Artigo, Valter Lídio Nunes, Zero Hora - Debates desqualificados

A ilustração é escolha do editor.


O Brasil precisa reformar-se de acordo com novos paradigmas. Bolsonaro foi eleito graças ao sentimento social de rejeição ao status quo, mas ele desconhecia qual seria o novo cenário. O governo ainda não tem os planos para as rupturas que anunciou durante a campanha. Os desencontros de posicionamentos, agravados pelos grupos de governo desalinhados entre si, emitem sinais e falas que redundam em debates desqualificados e polarizados na sociedade e na mídia. Um exemplo foi a fala do presidente sobre os cursos universitários, em que ele afirmou querer mais cursos tecnológicos e menos cursos sociopolíticos. Essa fala repercutiu na sociedade a tese de que os segundos são dispensáveis e, neles, abrigam-se as posições da esquerda. Isto descaracterizou a discussão sobre a educação universitária como plano de desenvolvimento para o Estado. Cabe rever a governança da educação brasileira – o acesso, a gestão, os cursos, as grades curriculares e seu alinhamento com o planejamento do país –, tal qual Coreia do Sul e China fizeram para impulsionar o seu desenvolvimento.

Sabemos que estamos formando, hoje, pessoas para funções que não terão mercado em um futuro próximo, o que nos levará à falta de profissionais para sustentar a curva de crescimento brasileira. Atualmente, faltam médicos para atender aos cidadãos menos favorecidos, por exemplo. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

5 comentários:

Anônimo disse...

a culpa não é de Bolsonaro. a RBS tenta dar impressão de caos. se há caos é devido ao parlamento.

Anônimo disse...

Uma coisa é ciência de verdade e tecnologia, isto constrói o futuro, outra é é doutrinação ideológica nas ciências sociais e humanas, isto remete a um passado sombrio, pobre e totalitário.

Anônimo disse...

Kkkkk
Parei na segunda linha. O cidadão é um despreparado nato, 28 anos na política e não fez nada. O editor o defende, porém sabe da sua genialidade.
Diz aí pra seus seguidores: é tudo pelo Deus dinheiro.

Anônimo disse...

ESSE CARA QUER PAZ E AMOR COM ESSA TURMA? INGÊNUO, MALANDRO OU O QUE?

Anônimo disse...

O silêncio é um amigo que nunca trai (Confucio)

'Seu governo fala demais Bolsonaro - incluindo os meninos - não se avisa onde vai ser o canhonaço. Como militar voce sabe disso. O silêncio na batalha pode ser decisivo'.

Entrementes...

'Preparar iscas para atrair o inimigo, fingir desorganização e depois esmagá-lo... Quando perto, fazer ele acreditar que estamos longe. Quando longe, vice-versa... Se ele for superior, evite combate. Se ele for temperamental, procure irritá-lo. Finja estar fraco, ele se tornará arrogante. Se ele estiver tranquilo, não lhe dê sossego. Ataque onde e quando ele se mostrar despreparado. Apareça quando não estiver sendo esperado'. (Sun Tzu)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/