Especialista da UFSCar diz que marketing de Bolsonaro usa estratégia militar avançada

A campanha de Jair Bolsonaro (PSL) usa táticas militares de última geração para a área de comunicação.

Isto é o que diz na Folha de S. Paulo de hoje, o antropólogo Piero Leirner, professor da Universidade Federal de São Carlos, que estuda estratégias militares há 30 anos.

O professor Leiner avalia que o pacote comunicacional de Bolsonaro envolve ações complexas, invasivas e táticas que fazem as campanhas clássicas - e dentro da lei - parecerem brincadeira de criança.

Leia:
Não se trata exatamente de uma campanha de propaganda; é muito mais uma estratégia de criptografia e controle de categorias, através de um conjunto de informações dissonantes.
É parte do que tem sido chamado de ‘guerra híbrida’: um conjunto de ataques informacionais que usa instrumentos não convencionais, como as redes sociais, para fabricar operações psicológicas com grande poder ofensivo, capazes de ‘dobrar a partir de baixo’ a assimetria existente em relação ao poder constituído”.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista completa do professor.

56 comentários:

Justiniano disse...

Vai dar um nó na cabeça dos esquerdopatas e lulopetistas.

Anônimo disse...

Tem gente na imprensa que está ficando paranoica, é o medo de perder as boquinhas fáceis do dinheiro público.

Anônimo disse...

Vamos ver se vai ter toda essa capacidade administrando...

Anônimo disse...

COMENTÁRIO FRACO! ESPECIALISTA EM BLA-BLABLA DEPOIS QUE TEVE CERTEZA QUE O MITO VAI GANHAR! ASSIM É FACIL MONTAR UMA ESÓRIA PARA A HISTORIA! O TEVE DE DIFERENTE FORAM REDES SOCIAIS, CANDIDATO ANTI-SISTEMA, DESEMPREGO, IMPEACHMENT, CAOS COM TEMER, MÍDIA GLOBALISTA ATACANDO, E PONTO FINAL!

Anônimo disse...

quem não vê q há uma invasão na nação brasileira de robos, interesses de grandes corporações, vale do silício, igrejas lavadoras de dinheiro e o caos q se avizinha??? os derrotados de cinco eleições não conseguiram superar suas raivas de derrotados e vão se aliar ao demonio para vencer...pobre nação..um lumpesinato q tem raiva no pt e faz o trabalho sujo que a verdadeira elite quer e patrocina...e essa gente se acha da elite pobre mental intelectual e pessoalmente ehehehehehe

Anônimo disse...

Esse cara é primo da Dilma,com certeza.

Faz tempo que não leio tanta idiotice

Copyright da Universidade de São Carlos...

Anônimo disse...

A tática de última geração e infalível utilizada por Bolsonaro chame-se anti-petismo. Depois que a seita vermelha passou 13 anos destruindo a economia, a moral e a familila além de assaltar os cofre públicos e investir o dinheiro do trabalhador em ditaduras africanas e bolivarianas, não tem estratégia mais eficiente!!

Anônimo disse...

Estratégia militar avançada COISA NENHUMA. Bolsonaro já de longa data tem sido autentico, direto, sem papas na língua, com discurso conservador, fazendo oposição ao politicamente correto e usando da verdade. Praticamente a única voz que se levantou contra o sistema e agora representa os anseios da maioria.

Anônimo disse...

Ops!!! E eu nem sabia que fazia parte desta operação complexa. Ninguém me avisou. Mas não esqueçam em 28/10 é 17.
Taca-lhe o p@u Marco!!!!

Anônimo disse...

Mais um especialista de obras prontas.Acompanho a luta do Bolsonaro antes do Mensalão, é so procurar nas redes sociais a voz e as imagens de um Deputado solitário brigando contra tudo e contra todos da Esquerda Escarlates Bolivarianas Atrasadas, toda essa luta não foi em vão.Só agora na reta final é que deu-se essa onda, única arma usada pelo Bolsonaro foi a verdade.Bolsonaro lutou contra o desarmamento, contra o Kit Gay nas Escolas, contra cotas, contra a maioridade penal, contra a avacalhacao da familia etc...

Anônimo disse...

COMUNISTÃO ESTE CARA

Anônimo disse...

COMUNISTÃO ESTE CARA

Anônimo disse...

Nada como tratar com profissionais. Militares - tão menosprezados - são peritos em inteligência, comunicação e gestão. Finalmente o Brasil poderá deixar de lado o improviso.

Anônimo disse...

Uau! Guerra híbrida? Viva o Zap! Aqui em casa, depois da tempestade vem um ar leve, limpo e solto. Às vezes precisamos reconstruir algo que a tempestade destruiu. É assim a fase maníaco depressiva.

Anônimo disse...

muito bla, bla, bla pra explicar que é tudo fruto de apoio POPULAR e ponto final...

eu nao sou robo, nao faço parte de estrategia alguma e venho combatendo essa vermelhada asquerosa desde o primeiro desgoverno do presidiario...

e faço tudo de graça, e sozinho...

ATENTO disse...

"NARCISO SE RECONHECEU", O GIGANTE ACORDOU!

HOJE TEMOS AS REDES SOCIAIS E A MASSA DE DESCONTENTES INSTRUMENTALIZADA COM CELULARES, ARMA MELHOR QUE FUZIL, FUZILANDO PODEROSOS,PARA INVENTAR E REPETIR INFORMACÕES, "NEWS", A SEU BEL PRAZER.

"NARCISO SE RECONHECEU",

O MUNDO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO, O PODER ESTÁ EMANANDO DO POVO, "NARCISO SABE QUE EXISTE" A PARTIR DO MOMENTO QUE CRIOU OU REENVIOU UMA "NEWS",FAKE OU NÃO, E ESTÁ EXPERIMENTANDO SUA FORCA.

ESTÁ SE DELICIANDO COM ISSO.

A TECNOLOGIA INSTRUMENTALIZOU O POVO, DEU ARMA MAIS PODEROSA QUE REVÓLVER OU FUZIL,PARA ATINGIR COM UMA "NEWS" QUALQUER LIDER ,QUE NÃO PERCEBEU O NOVO MOMENTO.

O TAL PROFESSOR DESCREVE O QUE JÁ SABIAMOS, A CONTRADICÃO PARA TOMAR CONTA DA ATENCÃO, E ISSO JÁ SABEMOS DESDE O "CARBONO 14".

PARA MIM A NOVIDADE É A INSTRUMENTALIZACÃO DO POVO,DA MASSA QUE TEM UMA ESTACÃO DE INFORMACÃO -MILHÕESDE ESTACÕES- PARA PASSAR AO MUNDO, DO SEU BARRACO,DO SEU CASTELO,DE ONDE ESTIVER,OU COMO FALEI:

"NARCISO SE RECONHECEU",AGORA SABE QUE EXISTE,SE SABE EMPODERADO, SABE QUE TEM UMA ARMA PODEROSÍSSIMA NA MÃO,E TESTA SEU PODER PARA SE VINGAR DOS QUE JULGA MALVADOS E CULPADOS!

AI DOS MALVADOS,É TARDE PARA MALVADOS E CULPADOS

O GIGANTE "NARCISO",DEITADO ETERNAMENTE EM BERCO ESPLENDIDO, ACORDOU,SE RECONHECEU,ESTÁ EMPODERADO E AGINDO.

Anônimo disse...

Tudo besteirol. Tudo preparado para, no futuro, dizer que o Bolsonaro é autoritário, amante da ditadura, etc, essas porcarias saídas de mentes improdutivas que sempre acharam que o silencio da maioria era medo e covardia. Vai arrumar um trabalho, Sr Piero Leirner.
Engraçado essa gente, tipo o Reinaldo Azevedo, embora admire sua inteligencia, usando a bola de cristal depois que o trem passou.

Anônimo disse...

E porque nesses 30 anos estudando estratégias de guerra não alertou o Brasil sobre a tragédia que o PT provocaria no país?

Anônimo disse...

Para com isso Polibio, "estratégia avançada" uma ova. Tudo bem que vamos de SartoNaro mas já estão inventado genialidades. Mai um especialista de meia tigela.
Joel

Anônimo disse...

Técnica Militar Avançada = Falar a verdade e ir direto nos assuntos importantes como a segurança pública.

Técnica de Marketing Político = Dossiês, baixaria, promessas que nunca se realizam e usar eleição em troca de cargos.

É impressionante a necessidade da mídia de querer transformar tudo em algo complexo e inacessível. Esse exagero serve só para enganar o povo.

Anônimo disse...

E a Joyce Asselman...

Anônimo disse...

Deus criou o mundo a partir do CAOS. Pense nisso! A escuridão, segundo Yung, é o encontro do SER com seu inconsciente e, a partir desse encontro, entender melhor como as coisas funcionam e reconstruir.

Anônimo disse...

Campanha suja focada na geração e divulgação de fake news pelo WhatsApp. Porque ele não gosta de homossexuais e de debater? Ele foi avisado em um debate?

Anônimo disse...

Campanha suja focada na geração e divulgação de fake news pelo WhatsApp. Porque ele não gosta de homossexuais e de debater? Ele foi abusado em um debate?

Anônimo disse...

Quanta bobagem! O fato é que o cidadão encheu o saco da petralhada e enxergou no Bolsonaro a única alternativa para acabar com a putaria reinante neste país.

Anônimo disse...

Os comunistas estão usando muito o termo "guerra híbrida" para explicar porque estão perdendo terreno, sem explicar que o povo não quer mais nada com eles.

Anônimo disse...

Não sabia que combater corruptos, amorais fanáticos ideológicos e bandidos em geral tivesse uma complexidade intelecto-cultural tão elaborada. Resumindo , bandido bom é bandido morto.

Anônimo disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
A "tática militar avançada" são os 50 milhões de soldados do #BolsonaroPresidente17 que bombardeiam a web com posts em apoio ao Capitão.
Estes especialistas em assuntos eleitorais são uma piada.
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Anônimo disse...

Não sabia que era da inteligência militar.

Anônimo disse...

Pronto. Surgiu um teórico pra explicar com palavras pedantes aquilo que se resume numa simples frase: FORA PT!

Emmanuel disse...

Amigo Políbio!
Essa matéria é um caudal de bobagens quanto ao tema;no entanto, é para lá de mal intencionada.
Barbaridade ... uma sandice atrás da outra.
Com efeito, bem se nota que o dito articulista quer negar a existência de uma verdadeira avalanche de cidadãos que odeiam o PT, a esquerda, e tudo o que ela representa! O malicioso artigo quer colocar a vitória de Bolsonaro como se fosse algo arquitetado pelos militares, e não o justo grito da sociedade que quer ver o PT, e outros matizes, pelas costas, indo embora, ou caminhando em direção à cadeia.
Bem por isso, ideal seria que o referido articulista pegasse o seu texto, assim como seu voto, e o depositasse na sua ... urna eletrônica.

Anônimo disse...

Por isso faltam técnicos no Brasil. Esse gentinha que estudou em Faculdades "by" PT vai no dicionário "cataR" meia dúzia de verborragia...mistura com dilmes, marines e saem essas elucubrações

Anônimo disse...

Não concordo com esse texto, o autor esqueceu de analisar os anseios do povo. Bolsonaro é inteligente e infelizmente ganhou uma facada que o tirou do páreo. Porém mesmo hospitalizado e se recuperando, o povo deu continuidade na sua campanha, pois era o desejo do povo. E além do mais sua campanha já estava ganha. Essa continuidade na sua campanha mesmo ele estando ausente foi de graça, sem pedir nada em troca. Se Bolsonaro tivesse com sua saúde perfeita como antes, teria ganho a eleição no primeiro turno, pois conseguiu levantar as massas de Norte a Sul. Isso é o que deve ser avaliado.

Anônimo disse...

Exatamente. É um petista da universidade.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das12:55h! Perfeito

Carl disse...

Gostaria de ver alguma manifestação de Bolsonaro sobre se pretende dar um choque de ordem no day-after da eleição! Imagino que com a derrota do poste, a petralhada tente se insuflar para tornar o País ingovernável. Se tivéssemos 90 dias de choque de ordem com prisões em massa de ratazanas, pode ser que a palavra Ordem que está na nossa bandeira passe a ser respeitada.

Anônimo disse...

Fora PT. Chega da corrupção de vocês. Agora querem doar terrenos milionários para empreiteiras

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !

A esquerdalha ainda nao sabe ou nao quer saber a razao do sucesso do Bolsonaro ai ficam inventando !

Anônimo disse...

Isso tudo graças ao nível de indignação do povo. Houve uma reação. E essa reação veio com força total, pois não é possível viver num país que paga-se os mais altos impostos do mundo e não se tem nada em troca. Nem Emprego.

Mordaz disse...

Besteirol

Realista disse...

Muito inteligente a estória do professor.
A única coisa boa que escreveu foi a dos militares brasileiros estão apresentando avançados métodos de trabalho de inteligência aplicada na defesa do Brasil. Louvemos a isso.
De resto o tiozinho gastou pouca tinta (usualmente gastam rios de tinta) para tentar esconder as mentiras que todos, mas todos, os candidatos de esquerda aplicaram e continuam tentando aplicar nos brasileiros decentes. Vide Andróide e seu séquito.
O elemento tenta esconder o foro de São Paulo e o seu comando que é o Diálogo Interamericano (comunistas dos Estados Unidos) e procura desmerecer os brasileiros decentes.
O cidadão se escondeu por trinta anos enquanto os comunistas devastavam nosso País, nossa Nação e agora vem mostrar o rabo como o capeta da anedota.

Anônimo disse...

Os petistas estão desesperados com o WhatsApp por que não é controlada pelo estado.

Se censurar tem o Telegram, Twitter, e-mail, MSN, Instagram, Facebook, Snapchat, blogs, sites, chats de internet e outros mais.

Não dá para controlar tudo.

E existe a tecnologia de Bluetooth que não usa internet.

Por isso a esquerda morre de medo do do livre mercado, por que não podem controlar.

Para eles divulgar informações úteis contra eles é FAKE news. A favor deles é campanha política.

Se decidam, o mundo não gira ao redor da esquerda. Ou um ou outro, incoerência não produz nada.

Anônimo disse...

Perfeito, acertou o alvo . É isso.

Anônimo disse...

Pode dispensar esse cidadão da Universidade que vai economizar verbas públicas. Falou , falou e não disse nada.

Anônimo disse...

Caro Políbio
Que artigo mais confuso. Seria mais simples dizer que o Bolsonaro traduz com perfeição o sentimento do povo que está de saco cheio de tudo isto que ai está, especialmente do PT. Agora, dizer que os militares não deveriam participar da política, é uma bobagem de quem tem medo deles, de um comunista que está confuso, como o seu artigo, a respeito dos acontecimentos.
Esther

Anônimo disse...

Quanta idiotice! Que estratégia militar avançada? Bolsonaro sempre combateu os bandidos e o povo já está de saco cheio de corruptores, invasores, petistas e seus aliados, comunistas, fascistas e várias outras porcarias.

Justiniano disse...

Hadadd e Lularápio não entendem como Bolsonaro tem tamanho apoio popular, tem explicar para eles que Bolsonaro é uma ideia e que não necessita da sua presença física (lularápio presidiário disse ser uma ideia, mas não vingou).

Adilio Faustini disse...

Será que foram os Militares que bolaram as grandes manifestações de 2013/2014? Não foi manifestações espontâneas sem "Mortandela"? Universidade Federal, que decadência ? Deus me livre e guarde.

Joziane design disse...

E o que esses professores fazem com a cabeça dos estudantes?????
Doutrinação pura. Isso ninguém fala.

Luiz Vargas disse...

Quando a imprensa e a rede esgoto apelam para "e$peciali$ta$" é sinal que vem falcatrua revestida com uma camada de erudição mequetrefe.
Eles ainda não entenderam que o candidato utiliza um meio para se comunicar que não necessita dos marqueteiros regados a muita grana ilícita. Não entenderam que o candidato fala a linguagem do povo exatamente naquilo que o aflige e para as quais governo nenhum deu atenção ou então procura fazer exatamente o contrário (por exemplo tratando bandidos assassinos como vítimas da sociedade e os policiais que defendem a sociedade como marginais).
Esta cambada de ordinários da imprensa escrita, falada e televisiva, como não saem da dentro de suas redomas, não conhecem o mundo real no qual os brasileiros gramam diuturnamente.

Anônimo disse...

tudo isso pra nao dizer que o brasileiro cansou de ser espoliado pela sofisticada organização e a detesta...

dotô especialista, é tudo bem simples, nao tem estrategia alguma...

apenas nao queremos mais ser roubados...

da pra entender isso?

Anônimo disse...

Quem e este trouxa?….. o povo está nas redes....o povo quer...precisa desenhar?

Anônimo disse...

Melhor que a tua turma com certeza.

Gilson disse...

Esse "professor" é de esquerda!

Anônimo disse...

Sem as redes sociais, estaríamos assistindo a grobo. e concluindo pela grobo.

Anônimo disse...

Quem sustenta as Universidades Públicas é o suor do trabalhador, são os pesados impostos que o governo nos obriga a pagar. E, infelizmente foi aparelhada por ideologias políticas do atraso. Enquanto o povo nao reagir eles continuarão avançando sem ao menos consultar quem as mantém. Paulo Freire foi o grande idealizador do atraso na Educação. Temos que recuperá-las ou privatizá-la.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/