Diretor do Datafolha: “60% dos que indicam voto em Bolsonaro são jovens”

Em conversa com a edição brasileira (só na Web) de  EL PAÍS, Mauro Paulino comenta o mais recente levantamento do instituto.

Leia a reportagem (ao final, há um link para examinar a entrevista completa):

A mais recente pesquisa Datafolha sobre as eleições presidenciais brasileiras mostrou, na última semana, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto, mesmo condenado pelo juiz Sérgio Moro e sendo réu em outras processos da Operação Lava Jato. Lula está na frente em diferentes cenários com ao menos 35% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecem em empate técnico o candidato de extrema direita Jair Bolsonaro (PSC) e a ambientalista  Marina Silva (Rede) - ele tem entre 16% e 17%, e ela, 13% a 14%.

Na conversa, feita ao vivo na página do Facebook do EL PAÍS na quinta-feira, o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, comenta o levantamento. "Há uma tolerância com a corrupção, mas uma tolerância pragmática, desde que se entregue benefícios sociais", disse ele, ao falar sobre a boa performance de Lula entre os eleitores mais pobres.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

22 comentários:

Anônimo disse...

AGORA são velhos os jovens ignorantes que votavam em LULA!

HOJE, jovens bem informados NÃO ENTRAM MAIS NA CONVERSA de professor comunista, a não ser que lhes é prometido emprego e dinheiro. QUALQUER um tem seu preço, não é mesmo concurseiros?

RUIM TAMBÉM para o Brasil esta extrema direita! Estatizante tal como nos governos militares.



Anônimo disse...

Tenho 52, Bolsonaro Presidente!

Anônimo disse...

Só se for jovem com merda na cabeça...

Anônimo disse...

TENHO SESSENTA ANOS E VOTO EM BOLSONARO, MAIS APOIO A INTERVENÇÃO MILITAR FECHANDO O CONGRESSO NACIONAL O STF E PROCESSANDO TODOS OS QUE TIVEREM FORO PRIVILEGIADO EM TRIBUNAIS MILITARES.

Anônimo disse...

Tenho 46 e minha mulher 44, somos Bolsonaro 2018. Além de vários amigos, parentes e conhecidos com idade bem superior aos "jovens" que vão de Bolsonaro.

Anônimo disse...

Com todo respeito, lugar de VELHO é no asilo ou em casa compartilhando suas histórias, nada de ficar pendurado na política até os 100 anos mofando com a mesma mentalidade de 50 ou 60 anos atrás. O mundo evoluiu e o Brasil também precisa, chega de eleger políticos com mais de 50 anos, menos Temers, Lulas, Dilmas, Olívios, Tarsos, Crivellas, Aécios, Barbosas... mais Eduardo Leite, mais Marchezan e mais políticos JOVENS, ATUALIZADOS E COM SANGUE QUENTE pra acabar com as mesmas leis que não são alteradas há 40 anos. Com todo respeito, mas político não poderia mais concorrer se tivesse acima de 60, deveria é se aposentar e deixar os jovens assumirem seu lugar.

Anônimo disse...

Tu tá louco cara? Mais Marchezans? Já não basta o caos que um Marchezan tá fazendo em POA?

Anônimo disse...

UOL DATA FOLHA, EL PAIS, PARANA PESQUISAS, VOX POPULI, CNT, É TUDO CARNIÇA COMUNISTA! LULA ESTÁ LONGE DE SER PRIMEIRO! PRIMEIRO A SER PRESO! O FENOMENO BOLSONARO NÃO FOI DEVIDAMENTE DADO A IMPORTÂNCIA PELA ESQUERDA, QUANDO SURGIU E AGORA ESTÁ MASSACRANDO ESSES CARAS! E VAI AUMENTAR! NÃO TEM GOLPE BAIXO, MÉDIO OU ALTO QUE A MÍDIA PODE JOGAR CONTRA BOLSONARO, QUE O MITO SÓ CRESCE! E NÃO SERÁ DEPOIS IMPEDIDO DE GOVERNAR! VAI GOVERNAR COM O POVO, PARA O POVO E CONTRA ESSES COMUNAS. CASO CONTRÁRIO AS FFAAS ENTRARÃO EM CENA PARA ACABAR COM A FESTA DE ENTERRO!

Anônimo disse...

Minha família tem pessoas que tem mais de 65 anos, viveram na época do militarismo e apoiam Bolsonaro com tudo. São fãs mesmo!

Anônimo disse...

Mentalidade de 14

Anônimo disse...

O Marchezan tá tendo arrumar anos de desconserto petista, o desgoverno (In)Fortunatti nada fez em suas gestões. Tá na hora de botar um fim naqueles pichadores, naquelas maconheiros da UFRGS, naqueles CCs que só sugam. Tá na hora de diminuir a burocracia (como já tem acontecido em POA, diminuiu mais da metade tempo para abrir empresas) e incentivar o empreendedorismo. Se nada atrapallhar o Marchezan, a capital deve prosperar, é questão de tempo, nada muda do dia pra noite ou de um ano para o outro, é um trabalho que leva anos.

Anônimo disse...

Naci em 1955 e não me sinto velho,o que sinto é juventude acumulada.
Tenho certeza que sou exemplo para muitos jovens,e quando conversamos e o assunto é politica,escutam com muita atenção,porisso faço o que posso
para dar uma boa orientação,então lhes digo:Bolsonaro em 2018.
É bom JAIR se acostumando.

Anônimo disse...

Anônimo das 11:09, os jovens com o que disseste que tem na cabeça são os dos black blocs , esquerda pura, tu falas por tua experiência pessoal.

Anônimo disse...

Sr. Políbio

Pelo jeito, o estagiário que está dando plantão nesta data precisa ser chamado para uma conversa em particular para explicar como ele pode ser tão parcial em seus comentários:

=> "Lula distribuiu benefícios sociais". Desde quando esmola e cesta básica é benefício social?

=> "Bolsonaro - candidato de extrema direita". Desde quando falar a verdade é ser de extrema direita?

=> "Marina - candidata ambientalista". Desde quando proteger bagres e marido desviador de mogno é ser ambientalista?

Aos 72.9 de idade, com consciência de escolha, hoje, no mínimo por pirraça contra o establishment, nosso voto é Jair Messias Bolsonaro.

Sugiro também que o estagiário de plantão pare de puxar o saco do Mauro Paulino. Este cara é um conhecido petralha.

Anônimo disse...

VÍDEO: nos EUA, Bolsonaro diz que recebeu uma missão de Deus contra “o pessoal do mal”

Kiko Nogueira - 08 outubro 2017 - DCM

Anônimo disse...

Em um país de ignorantes onde se mistura Deus com política porque isso dá votos, vemos um político que casou três vezes (não segue nem a Bíblia que diz que o homem só pode casar uma vez) usando a fé das pessoas pra angariar votos. Deus sendo usado como cabo eleitoral por fascistas e por gente que nunca se preocupou com os pobres.

Bigode disse...

Mas nao tem m.... na cabeça igual a vc.

Anônimo disse...

CASSEM O LULA E SERÁ ISSO QUE TERÃO
Mil soldados estiveram na Rocinha, por vários dias, com fuzis automáticos, carros blindados. Bem pouco conseguiram, além da cobertura da mídia.

A manchete do site de O Globo, neste momento, é Dez dias após Exército sair, tráfico não dá trégua na Rocinha. Houve tiroteios em diversos pontos da favela e um homem ferido por uma “bala perdida” – “bala perdida” qualquer uma das 99% que não acertam o alvo e que, por acaso, atinge um infeliz que está nas redondezas.

Mas seus problemas acabaram, como dizem aqueles comerciais picaretas na TV. Jair Bolsonaro, direto dos Estados Unidos, distribui um vídeo fazendo “tiro ao alvo” com uma pistola “ponto 50”.

Isso na semana em que um “pacato cidadão” , em Las Vegas, matou 58 e feriu 500, com armas compradas legalmente. “Isso é (sic) os Estados Unidos, isso é o que eu quero para o meu Brasil”, diz o “atirador de elite”.

Bolsonaro cresce nas pesquisas, seguido por uma legião de histéricos, recalcados e e sociopatas. Mas cresce sobretudo porque o espírito do “justiceiro” foi (e é) pela turma da mídia e do dinheiro promovido.

Ele bem que tenta se tornar palatável para a turma do dinheiro, como nessa viagem aos Estados Unidos, onde defendeu o fim de todos os direitos trabalhistas. Pode ser até que consiga, como Hitler foi aceito pelo empresariado alemão, inclusive alguns de origem judaica, para acabar com a esquerda.

A derrocada de João Dória mostrou que não está dando para criar uma versão “de salão” para Bolsonaro. Sigam nessa aventura alucinada de cassar Lula e, das duas uma. Ou não teremos eleições, ou há imensa possibilidade de que este energúmeno venha a presidir o país.

É claro que Bolsonaro não vai sair de faixa presidencial disparando sua pistola. Mas milhares vão. Outros milhares de “ponto 50” vão para as ruas, para as mãos de milicianos e bandidos.

Anônimo disse...

Bolsonaro presidente e Lula na cadeia.

Anônimo disse...

Amiguinho das 23:46 => ignorância grave de sua parte.

Em nenhum trecho a sagrada Bíblia diz que homem ou mulher só podem se casar uma vez. A separação dos casais é prevista. Pergunto então: é sua ignorância ou má intenção?

Anônimo disse...

Esse anonimo 17:18..esta na fase Ameba.

Anônimo disse...

Quanta asneira.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/