Ombudsmann diz que Folha de S. Paulo agoniza. Desde o ano de 2000, o jornal perdeu 80% dos assinantes.


A Folha tentou conseguir leitores com atritos seguidos com Bolsonaro, mas perdeu.

A ombudsman da Folha de S. Paulo, Flávia Lima, publicada neste domingo, revela que o jornal est-á morrendo.

Ela informa que o jornal impresso perdeu praticamente 80% de seus assinantes, desde o ano 2000, em que a internet começou a se popularizar de vez:

- Em 2000, a Folha contava, em média, com 440.655 assinantes no formato impresso. Desde então, mais de 350.000 assinaturas foram perdidas no papel—mais do que toda a circulação atual da Folha", diz a jornalista, que aponta a migração para assinaturas digitais.

Hoje, a Folha tem cerca de 235 mil assinantes digitais e 86 mil assinantes da versão em papel, mas a tendência de queda do papel se acentual. "Em 2019, até novembro, a assinatura do papel caiu 13,3%. A digital subiu 17%, o que é positivo. Mas o quadro não é tão simples", afirma a ombudman.

"A assinatura cheia do impresso custa hoje cerca de quatro vezes a do digital. É certo que o jornal digital quase não tem custos de impressão e distribuição, mas vive à base de tecnologia —além de gastos fixos, como a mão de obra. As assinaturas e os preços cobrados no digital são suficientes para cobrir esses gastos?", questiona.


18 comentários:

Anônimo disse...

Por que será que ta acontecendo isso? Esperamos que morra logo.

Anônimo disse...

Mas existem ainda mais de 300.000 imbecis que assinam esta merda.
O golpe fatal se dará quando as pessoas decentes pararem de comprar nas empresas que anunciam nesta imundície.

Anônimo disse...

O que ja foi um grande jornal hoje é mais um puxadinho PETRALHA produtor de MADE News...

Com a internet ficou dificil de enganar até brasileiros...

Realmente o futuro do pais sera decido nas armas...

Anônimo disse...

E vc , Polibio, esqueceu de citar que dentre esses assinantes estão professores da rede pública, que acessam de graça. De graça em termos, o Google colabora com uma parte, a hora em que isso acabar o número de assinantes digitais cairá drasticamente também, não vai ter como manter o jornal. Quer saber? Adoro...

Tarciso disse...

Jornal tendencioso, dominado por esquerdistas. Se fechar não sentirei falta nenhuma, pelo contrário, acharei que foi merecido.

Anônimo disse...

Ainda não fechou ? Isso é péssimo para o Brasil ! É mais um buraco para esconder comunistas, como se já não bastassem os sem-vergonhas aboletados em tudo que é órgão de Estado, tudo ainda mamando com a exigência de até vinhos diversas vezes premiados, ou seja, se durma com uma canalhice e cretinice dessa !

Renato disse...

Jornais impressos sempre foram para poucos,mesmo na epoca que não havia internet. Aqueles jornais enormes como o Correio do Povo antigo cairam em desuso,a Folha o Globo e o Estadão ainda devem usar este formato.Cada jornal tem seu publico impresso ou digital e o caso da folha é peculiar,mesmo não se concordando com o que esta escrito há partes principalmente em cultura e variedades que pode ser aproveitavel.Eu pessoalmente não leio mais jornais,li por anos Folha,La Nacion Clarin, El pais Uruguai entre outros e cheguei a conclusão que ler jornal de mais cansa.Hoje prefiro midias interativas onde você pode dar sua opinião,apesar que no frigir dos ovos não vai mudar muita coisa,mas pelo menos não se fica lendo de forma passiva,isto que é bom nos blogs abertos.No mais o futuro da midia sera digital é uma questão de tempo.

Anônimo disse...

🇧🇷 Não se mistura negócios e ideologia o resultado prejuízo e falência, mais parece que só vão entender quando for irreversível.

Anônimo disse...

e que assim continue...

nunca torci tanto pela derrocada de um empreendimento...

nao leio nem impresso, nem digital, nem virtual, nem verbal, nem nada...

se a fonte da noticia for a Foia comuno/marxista, ja nao quero saber desde a largada...

aparecido disse...

A imprensa brasileira vive a fase do ludismo.não é lulismo.. não confunda...não aceita que foi superada pela tecnologia...e nãoé só a folha... a net é outra plataforma muito diferente...e nem sempre um veiculo consegue se destacar neste meio... o Estadãso psrece estar morrendo nos dois meios...a mudança de tecnologia é foda.. muitos se superam e muitos vão pro corrego...e a folha também tem o contexto da burrice esquerdopata dentro das redações que até o dono do jornal está se insurgindo....que desapareça o jornaleco comunista...que sempre mente...

Anônimo disse...

Isso a globo não mostra.

Coronel Estrela disse...

Aqui na República do Menino de Deus do Oeste até o perú da Sadia sabe que esse lixo de jornal está falido.

Tal qual a revista Veja, logo deverá ser vendido pelo valor simbólico de hum real.

Vão vender assinaturas para o pessoal da CUT e do MST, bananas !!

Anônimo disse...

Jornaleco PARCIAL ! Aqui no RS temos um assim tbm ! O caminho é o buraco ! A falência !

JORGE LOEFFLER .'. disse...




Não é bem assim, Polibio.
Mantenho assinatura de certo jornal que chega em nossa morada em quatro de suas edições semanais e não para ler, mas por que necessito de muito papel para forrar o “banheiro” de nossa cachorrinha lá num cantinho da garagem.
Jornais impressos são coisa do passado e isto não tem mais volta.

Anônimo disse...

Seria mais uma empresa que segue em frente mesmo falida e com dívidas bilionárias?

Seria mais uma empresa toda endividada esperando um político como salvador, as custas do dinheiro público do povo brasileiro?

Até quando os cofres públicos bancarão empresas falidas e determinadas famílias da sociedade?

Não existe um órgão regulador governamental para impedir que empresas com alta taxa de endividamento siga em frente fazendo mais dívidas e calotes nos colaboradores e credores em geral?

No país da propina, é bem capaz que consigam linhas de crédito para empresas sem a mínima garantia de crédito, obviamente através dos bancos públicos.

Não era para ter CC em banco público.

Anônimo disse...

Uma pena. Mas a maioria dos JORNAIS E REVISTAS do Brasil cometeram é Suicídio. Se achavam e ainda se acham os donos da verdade. Conviveram para obter benesses com todos os governos. seja do regime militar seja depois. Viveram dos anúncios, do BB, da Petrobras, Caixa Federal e etc. me lembro um anuncio de Itaipu na Veja com 10 paginas. Do BB no Estadão com 4 paginas....
Viraram o repositório do politicamente correto e da esquerdalha se espelhando no NYT, no Le Monde e no El Pais. Mas com a rede se deram mal.
Mas lá na Itália sobrevivem e muito bem La Stampa, La Republica, Corrieri dela Sera, 24 Hore, Il Messagiero e com papel...Será porque?

Anônimo disse...

Jornais impressos não dão mais lucro.

Hoje é tudo pela internet.

Mas insistem em continuar, porque vivem do dinheiro público, igual as emissoras de televisão, que já perderam a fatia da publicidade para a internet, e mesmo assim seguem em frente, porque vivem do dinheiro público dos impostos brasileiros.

O povo está cansado de ficar bancando tudo.

Anônimo disse...

Assinante do Pravda.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/