Artigo, Aod Cunha, InfoMoney - O maior desafio do futuro é evitar a fuga de pessoas e de empresas

O autor é doutor em economia. Ex-secretário da fazenda do RS, MD do JP Morgan e colunista do @infomoney

Dados do IBGE mostram que já entre 2000 e 2022 o RS teve o menor crescimento populacional do País (0,3%) , com um saldo migratório negativo de 700 mil pessoas. Esse movimento demográfico, dada produtividade total dos fatores  relativamente semelhante à média brasileira, foi a principal explicação para um crescimento acumulado do PIB gaúcho no período de 1,6% a.a. entre 2002 e 2021, o segundo pior do Brasil, só abaixo do RJ.No saldo migratório do RS chama a atenção de que mais do que o fluxo emigratório, o fluxo imigratório foi ainda mais negativo. O Estado mostrou ainda mais dificuldade para atrair pessoas do que para retê-las.

(...)

Reter e atrair mais pessoas já era um desafio chave,  dado o perfil demográfico do RS. Isso certamente passaria por fazer do Estado um lugar mais atraente para as pessoas morarem. Veio a tragédia climática.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.



8 comentários:

Anônimo disse...

Eu nasci em Porto Alegre. Lamento ter de dizer isto, quem PUDER que vá embora, inclusive do estado.

Anônimo disse...

O destino do Estado é determinado pela maioria, nas eleições. Como os comunistas, analfabetos funcionais e desqualificados em geral visivelmente tem maioria por aí, mesmo que pequena, só resta aos outros procurar prosperidade em outras plagas. Ou então, morrerem abraçados aos ineptos.

Anônimo disse...

A fuga só não irá ocorrer se as "otoridades" mostrarem trabalho para nunca mais acontecer!

Difícil, pois que "otoridades" é o que mais tem nestas terras da Santa Cruz"

Anônimo disse...

Quanta bobagem...se crescimento populacional pequeno fosse grande problema, a europa estaria condenada... mas lá os governos estão dando incentivo para as famílias locais terem mais filhos, não querem mais gente de fora.

Tendo dinheiro, o RS poderia dar incentivo para as famílias terem mais filhos, isso sim seria positivo para o estado- não mandar bilhões para o desgoverno federal torrar do jeito que entender melhor.

Anônimo disse...

Aod Cunha e Darcy Francisco Carvalho dos Santos sempre com "opiniões" muito suspeitas sobre o RS. Estão sempre prevendo o apocalipse no estado, sem apontar os maiores culpados (a esfera federal).

Anônimo disse...

O destino do Estado é determinado pela maioria, nas eleições. Como os comunistas, analfabetos funcionais e desqualificados em geral visivelmente tem maioria por aí,

Foi no RS ou foi no Bostil que o Lula ganhou?

Os brazilóides pensam que enganam alguém...

O RS deveria CAIR FORA desse país, pra ONTEM.

PC Dockhorn disse...

Não há o que temer! - Voltará Paulo Pimenta (Montanha) e ficarão Raul Pont,Olívio Dutra, Maria do Rosário, Tarso e Luciana Genro, Alceu Collares & caterva...

Anônimo disse...

A Europa está condenada, 18:29. Esses incentivos para ter filhos não funcionam com os europeus nativos. Enquanto isso, os imigrantes tem vários filhos mesmo sem incentivos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/