O nível máximo do Guaíba ocorreu no domingo retrasado, 5,33 m.
CLIQUE em cima da imagem ao lado para ampliar e ver melhor.
Porto Alegre mantém 12,4 mil pessoas em abrigos. A Capital tem 1,5 milhão de habitantes.
Neste momento, o número voltou a subir, atingindo 4,75m (6h15min), acima dos 4,70 de ontem a tarde, ainda muito acima da quota de 3 metros, que é quando começa a inundação das regiões mais baixas da Capital.
A Defesa Civil do Estado acha que os 3 metros só serão retomados em 30 dias, caso pare de chover, o que está previsto para amanhã.
Projeções indicam que o nível do Guaíba subirá rapidamente para mais dos 5,33m, ponto máximo da atual enchente, mas há apostas de até 6m.
O volume de águas dos 5 rios que abastecem o Guaíba, especialmente o Jacuí, também indica que cidades que ficam no seu curso sofrerão impactos de grande severidade.
CLIQUE AQUI para acompanhar o nível do Guaíba em tempo real.
Um comentário:
No ano de 1873 (isso mesmo, há 150 anos) houve mais uma das enchentes de Porto Alegre. Ela foi praticamente igual a que está acontecendo. Mas a cidade e a população eram muito menores, não existia o porto e ao redor era tudo campo aberto. De tal maneira que as águas puderam espraiar-se livremente, limitando os danos para as pessoas e casario. Calculando: a cada 70 (1873-1941) ou 80 anos (1941-2024) há grande probabilidade de ocorrer o mesmo desastre.
Postar um comentário