O autor é doutor em economia. Ex-secretário da fazenda do RS, MD do JP Morgan e colunista do @infomoney
Dados do IBGE mostram que já entre 2000 e 2022 o RS teve o menor crescimento populacional do País (0,3%) , com um saldo migratório negativo de 700 mil pessoas. Esse movimento demográfico, dada produtividade total dos fatores relativamente semelhante à média brasileira, foi a principal explicação para um crescimento acumulado do PIB gaúcho no período de 1,6% a.a. entre 2002 e 2021, o segundo pior do Brasil, só abaixo do RJ.No saldo migratório do RS chama a atenção de que mais do que o fluxo emigratório, o fluxo imigratório foi ainda mais negativo. O Estado mostrou ainda mais dificuldade para atrair pessoas do que para retê-las.
(...)
Reter e atrair mais pessoas já era um desafio chave, dado o perfil demográfico do RS. Isso certamente passaria por fazer do Estado um lugar mais atraente para as pessoas morarem. Veio a tragédia climática.
Eu nasci em Porto Alegre. Lamento ter de dizer isto, quem PUDER que vá embora, inclusive do estado.
ResponderExcluirO destino do Estado é determinado pela maioria, nas eleições. Como os comunistas, analfabetos funcionais e desqualificados em geral visivelmente tem maioria por aí, mesmo que pequena, só resta aos outros procurar prosperidade em outras plagas. Ou então, morrerem abraçados aos ineptos.
ResponderExcluirA fuga só não irá ocorrer se as "otoridades" mostrarem trabalho para nunca mais acontecer!
ResponderExcluirDifícil, pois que "otoridades" é o que mais tem nestas terras da Santa Cruz"
Quanta bobagem...se crescimento populacional pequeno fosse grande problema, a europa estaria condenada... mas lá os governos estão dando incentivo para as famílias locais terem mais filhos, não querem mais gente de fora.
ResponderExcluirTendo dinheiro, o RS poderia dar incentivo para as famílias terem mais filhos, isso sim seria positivo para o estado- não mandar bilhões para o desgoverno federal torrar do jeito que entender melhor.
Aod Cunha e Darcy Francisco Carvalho dos Santos sempre com "opiniões" muito suspeitas sobre o RS. Estão sempre prevendo o apocalipse no estado, sem apontar os maiores culpados (a esfera federal).
ResponderExcluirO destino do Estado é determinado pela maioria, nas eleições. Como os comunistas, analfabetos funcionais e desqualificados em geral visivelmente tem maioria por aí,
ResponderExcluirFoi no RS ou foi no Bostil que o Lula ganhou?
Os brazilóides pensam que enganam alguém...
O RS deveria CAIR FORA desse país, pra ONTEM.
Não há o que temer! - Voltará Paulo Pimenta (Montanha) e ficarão Raul Pont,Olívio Dutra, Maria do Rosário, Tarso e Luciana Genro, Alceu Collares & caterva...
ResponderExcluirA Europa está condenada, 18:29. Esses incentivos para ter filhos não funcionam com os europeus nativos. Enquanto isso, os imigrantes tem vários filhos mesmo sem incentivos.
ResponderExcluir