Vendas do comércio recuaram 0,9% em novembro, mas viés é de clara melhora

Apesar do desempenho negativo do comércio em outubro, acreditamos que o consumo deve seguir auxiliando a retomada da atividade econômica à frente, de forma que mantemos nosso cenário de crescimento de 1,1% do PIB este ano.  

As vendas reais do comércio varejista ampliado sofreram recuo de 0,9% na passagem de setembro para outubro, na série com ajuste sazonal, conforme divulgado ontem pelo IBGE. O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado, que apontavam para queda de 0,2%. Na comparação interanual, as vendas cresceram 2,5%, abaixo da variação de 6,4% registrada em setembro. A receita nominal avançou 1,0% ante setembro, ainda considerando a série com ajustes sazonais. 

Setorialmente, cinco dos oito segmentos pesquisados registraram recuo na margem, com destaque para a queda de 2,7% nas vendas de tecidos, vestuário e calçados, e de 2,3% nas vendas de móveis e eletrodomésticos. 

O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que também considera os segmentos de veículos e materiais de construção, teve um recuo mais intenso, de 1,4% na margem. Para isso, as vendas de materiais de construção e de veículos recuaram 1,0% e 1,9%, nessa ordem. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Políbio tá difícil para o comércio até botar o cpf na nota fiscal de compra, várias vezes já chequei no caixa, falei, e depois atendente diz que esqueceu.

De que adianta cdl fazer campanhas se consumidor não é atendido nem nisso ?

Anônimo disse...

https://www.oantagonista.com/brasil/pf-nas-ruas-2/

fraudes e roubos por todos os lados.

Anônimo disse...

Despencaram em 0,9 %

Anônimo disse...

ótimo resultado, considerando que cada vez mais gente está adiando o consumo para novembro em função do Black friday. Eu mesmo adiei várias compras e fiz tudo no black friday.

Anônimo disse...

Viés, palavrinha filha de mãe francesa .....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/