A maioria dos brasileiros culpa os próprios brasileiros pela corrupção

É o que aponta o estudo Pulso Brasil, segundo informa hoje a edição brasileira do El País. O instituto Ipsos revela pesquisa realizada entre os dias 1 e 14 de novembro deste ano, que das 1200 pessoas entrevistadas, 55% acreditam que "a corrupção no Brasil é culpa do povo que elege políticos corruptos", 42% discordam da frase e 2% não souberam responder. "Não sei se é um mea culpa, porque o brasileiro coloca a culpa nos outros. Ela acha que as outras pessoas estão fazendo um voto de baixa qualidade", explica Rupak Patitunda, gerente da Ipsos Public Affairs.

Leia a reportagem:

"Após todo o noticiário da Lava Jato, existe uma maturação na percepção da população. Ela está mais informada e percebe que o problema é sistêmico", argumenta Patitunda.

A Operação Lava Jato e a consequente enxurrada de informações a respeito fizeram com que a corrupção permanecesse no centro do debate nacional dos últimos anos.

Ao mesmo tempo, as cifras praticamente se invertem quando se chega a questão de "como acabar com a corrupção", isto é, como buscar soluções para ela. 51% acreditam que o assunto é menos discutido na sociedade brasileira do que se deveria, enquanto 16% acreditam que é debatido de forma adequada e 31% disseram que é mais falado do que se deveria.

CLIQUE AQUI para ler mais.

15 comentários:

Anônimo disse...

"Um povo que não sabe nem escovar os dentes não está preparado para votar."
João Batista Figueiredo

Anônimo disse...

Quem está no poder tem de dar o exemplo. A sacanagem toda veio de coma para baixo.

Anônimo disse...

SÃO POR ACASO os atuais brasileiros ESCRAVOCRATAS? Sim, são escravocratas com base em leis criadas por brasileiros.

A AMARRA imposta a livre iniciativa através dos burocratas e criadores da CF/1988 CORROMPE por necessidade de sobrevivência.


A CORRUPÇÃO é efeito nunca a causa das mazelas. A GRANDE MAZELA impetradas no Brasil teve inicio na colonização portuguesa com primeiro a escravização dos indignas e depois com os africanos. Tentaram isto no inicio da colonização a europeia, Século IXX com italianos e alemães.

Sem mais poderem se utilizarem da mão de obras escrava criaram a burocracia e manteram os cartórios, feudos dos donos de terras, para se perpetuar no poder. Vide nordeste. Por medo e a consciência pesando passaram a permitir entrada mediante CONCURSOS para outras pessoas; ampliaram o poder com criação de estatais.

SENHORES, a CORRUPÇÃO É EFEITO nada tem haver com ideologia no Brasil. Ideologia é apenas justificativa utilizada.


Anônimo disse...

Eu não culpo os brasileiros, mas é isso que o movimento revolucionário quer que você pense e diga, culpo a falta de muitos anos de justiça neste país, peincipalmente depois da nova constituição!

Carlo Germani disse...

Precisa ser algum gênio para concluir que a grande massa da população brasileira é composta de imbecis coletivos,oportunistas,existencialistas-materialistas, ávida por governos(?) populistas e distribuidor de benefícios "sociais" sem a contra-partida da economia geradora?

PS-As pe$qui$a$ sobre a eleição presidencial são manipuladas para insuflar Lula.

PS2-Mas a grande massa desses imbecis coletivos,é capaz de eleger novamente
o canalha maior da política tupiniquim,Lula.
30% do eleitorado é petista-comunista de carteirinha.

PS3-A memória curta dessas massas,faz parte da sua doença mental em ser "esperto" o tempo todo e sua dependência total do Estado.
Sim,doentes mentais,porque somente doentes mentais entregam sua vida ao Estado.

PS4-Essa grande massa de imbecis-canalhas,NUNCA terão um ato sequer a favor
de um verdadeiro projeto de nação.

PS5-Ter nascido no Brasil,já é um indício do carma que terá que cumprir nesta vida.

Anônimo disse...

Claro que a culpa pela CORRUPÇÃO no País é de TODOS os brasileiros. Mas é muito fácil assim considerarmos , pois a maioria dos brasileiros trabalha e são cidadãos , pagam seus pesados impostos e voltam para suas casas no fim do dia, junto às suas famílias. Os brasileiros elegem seus Deputados e Senadores para legislarem em seu nome e para fiscalizarem os atos do Poder EXECUTIVO. Durante os governos do PT , de LULA e DILMA , os partidos de Oposição NUNCA protestaram firmemente ou fizeram campanha contra a corrupção que o PT praticava, no Mensalão ou no Petrolao . Os poucos politicos que se atreveveram a fazer OPOSIÇÃO foram silenciados de alguma maneira. Podem pesquisar, pois é a verdade. !!! Tia Glória.

Anônimo disse...

ah, sem duvida...

e sao os grandes responsaveis tambem pela construção dessa coisa a que chamam de país...

Anônimo disse...

O problema do Brasil não é a corrupção. Ela existe desde de que o mundo é mundo. O problema é que precisamos reduzir dramaticamente o Estado, ao mínimo do mínimo do mínimo, e descentralizar todo o poder e orçamento só para os municípios. Assim sendo, deixar só o palácio do Planalto para receber visitas de chefes de estado estrangeiros (e já é muito), e fechar o resto das estrovengas Estatais e demitir todo mundo. O fato é que se acabarmos com o poder do Estado, e descentralizar para um diminuto orçamento concentrado só nos municípios, a corrupção não terá mais qualquer significado, e todos os patifes terão que arrumar um trabalho honesto para sobreviverem.Será o fim da corrupção e das tetas onde muitos marmanjos e marmanjas mamam.

Anônimo disse...

Já que a culpa é do brasileiro burro, interessante este noticioso...

O que sobra para os pobres meninos ricos?

https://www.oantagonista.com/brasil/maioria-dos-juizes-recebe-acima-teto-de-r-33-mil/

Anônimo disse...

este outro noticiosos dá uma noção de como os letrados também gostam de mordomias....


https://www.oantagonista.com/brasil/os-r-25-milhoes-da-justica-federal-em-locacao-de-carros/

Anônimo disse...

Devem ser comunistas conforme este noticioso...


https://www.oantagonista.com/brasil/o-suposto-caixa-dois-de-alckmin-paes-manuela-onyx-e-everaldo/

Anônimo disse...

Interessante este outro artigo muito esclarecedor??

https://www.oantagonista.com/brasil/projeto-para-levar-tecnicos-judiciarios-nivel-superior-pode-custar-r-45-bi-por-ano/

Anônimo disse...

interessante este noticioso...

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2017/12/17/internas_polbraeco,648286/quem-sao-as-empresas-que-querem-o-mercado-das-armas-brasileiro.shtml

viva o print screen!

Anônimo disse...

Deu no noticiosos sobre o cara das malas do Temer...



https://br.noticias.yahoo.com/ex-assessor-temer-acionou-caixa-004000808.html

Anônimo disse...

CORRETÍSSIMO, SEO POLIBIO .... QUEM os colocou em Brasilia ?????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/