Artigo, Renato Sant'Ana - Grampo no STF, um crime esquecido

- Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo, RS.

A maior agressão à ordem democrática da história do Brasil é ignorada por grande parte dos brasileiros: ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, foram criminosamente grampeados no curso da operação Satiagraha, comandada por Protógenes Queiroz, servindo a interesses do governo Lula.

Esse e muitos outros fatos escabrosos estão descritos e documentados no livro "Assassinato de reputações - um crime de Estado" (ed. Topbooks) de Romeu Tuma Junior, secretário nacional de justiça no governo Lula, que, por isso mesmo, conhece muito bem o modus operandi do Lula e do PT.

"O grampo foi feito com uma maleta francesa, empregada para rastrear celulares em presídios", relata Tuma Junior no capítulo 9 do livro.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

16 comentários:

Anônimo disse...

POVO BRASILEIRO, É AMANHÃ: 02/OUTUBRO/2022.
O LULA SAIU DA CADEIA MAS NÃO SAIU DA NOSSA MEMÓRIA:
-MENSALÃO
-MORTE DE CELSO DANIEL
-DINHEIRO DO BNDES CUSTEANDO OBRAS EM DITADURAS
-TROCENTOS PETISTAS PRESOS E SOLTOS EM POUCOS MESES
-DELÚBIOS... VACARIS...
-PETROLÃO
-DILMAS, ERENICES...
-NOMEAÇÕES DE MINISTROS DE ESQUERDA PARA O STF...
A LISTA É GRANDE MAS, QUER SABER O PRINCIPAL MOTIVO PARA
VOTAR 22 BOLSONARO?
"REPARE BEM" (como diz certo candidato): SE COM BOLSONARO NO PODER O STF FAZ O QUE FAZ, IMAGINA COM O LARÁPIO NA PRESIDÊNCIA!
LULA LADRÃO, A MÃE DA CORRUPÇÃO E O PAI DO MENSALÃO!

Anônimo disse...

Enquanto isso...
"ALIADO DOS CALHEIROS
PF confirma flagra de deputado com dinheiro vivo em hotel para comprar votos em Alagoas"
- Ashuáshuáshuáshuáshuá
- Ashuáshuáshuáshuáshuá
Nãããão acredito. Os Calheiros são a mais fina flor das Alagoas.
- Eita estadinho merreca pra criar corrupto !!! Caráááajo !!!

Anônimo disse...

FAKE NEWS. A Dilma também foi grampeada, portanto não passou pelo governo o grampo.

Operação Satiagraha grampeou Dilma e ministros do STF, diz ...https://ultimosegundo.ig.com.br › ... › Brasil
6 de set. de 2008 — SÃO PAULO - Segundo reportagem da revista IstoÉ, o ex-agente do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) Francisco Ambrósio do ...

Anônimo disse...

Por causa de grampo no STF, Lula afasta cúpula da Abin:

1 set 2008 - ConJur

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou o afastamento da cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), inclusive do diretor Paulo Lacerda, até o fim das investigações sobre o grampo ilegal feito nos telefones do Supremo Tribunal Federal e de seu presidente, ministro Gilmar Mendes. A decisão foi tomada no início da noite desta segunda-feira (1/9).

Em nota, a Presidência da República explica que o afastamento da direção da Abin foi determinada para assegurar a transparência do inquérito que será aberto pela Polícia Federal para apurar a responsabilidade pelos grampos ilegais.

O presidente Lula também vai determinar ao Ministério da Justiça a elaboração de projeto de lei que agrave a punição administrativa e penal aos agentes públicos responsáveis por interceptações telefônicas ilegais. Outra medida será pedir urgência ao Congresso Nacional na aprovação do Projeto de Lei 3.272/08, que modifica as regras de escutas telefônicas....

Anônimo disse...

Dilma e parlamentares foram grampeados, diz revista:

'IstoÉ' diz que grampo foi coordenado por agente da Abin.
Na semana passada, Lula afastou cúpula da agência.

06/08/22028 - G1

Reportagem publicada na edição desta semana na revista "IstoÉ" diz que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, 18 senadores e 26 deputados tiveram conversas gravadas e passos monitorados por um grupo de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na operação Satiagraha.

A revista relata que a informação sobre os grampos foi revelada por "arapongas". Segundo a "IstoÉ", ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) também teriam sido investigados.

Na semana passada, a denúncia de um grampo feito em um dos telefones do presidente do STF, Gilmar Mendes, fez com o presidente Lula determinasse o afastamento temporário da cúpula da agência.

A revista diz que o agente Francisco Ambrósio do Nascimento, da Abin, teria coordenado a equipe que fez as escutas. Conforme a reportagem, Nascimento, ex-agente do extinto Serviço Nacional de Inteligência (SNI), teria sido uma espécie de braço direito do delegado Protógenes Queiroz na Operação Satiagraha, "funcionando com elo entre Protógenes e agentes da Abin" cedidos à operação.

Crachá e senha
A reportagem diz que o diretor de Inteligência da PF, Daniel Lorenz, e o diretor-geral do órgão, Luiz Fernando Corrêa, não sabiam "das missões confiadas ou da autonomia concedida" a ele. Ambrósio Nascimento, segundo a "IstoÉ", usava crachá e senha de funcionária da PF para entrar no prédio e usar os computadores....

Anônimo disse...

PF conclui caso sem achar grampo no STF:

01/08/2009 - Folha de São Paulo

Sem encontrar áudio de suposta interceptação telefônica de Mendes e Demóstenes, polícia não deve indiciar ninguém

Dez meses depois de aberto, inquérito terá resultados divulgados nos próximos dias; para a PF, não se pode dizer que não houve grampo

Sem encontrar o áudio e sem identificar o responsável pela eventual gravação, a Polícia Federal concluiu a investigação que apurou o suposto grampo no presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes.

Para os delegados William Morad e Rômulo Berredo, responsáveis pelo inquérito aberto há dez meses, não houve crime, não há "corpo", ou seja, não foi encontrada a suposta gravação. Segundo apurou a Folha, para a PF é impossível afirmar que não existiu o suposto grampo em uma ligação entre Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O resultado oficial deve ser divulgado nos próximos dias.

Não haverá, portanto, nenhum indiciamento, nem do delegado Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha, nem de nenhum funcionário da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

A revista "Veja" atribuiu a autoria da suposta interceptação ilegal a agentes da Abin que atuaram na Satiagraha. A operação foi conduzida por Protógenes e, em julho do ano passado, prendeu o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.

A Folha apurou que, no relatório, os investigadores devem fazer referência ao sistema de telefonia do país, muito vulnerável a interceptações ilegais.

De acordo com a investigação, o sistema telefônico do Supremo é menos vulnerável a grampo que o do Senado. Os sistemas dos órgãos passaram por perícia, assim como as companhias telefônicas.

O inquérito sobre o suposto grampo foi instaurado em setembro, por pressão de Mendes. Na época, o ministro, indignado com o fato de supostamente estar sendo monitorado, chegou a cobrar uma providência do presidente Lula.

Sabatinado pela Folha em março, Mendes falou sobre a possibilidade de o grampo não ter existido -"se a história não era verdadeira, era extremamente verossímil"- e admitiu "não ter muita certeza" sobre a participação da Abin.

Na ocasião, ele pressionou pela saída do então diretor do órgão, Paulo Lacerda, que depois deixou o posto e hoje é adido policial em Portugal....

Anônimo disse...

Gilmar Mendes e Cardozo aparecem em grampo conversando com governador investigado por corrupção:

9 Fev 2015 - Migalhas

De acordo com o hebdomadário, os telefonemas foram em 20/5/14, dia em que foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de Silval, quando ainda governador, após ter pago R$ 100 mil de fiança e ter deixado a sede da PF. A operação terminou com a prisão dele por posse de uma arma com registro vencido.

"Confusão"

Mendes teria ligado primeiro às 17h15, perguntando "que confusão" tinha acontecido. Silval conta que a operação decorria de uma delação premiada, de acusação de que teria se beneficiado de desvios de R$ 4 mi para a campanha eleitoral de 2010, mas que a prisão só ocorreu devido ao fato de não ter renovado o registro da arma.

Ouça o áudio da conversa entre Gilmar Mendes e Silval Barbosa. (...)

Logo depois, é a vez de Cardozo telefonar para o ex-governador, em diálogo semelhante. O ministro da Justiça questiona se a PF "se comportou direitinho". Silval diz que sim e critica o MP, que teria defendido a prisão pela questão do porte da arma com registro vencido. Cardozo conclui a conversa dizendo para que "qualquer coisa" o então governador volte a procurá-lo.

Ouça o áudio da conversa entre José Eduardo Cardozo e Silval Barbosa. (....)...

Anônimo disse...

Por falar em grampo ilegal.........................................

Gilmar cita furo da ConJur ao lembrar de grampo no escritório da defesa de Lula:

9 de março de 2021 - ConJur

Ao proferir nesta terça-feira (9/3) seu voto a favor da suspeição do ex-juiz Sergio Moro para julgar o ex-presidente Lula, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, citou reportagem exclusiva de 2016 da ConJur, que revelava a existência de ofícios da Vivo Telefônica sobre a interceptação do escritório da defesa do petista.

Em fevereiro daquele ano, Moro quebrou o sigilo telefônico de Lula, seus familiares e advogados para monitorar suas estratégias. Com o auxílio do Ministério Público Federal, a interceptação atingiu o ramal central do escritório Teixeira, Martins e Advogados, hoje conhecido como Teixeira Zanin Martins Advogados, localizado em São Paulo. O grampo durou 23 dias e interceptou 462 ligações, conforme a apuração do então chefe de redação Marcos de Vasconcellos.

Em março do mesmo ano, o ex-juiz afirmou ao STF que desconhecia o grampo implantado. Mas a ConJur mostrou que a operadora de telefonia havia enviado ofícios a Moro, poucos dias após a determinação e a prorrogação das escutas, informando que o número interceptado pertencia ao escritório. Mais tarde, Moro alegou que teria tomado conhecimento dos ofícios somente depois da publicação da reportagem.

Moro e o próprio MPF sustentaram que o órgão teria indicado por engano o telefone do escritório como se fosse uma empresa de palestras e eventos do ex-presidente — apesar de o número constar em resultados de busca do Google e o próprio escritório contar com uma gravação automática que identifica a banca....

Anônimo disse...

Comprei e li esse livro. Recomendo...ótima leitura para esses tempos sinistros.

Anônimo disse...

POVO BRASILEIRO, É AMANHÃ: 02/OUTUBRO/2022.
O LULA SAIU DA CADEIA MAS NÃO SAIU DA NOSSA MEMÓRIA:
-MENSALÃO
-MORTE DE CELSO DANIEL
-DINHEIRO DO BNDES CUSTEANDO OBRAS EM DITADURAS
-TROCENTOS PETISTAS PRESOS E SOLTOS EM POUCOS MESES
-DELÚBIOS... VACARIS...
-PETROLÃO
-DILMAS, ERENICES...
-NOMEAÇÕES DE MINISTROS DE ESQUERDA PARA O STF...
A LISTA É GRANDE MAS, QUER SABER O PRINCIPAL MOTIVO PARA
VOTAR 22 BOLSONARO?
"REPARE BEM" (como diz certo candidato): SE COM BOLSONARO NO PODER O STF FAZ O QUE FAZ, IMAGINA COM O LARÁPIO NA PRESIDÊNCIA!
LULA LADRÃO, A MÃE DA CORRUPÇÃO E O PAI DO MENSALÃO!

Anônimo disse...

EU SÓ CONFIO NOS MILITARES !!!

APÓS O RESULTADO VOU AGUARDAR A MANIFESTAÇÃOI DELES !

PARA SABER SE FOI ROUBADA OU SE FOI LIMPA !!

Anônimo disse...

Que o PT não tem votos para vencer é bem claro. O problema é toda a sequencia de eventos que se sucederam após a libertação de lula e que trazem hoje a seguinte situação :

1 -Os prórpios Ministros do TSE fizeram "loby" e pressão junto ao congresso para derrubar o voto impresso auditável .

2 - Quem tem o controle absoluto do sistema eletrônico de votação, inauditável,
é petista. E rejeita com truculência a fiscalização pelos militares.

3 - Criou-se uma narrativa aqui e lá fora que o governo é ruim e que o Presidente é um ditador e genocida, além de muitas outras notícias falsas .

4 -A imprensa cooptada alardeia noite e dia que lula vencerá.

5 - As pesquisas são manipuladas para apontar a vitória dele.

6 _ Criou-se uma narrativa de que lula não leva ninguém as ruas porque seu eleitor é silencioso, além de minimizar o apoio astronômico ao atual Presidente

7 - A imprensa e os próprios Ministros estão previamente propagando aqui e no exterior que haverá uma revolta violenta contra o resultado eleitoral.

SE LULA NÃO TEM VOTOS PERGUNTO, ISSO TUDO AÍ É POR NADA ?

PARA MIM ESTÁ CLARO QUE TEM ALGO GRANDE EM ANDAMENTO. ESPERO ESTAR ERRADO.

Anônimo disse...

Aqui está a lista daqueles que enterraram o voto impresso auditável.
Vou postar todos os dias para que as pessoas de bem saibam em quem NÃO VOTAR !
Se achavam que tudo seria esquecido, estão muito enganados !
fonte:https://www.cnnbrasil.com.br/politica/veja-como-votou-cada-deputado-na-pec-do-voto-impresso/

João Alves disse...

Só uma quadrilha de bandidos e corruptos como são essas tristes 9 figuras que estão a poluir e defecar no STF é que faz ao povo brasileiro ter que passar por esta vergonha de ter um ladrão igual a eles a poder estar a concorrer numa eleição para o mais alto cargo de um país, ou seja, simples assim! É revoltante!

Anônimo disse...

Ué o que houve? Vocês bolsonaristas tão preocupados com a privacidade dos ministros do STF agora???

Anônimo disse...

|_/\_|



Festival Nacional do Vinho Colonial:
https://rs-360.blogspot.com/2022/10/bento-goncalves-rs-8-edicao-do-festival.html



|_/\_|

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/