A via crucis percorrida para a concessão do habite-se em Porto Alegre


Todos sabem. O documento é necessário para chancelar oficialmente um determinado imóvel, atestar que está de acordo com as normas vigentes e pode ser ocupado. 

Ele é indispensável na hora de assinar contratos de financiamento para aquisição de casas e apartamentos.

Em média, o tempo de espera não é menor do que três meses, se o interessado tiver sorte. São 245 mil pastas e a papelada está distribuídas em enormes prateleiras, mas existem apenas quatro servidores para fazer o serviço: um funcionário de carreira, dois CCs e outro estagiário. Para piorar a confusão, houve ano passado a transferência dos calhamaços para um novo espaço, ainda meio desorganizado e caótico. 

Quando as pessoas ligam para saber sobre o andamento dos protocolos, geralmente recebem a resposta de que o processo está “em trâmite”. Uma vez localizada a pasta, segue para o setor responsável e depois retorna à sala onde estão os documentos, no prédio da antiga Smov, localizado na avenida Borges de Medeiros. 

138 processos aguardam agendamento. Destes, 128 estão em triagem para conferência de documentos. Outros 43 com as vistorias agendadas. A prefeitura informou que a licitação do serviço de digitalização da papelada, prevista para acontecer nas próximas semanas, deve agilizar o ritmo lento dos trabalhos atualmente.

7 comentários:

Anônimo disse...


Com a MP da liberdade econômica já concedida em lei, em havendo atraso contrate um bom advogado que essa Burrocracia cai por terra.

Estamos em outro país ...

Faça valer o que o Bolsonaro já sancionou !!

Não precisa mais ficar sentado e chorando 😢
💪

Anônimo disse...



EM 2020 NA ERA DIGITAL...NA PREFEITURA: PAPEL + PAPEL + CARIMBO + PASTAS + CARIMBO.... TUDO PARA JUSTIFICAR A EXISTÊNCIA DE DEZENAS E/OU CENTENAS DE SERVIDORES....TA LOCO, É DE CHORAR DE RAIVA....

JÁ VAI SAIR MAIS UM CONCURSO PUBLICO....É SÓ AGUARDAR...OS COITADOS VÃO RECLAMAR A FALTA DE SERVIDORES..P.Q.P

Luiz Vargas disse...

O Napoleão Júnior que bote o seu exército de CC's a fazer este trabalho.

Anônimo disse...

Contrate o escritório de arquitetura ou engenharia de um servidor da Prefeitura que tudo andará mais rápido. PF já esteve por lá há alguns anos e alguns foram demitidos por justa causa. Mas,...

Anônimo disse...


O Edificapoa na época na Siqueira Campos 705 - da Ana Pellini, Fortunati e Sebastião Mello foi inaugurado em 2013 e conforme a mídia iria resolver este problema. Inclusive com com contrato de digitalização destes mesmos documentos.

No governo atual mudou o predio do Edificapoa para Avenida Júlio de Castilhos, 505 gastando mais em aluguel porém os processo foram para a Borges de medeiros,2244. Sim os processos não entraram no calculo da mudança. Pioraram a situação no atendimento. É a terceira ou quarta tentativa de terceirização de digitalização. A ideia é boa mas fica claro que terceirizar sem planejar não tem dado resultados.

Anônimo disse...

Não precisa de mais concurso publico. O Prefeito já abriu a torneira das nomeações.

JOÃO FERNANDO CUNHA DA CUNHA disse...

ESSA É A IMAGEM REAL E VERDADEIRA DA MUI LEAL E VALOROSA CIDADE DE PORTO ALEGRE.
PILHAS DE CALHAMAÇOS DE PAPEL PARA FORMALIZAR UM DIREITO DO CIDADÃO.
ÚNICA CAPITAL DO PAÍS A PERMITIR A CIRCULAÇÃO DE CARROÇAS EM PLENO SÉCULO XXI.
MENORES NA BOLÉIA E NA FRENTE UM POBRE ANIMAL CAINDO AOS PEDAÇOS, MAL ALIMENTADO, DOENTE, EXAUSTO.
MAS A GAUCHADA EXIBIDA VAI CAVALGAR À BEIRA MAR NOS SEUS PINGOS RELUZENTES E BEM TRATADOS.
QUAL O CTG?
QUAL O MTG?
QUAL O XIRÚ VELHO?
QUAL O GAUDÉRIO QUE TEVE CULHÃO PARA DESFRALDAR UMA BANDEIRA DE PROTEÇÃO E RESGATE A ESSES POBRES ANIMAIS, TÃO CAVALOS COMO OS QUE PARTICIPARÃO DA CAVALGADA DO MAR?
_________________________________________________________________________
MAS OS GAÚCHOS SÃO DIFERENTES. OS CAVALOS PARA OS DESFILES SÃO DIFERENTES DOS CAVALOS QUE PUXAM CARROÇAS.
ENQUANTO ISSO, NA " COLÔNIA ", EM CIMA DA SERRA, COMO PEJORATIVAMENTE OS GAÚCHOS CHAMAM OS "GRINGOS" DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO, AS CARROÇAS PUXADAS A CAVALO FORAM PROIBIDAS HÁ MAIS DE 50 ANOS! ISSO MESMO, GAUCHADA DE MERDA! FAZ 50 ANOS QUE CAXIAS DEU O EXEMPLO E BANIU DAS RUAS ANIMAIS ESTROPIADOS PUXANDO CARROÇA. E SE NÃO FOSSE A " REGIÃO DA COLÔNIA" ESTA MERDA DE ESTADO AINDA ESTARIA VIVENDO DO CHARQUE E DO AI BOTA AQUI, AI BOTA AQUI O TEU PÉZINHO...
E FODA-SE QUEM NÃO GOSTOU...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/