Artigo, Renato Sant'Anna - O STF e a quebra da ordem constitucional

- O autor é advogado e psicólogo em Porto Alegre. 
Este artigo é exclusivo para este blog.

"Eu, e só eu, determino os direitos de vassalagem, entendeu? Você esquece que posso castigá-lo quando e quanto quiser?", dizia Llorenç de Bellera, um senhor feudal, personagem de Ildefonso Falcones no romance "A catedral do mar", que virou série na Netflix.
         
Mas a prepotência do personagem está em conformidade com a lei de seu tempo. Aliás, suas palavras foram pronunciadas depois de, com amparo da lei, ter desvirginado a noiva de um pobre camponês. Sim, no medievo, a lei legitimava o senhor feudal como potestade apta a acusar, julgar e castigar os "servos" do feudo, inclusive com a pena de morte.
         
Ambientada no século XIV, a obra de Falcones permite ao leitor um claro vislumbre do sistema feudal e da lei que regia a sociedade à época, ensejando-lhe reconhecer e valorizar esta inestimável conquista do processo civilizatório do ocidente: o "direito acusatório".
         
No "direito inquisitório", uma única instituição (é o caso do senhor feudal), uma só cabeça concentra todos os papéis: de produzir provas, de acusar, de julgar e de executar a pena - o que torna inviável a defesa do acusado.
       
Mas a humanidade é a mesma. Foram as instituições que mudaram desde a idade média até hoje.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

.



¨ZAPELINO B¨ É UM VERME PETRALHA MAS NÃO SAI DAQUI!
SERÁ QUE O VAGABUNDO ALÉM DE MENTIROSO, PILANTRA E BANDIDO É MASOQUISTA TAMBÉM??



.

Anônimo disse...

.



¨ZAPELINO B¨ É UM VERME PETRALHA MAS NÃO SAI DAQUI!
SERÁ QUE O VAGABUNDO ALÉM DE MENTIROSO, PILANTRA E BANDIDO É MASOQUISTA TAMBÉM??



.

Anônimo disse...

.



¨ZAPELINO B¨ É UM VERME PETRALHA MAS NÃO SAI DAQUI!
SERÁ QUE O VAGABUNDO ALÉM DE MENTIROSO, PILANTRA E BANDIDO É MASOQUISTA TAMBÉM??



.

Anônimo disse...

E ai ISENTOES? Ainda vao continuar acreditando que o Bolsonaro é pior que PETRALHAS?

Ainda vao continuar acreditando que nesse pais existe democracia porque somos OBRIGADOS A VOTAR EM URNAS ELETRONICAS a cada dois anos para legitimar a escoria?

Ainda vao acreditar que a Lei é para todos quando o STF SOLTA BANDIDOS PARA VOTAREM LEIS QUE DEVEMOS ACATAR E MANDA PRENDER OPOSITORES DE SUA IDEOLOGIA?

Só os idiotas ISENTOES nao veem que toda esta estoria de pandemia nao passa de um laboratorio da esquerda progressista para ver até onde o povo submisso aguenta.

As mortes por criminalidade, desemprego e os suicidios superam em muito as mortes por covid.

Os impostos e as taxas acabarao de vez com a já moribunda classe media e a Venezuela já é aqui...

ISENTOES ESTUPIDOS VOCES VAO PAGAR A CONTA COM SEUS BENS E SUAS VIDAS!!

Bye bye Brazil...


Preparem-se ISENTOES:

LuLLADRAO SERA O NOVO PRESIDENTE EM 2023 POIS O STF VAI LIBERAR GERAL PARA OS FIXA SUJA.

Todos os ISENTOES que agora estao indignados com as trapalhadas de Bolsonaro logo logo terao saudades...

A ditadura PETRALHA JÁ ESTA INSTALADA com o STF a frente determinando PRISOES POLITICAS PARA TODOS AQUELES QUE NAO ACEITAM MAIS ESSA PALHAÇADA GRAMSCINIANA!

Dividir para governar...

SÓ ISENTOES BONS MOÇOS NAO SABEM QUE INIMIGO DO MEU INIMIGO É MEU AMIGO...

As FFAA estao amorfas e só se preocupam com o soldo.

INFELIZMENTE SOMENTE O ART 142 DA CF PODERIA NOS SALVAR...

Bye bye Brazil...

Anônimo disse...




Imagine só que os inquisidores de hoje, são os de outrora que repetem à exaustão que lutavam por Democracia contra uma certa ditadura dos militares. Hoje não temos a menor dúvida que eram apenas uns gatos pingados financiados pelos satanistas já com planos de uma Nova Ordem Mundial.


Anônimo disse...

Quanta besteira junta, fala pra esse debil mental que existe uma coisa chamada Constituição, esse quase te ganhou no quesito burrice, editor.

Unknown disse...

Este artigo, além de compartilhado pelos democratas, deveria ser publicado em outros espaços.

Anônimo disse...

Mais o FEUDALESCO MORAES caga e anda para os generais, acha-os estupidamente mal preparados, visão esta que coincide com a avaliação que faz deles o estudioso do comunismo Olavo de Carvalho e o Brasil que pensa, aos quais os generais já deram amostras sobejas de suas imensas ignorâncias sobre o comunismo ao debocharem dos conhecimentos de Olavo sobre assunto, como fez o general Mourão e outros generais, expondo suas ignorâncias ou suas cumplicidades com esta ideologia comunista! Ou quem sabe há uma combinação entre Moraes e eles, uma peça teatral ensaiada, vantajosa para as partes, onde coube aos generais o papel de songa-monga, de vaquinhas de presépio do Moraes e do STF?? Se for peça ensaiada ainda não dá para dizer, agora o silêncio sepulcral e AÇÕES ZERO dos verde-oliva e a alegria saltitante dos do STF combinado as AÇÕES fulminantes deles sugere vantagem a olhos vistos para o lado dos urubús.
Em resumo, os brasileiros podem contar com os militares só para tarefinhas do tipo "mata-mosquitos" e com a folha salarial deles, pois o resto, o que importa mesmo terá que ser com os civis, não sendo surpresa alguma de uma hora para outra o surgimento de uma grande liderança civil nacional para ocupar o vácuo de poder das forças armadas!.

Anônimo disse...

Eu vivi para ver bolsonarista/antipetista cair de paixao pelo "comunista" Marco Aurelio Melo e esquecer o ex-adorado Gilmarzão, kkkkkk

Anônimo disse...

a turma da capa preta ja chutou o pau da barraca...

só os generaUs ainda parece nao terem enxergado...

aparecido disse...

Temos um DUCE no STF e 81 covardes no senado.. um só de lá que não fosse covarde derrubava a mesa do presidente e o colova no seu devido lugar..e eese DUCE de Brasilia nem sabe como o outro italiano terminou sua carreira

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/