Artigo, José Horta Manzano - Como desalojar Maduro

Este artigo é do blog Brasil de Longe e é publicado com autorização concedida neste domingo pelo autor.

De duas semanas pra cá, o drama venezuelano se exacerbou. Ao sofrimento diário de ter de encontrar comida para os filhos, juntou-se o medo de sair à rua e dar de cara com distúrbios violentos. Para o cidadão comum, o sofrimento ‒ que parecia ter chegado ao máximo ‒ piorou. Por ‘cidadão comum’, entendo os que não são militares, nem altos funcionários do regime, nem milicianos a soldo do governo, nem apaniguados de todo tipo.
Juan Guaidó, presidente da Assembleia, destituiu Maduro por conta própria e proclamou-se presidente provisório. Boa parte da população, cansada de guerra, deu apoio. Brasil, EUA e mais uma pancada de países latino-americanos aproveitaram pra desconhecer Maduro como presidente. Por seu lado, a União Europeia deu-lhe ultimatum marcando prazo de oito dias para convocar novas eleições. Caso assim não ocorra, a UE promete fazer coro com os que apoiam doutor Guaidó. Como respaldo, o ditador ainda conta com a Rússia mais um punhado de países, entre os quais alguns menos recomendáveis como Cuba, Irã, Turquia.
Se Maduro, aboletado no Palácio Miraflores, ainda posa de mandachuva, não é por abundância ou falta de apoio estrangeiro. No fundo, pouco importa a gesticulação de Washington, de Brasília ou de Bruxelas. Apesar das ameaças, os EUA continuam sendo o maior comprador do petróleo do país. Nenhum dos que apoiam Guaidó impôs boicote nem embargo comercial. Nem adiantaria. A razão da inamovibilidade do ditador, todo o mundo sabe, é o apoio que recebe da cúpula das forças militares. Enquanto durar essa sustentação, Maduro vai continuar no trono, ainda que a Venezuela continue a sangrar.

CLIQUE AQUI para ler mais.

12 comentários:

Anônimo disse...

Tem um bando de gente no Brasil que recebe pensão por ter se autodeclarado perseguido político, assim não né.

Realista disse...

Políbio, Parabéns!
Verificado haver muitos comentários oriundos de entes ligados às forças do atrapalho e da desinformação.
Sinal que o blog alcançou envergadura tal que perturba e agita os acólitos das criaturas sediadas no lado escuro da força.
Parabéns pela projeção de tamanho e de confiabilidade.

Anônimo disse...

Muitos venezuelanos ainda irao morrer,a solucao mais rapida seria se alguem executasse esse maldito ditador.Sera que na Venezuela nao tem uma arma de bom alcance e alguem que sabe atirar?

Anônimo disse...

Maduro já estendeu para mais 30 dias para embaixadores EUA e outros deixarem o país, e assim vai levando todos no pico e fincando, ficando, . . .

Cris disse...

Finalmente... um player !!!

Anônimo disse...

Essa cabeça de ponte China/Russia/Cuba dentro do continente não pode acontecer!

Anônimo disse...

Pobre povo venezuelano, pois Guaidó também não passa de um canalha.

Luiz disse...

Complicado heim...? anistiar estes caras todos...A Dilma foi anistiada,o Zé Dirceu...por isso estamos nesta situação no BR...Traidores da Pátria merecem um duro castigo. Na Venezuela, o povo tem que ir para cima, para o sacrifício...porque o Narco tráfico e os militares traidores não vão se intimidar com conversa diplomática.Situação difícil...!!!

Anônimo disse...

O Maduro está balaqueando barbaridade, vociferando contra os americanos, como fizeram os generais argentinos contra a Inglaterra na guerra das Malvinas, onde os argentinos teriam tropas "muy especiales" compostas de guapos especialistas no manejo do tres costelas e que os ingleses veriam o que era bom para a tosse! Em resumo o que se viu foi um fiasco acachapante, aplastante do exército argentino naquela guerra contra a Inglaterra, e olhem que a Argentina naquela época não estava na pindaíba da Venezuela atual, onde até papel higiênico é mercadoria de luxo. E outra, enfrentar a Inglaterra é boca braba, é uma parada muy torta, agora enfrentar os americanos sem ter nem comida e com aliados russos e chineses que de trouxas não tem nada é ter Maduro pedir para ter um fim trágico romeno a la Nicolae Ceausescu e a Venezuela sendo derrotada, será repartida entre os vencedores, conforme aquele principio segundo o qual, depois da guerra, "aos vencedores, as batatas"! A estas alturas ser general do Maduro é estar a um passo do cemitério ou da prisão perpétua se não morrer e for preso!

Anônimo disse...

Vai morrerrrr.

Anônimo disse...

na realidade, madura é apenas um fantoche que reverbera as ordens de putinho da rússia. Os cubanos estão abanando o rabo pro ditador russo e serão capazes até de dar a bunda pra poderem manter esse canalha, irmão gêmeo de dilmandioco, no poder da maior quadrilha do narcotráfico latino americano.
Tem um vídeo circulando nos grupos de direita, onde a estocadora de ventos aparece com putinho, pasmem, entregando nossa soberania pra uma tal de UFA, com 23 mil soldados soviéticos estabelecendo uma base pra fincar a bandeira vermelha 3m nosso Brasil. Essa dona mandioca é tão traiçoeira como o viadâo madura.

Anônimo disse...

Coitados desses militares. Serão perseguidos, hostilizados, presos e condenados? Tem que proteger esse bando? É moral proteger esse bando de psicopatas e assassinos?
Se tiver que dar salvo-condutos a esses comunas assassinos deixa como está. O povo venezuelano vai fazer justiça com as próprias mãos o que seria o mais justo, ver o Maduro enforcado em praça pública.
Mesmo assim poderiam ser exilados para a China, Russia, Coreia do Norte, Cuba ou Irã. Ninguém vai mexer com eles nesses países.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/