Estiagem prejudica a produção de tabaco. Fumicultores e indústria divergem em avaliações e preços

As tabageiras e os produtores gaúchos se reúnem outra vez em março. Fumicultores questionam as formas de avaliação e os valores oferecidos.

Por causa da falta de chuvas nas lavouras em dezembro e janeiro, a perda estimada pela associação nacional dos plantadores de fumo é 70 mil toneladas em 2020. A Afubra calcula que a colheita do tabaco gaúcho deve reduzir, das 684 mil toneladas previstas inicialmente, para no máximo 615. 

No Vale do Rio Pardo, a redução pode chegar a 30%. Relatório oficial com os números mais recentes de ser divulgado nos próximos dias. A comercialização da safra ainda está no início e a negociação entra as partes terminou em janeiro sem acordo. 

As empresas ofereceram propostas que, segunda as entidades que representam os produtores, não cobririam sequer os custos de produção. Apesar da reunião agendada para o mês que vem, houve alguns produtores satisfeitos com a classificação feita pelas grandes companhias fabricantes de cigarros e assemelhados.

6 comentários:

Anônimo disse...

Tabaco não faz falta.Devia ser extinta estas plantações.

Anônimo disse...

Estiagem? Chega desse mimimi esquerdista.

Anônimo disse...

Os fumicultores são minifundiários.
Se não plantarem fumo para se sustentar,não há substituto mais rentável.
Só maconha.
Ou trabalhar no Tribunal de Contas,onde roubam apoiados na legislação.
E isso o alto caráter ético dos fumicultores,não aceita.

Anônimo disse...

O PT NÃO FAZ FALTA, AO CONTRARIO, ATRAPALHA,DEVERIA SER EXTINTO ONTEM.

ALCOOL NÃO FAZ FALTA,CACHAÇA,CHARUTO, COMUNISMO, SOCIALISMO DEVERIAM NÃO MAIS EXISTIR.

Anônimo disse...

O que? Já estão dizendo que os agricultores são comunistas? Já chegou a este ponto?

Agora quem falta "virar" comunista? os próprios empresários? o próprio Deus?

Não adianta, para os zumbis ignorantes não existe nem Deus, existe apenas o Bolsonaro, e aí de quem se atrever a criticá-lo.

Essa gentalha que chama colono ou o agricultor de esquerdista nunca colocou a mão na terra, não sabe distinguir um pé de feijão de um pé de milho, nunca na vida viveram no campo onde tudo é mais limpo e puro, nunca experimentaram semear alguma coisa para vê-la brotar e frutificar. Mas mesmo assim eles dão pitaco e acham que têm o direito de ofender aqueles que alimentam as bocas deste país.

Se não fosse pelo agricultores "esquerdistas", a ralé que lambe as botas do Bolsonaro morreria de fome, já que nem capacidade pra pensar a maioria deles tem.
Agronegócio gera emprego e renda, seus vermes medíocres, aquilo que todo mundo quer e precisa.

E mais uma coisa: Bolsonaro, assim como o Lula, o Neymar, a Anitta e outras porcarias do mundo artístico e político, eles estão andando e cagando pra vocês, eles nem sabem que vcs existem.

Vcs são meros escravos de manobra, burros e sem capacidade de opinião própria. Nasceram escravos, e vão morrer escravos, sem fazerem diferença no mundo e serão esquecidos.


Anônimo disse...

Opção pessoal... arquem com as consequências.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/