IBGE: crescimento das vendas do varejo em novembro foi impulsionado pelo desempenho da Black Friday

As vendas do comércio varejista restrito cresceram 2,0% na passagem de outubro para novembro, excetuada a sazonalidade, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada ontem pelo IBGE. 

O resultado superou a projeção dos economistas do Bradesco, 0,4%, segundo informação que eles enviaram esta manhã ao editor. Aliás, a mediana das expectativas do mercado, de alta de 0,3%, de acordo com coleta da Bloomberg.

Uma parcela da forte elevação na margem pode ser atribuída às vendas da Black Friday, com a antecipação de parte das compras de Natal. Na comparação interanual, houve queda de 3,5%, acumulando contração de 6,5% nos últimos doze meses. A expansão das vendas no período refletiu o avanço em cinco dos oito setores pesquisados, com destaque a alta de 0,9% na margem de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, responsável por aproximadamente metade das vendas do comércio restrito.

CLIQUE AQUI para saber mais.

3 comentários:

Anônimo disse...


Black friday é nos EUA.

Aqui é Black Fraude mesmo.

Aumentam os preços antes da promoção e no dias seguintes "dão" um desconto, passando as mercadorias a terem os mesmos preços de antes do aumento camuflado.

Anônimo disse...

duvido ó dó.

Anônimo disse...

acredito que somente o varejo calçadista cresceu...
e tudo por causa dos tênis de LED.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/