Conab revisou para cima estimativas de área plantada, produção e produtividade da safra brasileira de grãos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a estimativa de outubro para a safra brasileira de grãos 2018/19, que está em desenvolvimento no país.

O relatório passou a ser divulgado com as estimativas em intervalos (valores limites superior e inferior das variáveis de produção e de área). 

Área - A área mínima plantada está estimada em aproximadamente 61,8 milhões de hectares. Esse patamar representa uma variação positiva de 0,2% em comparação à área da safra 2017/18. 
Produção - A produção total de grãos também em estimativa positiva, chegando, em seu limite inferior, a 233,6 milhões de toneladas (2,5% maior em relação à safra anterior). A cultura de algodão segue com perspectivas de crescimento, com previsão de um aumento de no mínimo 3,9% na produção. Também chama a atenção a expansão esperada para a produção de trigo, que pode atingir 5,4 milhões de toneladas, aumento de 26,6% em relação a 2017. O milho, uma das principais culturas produzidas no Brasil (milho e soja são responsáveis por 90% da produção grãos), deverá ter sua produção elevada em, no mínimo, 11,1%, comparativamente à safra anterior. Essa perspectiva é explicada em grande parte pelo crescimento esperado da segunda safra, que pode apresentar uma elevação de 18%. 

De forma geral, pode-se dizer que a atualização dessas estimativas é favorável para a inflação, na medida em que a produção e a área plantada devem ser maiores do que o esperado anteriormente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns aos agricultores que mesmo sem incentivos do governo fazem o Brasil alavancar. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

Anônimo disse...

Enquanto vai crescendo a lavoura, a tecnologia que é o que realmente importa para desenvolvimento, fica cada vez mais pra trás, cada vez menos estudo e menos desenvolvimento tecnológico.

Queira Deus que os próximos governos revertam esse quadro e invistam tudo em desenvolvimento de tecnologia e formação de carreiras de área tecnológica.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/