Ávila (Ibope e Methodus) e para Maria do Rosário (DataFolha), mas os números de Ibope e Methodus parecem mais consistentes. No caso do Ibope, Rosário teria despencado para 16%, enquanto que Methodus identificou um crescimento espantoso de Manuela (15,4% para 20,4%). Boa parte do eleitorado ainda não se definiu. Methodus encontrou 50,6% de indecisos no caso da pesquisa espontânea e de 13,6% na pesquisa com cartões.

CLIQUE AQUI para examinar os gráficos da pesquisa do Correio do Povo.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/