Artigo, José Antunes Sobrinho, Folha - Brumadinho não seguiu a lição

Bolsonaro sobrevoa Brumadinho.

Os impactos de Brumadinho estão postos. Poderão significar recrudescimento da regulamentação e, fatalmente, obrigarão o mercado minerário a adotar nova postura, inclusive quanto ao compliance. Mas a lição que sobressai é que, em Engenharia, improvisações dão muito errado.

É de se lamentar que, em um país referência mundial em barragens – como aquelas de empresas do setor elétrico, construídas a seco com materiais selecionados ou concreto, com grande controle de qualidade e os devidos cuidados nas fundações e ombreiras (nunca com rejeitos lançados) –, tenhamos sofrido dois acidentes de grandes dimensões num período de apenas três anos.

CLIQUE AQUI para ler todo o texto.

6 comentários:

Unknown disse...

Diz a mídia...
"Ainda em recuperação, Bolsonaro não tem compromissos nesta sexta"
--- Podia peha

Unknown disse...

Diz a mídia...
"Ainda em recuperação, Bolsonaro não tem compromissos nesta sexta"
--- Podia pegar uma balada durante a noite...

Anônimo disse...

o q essa judeuzada rapineira veio fazer aqui? qm paga essa papagaiada??????

Anônimo disse...

Para quem conhece plantação de arroz como eu,que vivi na fronteira,existe as taipas para o deslocamento da água por toda a lavoura.Passa a máquina com trator e as taipas vão se formando,somente com terra.Isto para uma lavoura de arroz. Estas barragens que estão explodindo,devem estar sendo feitas tipo taipas,só com terra.Tipo um taipão.Imagina a pressão da água com a barragem de taipa.Não tem como segurar.Eles querem economizar e fazem as barragens a moda miguelão,de qualquer jeito.E lá embaixo destas enormes barragens de taipa,existe uma cidade,uma vila,um lugarejo...que em breve irão se transformar num cemitério.Nestas empresas tem engenheiros,agrônomos e outros especialistas com os capacetes branco andando pra lá e pra cá.E como que acaba estourando estas barragens?Ninguém fiscaliza?Não tem um órgão do governo para verificar as condições destas taipas?Vai ser sempre assim aqui no Brasil? Pagando mico mundial.Que país é estes?Dá pra chamar isto aqui de país?Quando não é os políticos roubando bilhões e ficando por isso mesmo são as barragens matando centenas de pessoas inocentes.O Brasil deve ser estudado por uma junta médica internacional.Urgente.

Anônimo disse...

Vieram solidariamente fazer o que voce nao tem a capacidade de fazer, tentar de alguma forma ajudar nesta tragédia. E fique sabendo que todos os custos foram arcados pelo governo Israelense, que você com seu anti-semitismo chama prejorativamente de "judeuzada".

Anônimo disse...

rapineiros de sempre vieram se incherir aqui...porque não vão para algum setor produtivo???

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/