'Não se sai da crise sem coragem de provocar rupturas'. A declaração é do prefeito de Porto Alegre

O prefeito Nelson Marchezan Júnior defendeu hoje as reformas estruturais promovidas em sua gestão, para reverter os efeitos de 20 anos de crise nas finanças de Porto Alegre. 

Ao falar no evento Menu POA, da Associação Comercial, ressaltou o rompimento com a ideologização e também a desestatização como principais fatores para enfrentar as dificuldades financeiras e recuperar o equilíbrio fiscal. 

“Não se sai da crise sem coragem de provocar rupturas. É preciso desafiar o corporativismo e fazer o que precisa ser feito para transformar a realidade de uma máquina pública parada e obsoleta".

Marchezan lembra que assumiu com déficit de 390 milhões de reais (relativo ao exercício de 2016) e sem poder retirar financiamentos desde 2015. A estrutura era inchada, com alta despesa de pessoal, e não havia investimentos primordiais à população. Segundo ele, foram tomadas medidas estruturais importantes  para a cidade retomar o caminho do desenvolvimento, como a reformulação da previdência municipal, a atualização da planta do IPTU e o corte de gastos. 

Segundo o prefeito, depois de arrumar a casa e deixar as contas em dia, agora será possível cuidar do quintal. “Depois do esforço da nossa equipe de trabalho, com o apoio dos vereadores, temos 5 bilhões em projetos aprovados para os próximos dez anos e outros 936,6 milhões em novos financiamentos na saúde, segurança, educação, área social e infraestrutura”, destaca. “É um legado relevante ao próximo nome que governará a capital gaúcha”, acrescenta.

13 comentários:

Anônimo disse...

Dito isso,lembremos:
Dia 19 de fevereiro de 2020 o Rio G.do Sul estará completando 283 anos.
Pois,nesse dia de fevereiro de 1737 Silva Pais chegava no futuro porto de Rio Grande.

Anônimo disse...

A unica ruptura que ele conseguiu foi no bolso do portoalegrense...

Vamos para as urnas para acabar com socialistas tipo Napoleao Junior..

A lista dos vereadores que aumentaram o IPTU vai junto:

Além de lavadrazes SAO BURROS!!!

100% de aumento do IPTU.

NAO VAMOS PAGAR!!

A FAVOR DO AUMENTO DE IPTU
Ramiro Rosário (PSDB) - substituindo Mônica Leal (PP)
Comandante Nádia (MDB) - Substituindo Valter Nagelstein (MDB) 
Idenir Cecchim (MDB)
Prof. Wambert (Pros)
André Carús (MDB)
Reginaldo Pujol (DEM)
Mendes Ribeiro (MDB)
Dr. Goulart (PTB)
Cássio Trogildo (PTB) 
Luciano Marcantonio (PTB)
Paulo Brum (PTB) 
José Freitas (PRB)
Airto Ferronato (PSB)
João Carlos Nedel (PP)
Cláudio Conceição (DEM)
Tessaro (DEM)
Mauro Pinheiro (REDE)
Moisés Barboza (PSDB)
Alvoni Medina (PRB) 
Hamilton Sossmeier (PSC) 
Lourdes Sprenger (MDB)
Giovani Byl (Solidariedade)

Anônimo disse...

fez muito pouco, não retirou por completo os incentivos por tempo de serviço, não fez nenhuma privatização ou extinção por iniciativa própria, não reduziu números de fgs e css. muito fraco.

Anônimo disse...

"É preciso desafiar o corporativismo".

Concordo plenamente com o Prefeito.

É inadimissivel que a Secretaria de Transparencia não tenha força para aprovar um Decreto (desde 2018) que centraliza todas as Comissões Sindicantes e acaba com o corporativismo que protege coleguinhas.

Este foi somente um exemplo de Decretos que ficam pipocando de lá para cá entre os setores e não são publicados.


Anônimo disse...

Menos Políticos e mais gestores da coisa pública para tirar o RS do fundo do poço a que fomos colocados.

Cris disse...

Vamos lembrar da administração deste cidadão somente pela torre de bolinhas coloridas na fachada do Paço Municipal durante a Campanha do Agasalho. ..
O resto é melhor esquecer. ..

Anônimo disse...

Concordo plenamente!

Anônimo disse...

“ Não se sai da crise sem a coragem de provocar rupturas ”. É fácil falar quando se tem Emprego e um bom salário. Difícil é aceitar pagar absurdos Impostos sem nenhum retorno. A exploração do trabalhador pelos gestores da coisa pública chegou no limite. Até quando?

Anônimo disse...

100% de aumento no IPTU não basta Prefeito? Quer sugar bum pouco mais? Olha o que aconteceu recentemente no Chile.

Anônimo disse...

100% de aumento no IPTU não basta Prefeito? Quer sugar bum pouco mais? Olha o que aconteceu recentemente no Chile.

Anônimo disse...

Perfeito!!

Anônimo disse...

Não vou entrar no mérito do discurso do Prefeito mas como mencionaram a SMTC Secretaria que trabalhei vou colaborar de forma anonima. Posso afirmar que SIM a Secretaria de Transparência sofre boicotes na aprovação de seus Decretos com certeza. Mas será corporativismo ou incompetência? Porque na verdade desde 2016 existem decretos que já estão prontos e deveriam estar publicados. Ninguem fala do coorporativismo politico. Em algum momento neste Governo a Tranparencia pediu, por investigação TCERS, informações de um processo que tramita em sigilo em outra secretaria e para nossa surpresa o pedido foi negado pelo Gabinete de uma certa Secretaria. Como assim? Então sem entrar no merito do discurso do Prefeito, seria melhor ele começar a tomar conhecimento destas situações que seus Comissionados aprontam para depois provocar rupturas em outras categorias.

Anônimo disse...

Tô contigo!!! 👏👏👏
A realidade do povo é outra. As pessoas estão sobrevivendo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/