Opinião do editor - Segurança pública: chegou a hora de suprir a omissão do governo Sartori

CLIQUE AQUI para examinar video de Fernando Chiarelli sobre segurança pública.


O assassinato do soldado Maysson Fagundes da Silva em Tramandaí, apenas potencializa o cenário de insegurança pública que existe no RS desde a posse do governador Ivo Sartori. A área é a pior avaliada pela população, com mais de 80% de rejeição, segundo pesquisa Methodus publicada pelo jornal Correio do Povo, Alguns tipos de crimes, como roubos de carros, registraram piora de 30% até setembro, conforme dados da própria secretaria da Segurança.
Ninguém está seguro - nem mesmo a polícia.
A deterioração da área da segurança pública nem de longe resume-se ao sumiço do policiamento ostensivo nas ruas gaúchas, mas é isto que mais aguça a percepção sobre a total ausência da autoridade pública no combate ao crime, o que coloca a população sob a mira dos bandidos, cada dia mais ousados.
Este problema imediato de insegurança pública pode e deve ser resolvido, mesmo sem aumento do efetivo, já que depende exclusivamente de gestão dos recursos humanos e materiais, o que não parece mais existir no RS. Há apenas ações reativas, mesmo assim insuficientes.
Como o governo estadual não parece disposto a enfrentar o problema, o que se espera é que Ministério Público Estadual, Poder Judiciário e Assembléia, e a própria sociedade gaúcha, tratem de começar a enfrentar para valer a defesa da vida e dos cidadãos gaúchos, começando por obrigar o governo a cumprir o que manda a Constituição Federal. Isto inclui a liderança por mudanças na gestão local da área, como também na legislação (regulamentação imediata das atividades de desmanches de veículos, para começar), mesmo a federal, já que para isto existem deputados federais e senadores que representam o RS.
É notável que entidades representativas da sociedade civil, como OAB, Ajuris, MJDH, pareçam tão conformadas e ausentes.
A pasmaceira diante da inatividade de Sartori não é aceitável nessa área.
Chegou a hora da ação dos outros Poderes e da sociedade gaúcha.

18 comentários:

Anônimo disse...

"É notável que entidades representativas da sociedade civil, como OAB, Ajuris, MJDH, pareçam tão conformadas e ausentes."
Tentem mexer nos seus salários ou nas suas mordomias para ver como eles aparecem se manifestam logo, logo. Basta ver os desmandos do STF por exemplo.

Anônimo disse...

O que o governador tem com isso se o judiciário solta os bandidos ?????

Anônimo disse...

Os dirigentes dos orgaos constituidos ( Judiciario,Executivo,Legislativo,Ministerio Publico, etc.) Pouco estao se importando com a seguranca da populacao. Inseguranca que passa a atingir os policiais. Prendem e logo o assassino esta solto jurando de morte os policiais.
Mas, a classe superior nao esta interessada, tem carro blindado,moram em condominios fechados, veraneiam em condominios fechados, so circulam em ambientes fechados ( shoppings), muitos tem seguranca pessoal da BM, os filhos circukam em escolas e cursinhos com a maior seguranca.
ESTAO COMPLETAMENTE DISSOCIADOS DA SOCIEDADE.

Anônimo disse...

Poderia o Sartori fazer muito mais do que já está fazendo? Se alguém sabe como, por favor me explique, porque eu não vejo como.

A violência hoje, aquela que afeta o cidadão comum direta e diariamente, funda-se no tráfico de drogas.

Mas combater o tráfico de drogas à base de policiamento é como combater uma infestação de baratas á base de chineladas, matando uma a uma.

Os esforços para combater o tráfico de drogas, a nível estadual, serão sempre infrutíferos sem uma verdadeira colaboração do governo federal, e mais: sem um esforço coordenado internacional. Isso não é tecnicamente difícil: governos nacionais cooperam em projetos muito mais complexos. Se não acabam com a droga é simplesmente porque falta vontade. E falta vontade porque a droga cumpre papel importante no projeto de poder dos governos revolucionários.

Aí lembramos que o PT, que governa o país há mais de uma década, anda de mãos dadas com o narcotráfico latinoamericano - fundaram o Foro de São Paulo junto com as FARC.

ENTÃO EU PERGUNTO: É POSSÍVEL QUE OS ESFORÇOS DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS FRUTIFIQUEM, QUANDO TEMOS ENTRANHADOS NO GOVERNO FEDERAL DELINQUENTES POLÍTICOS DA PIOR ESPÉCIE? AMIGOS DE TRAFICANTES, TERRORISTAS, MAFIOSOS? E ISSO HÁ MAIS DE DEZ ANOS?

QUANDO ESSES DELINQUENTES, NUM VERDADEIRO ATO DE TRAIÇÃO, DESARMAM A PRÓPRIA POPULAÇÃO QUE GOVERNAM, DEIXANDO-A REFÉM DOS CRIMONOSOS?

QUANDO ESSES DELINQUENTES SABOTAM TODA TENTATIVA POTENCIALMENTE FRUTÍFERA DE COMBATE AO CRIME, COMO RECRUDESCIMENTO DAS LEIS CONTRA O CRIME E RESTAURAÇÃO DO SISTEMA CARCERÁRIO?

QUANDO ESSES DELINQUENTES POLÍTICOS, ATRAVÉS DE SEUS TENTÁCULOS NO LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, ENCHEM CRIMINOSOS DE PRERROGATIVAS E A POLÍCIA DE OBRIGAÇÕES?

QUANDO ESSES DELINQUENTES POLÍTICOS, ATRAVÉS DE TENTÁCULOS NAS UNIVERSIDADES E NA MÍDIA, PROMOVEM A LUTA DE CLASSES, A ROMANTIZAÇÃO DO CRIME, O ÓDIO À REPRESSÃO DO CAOS PELAS FORÇAS DO ESTADO? QUANDO PROMOVEM A LIBERAÇÃO DAS DROGAS, A LIBERTINAGEM GENERALIZADA, O DESRESPEITO ÁS LEIS, O ATEÍSMO, A SODOMIA, O FEMINISMO, O ABORTO, A PEDOFILIA?

Enfim, tudo parece-me fadado ao fracasso.

Anônimo disse...

A ÚNICA CERTEZA QUE EXISTE, É QUE NOSSA SOCIEDADE NUNCA MAIS SERÁ A MESMA.

Anônimo disse...

Culpa do SARTORI é ter um dia apoiado PTISTAS!

Culpa dos gaúchos é ter um dia votado em PTISTAS!


J. Guedes disse...

Impressionante como varias pessoas tendem a culpar o Governador Sartori pela violencia que assola o Estado. Sabemos que ele tem parte da culpa. Mas culpar o Governo pela morte de um policial que esta de folga e no minimo ignorancia, visto que isso esta alem do alcance Dele, ademais temos que falar e do Judiciario, que faz verdadeiras maratonas para soltar bandidos que a nossa valorosa policia prende e poucas horas depois estao soltos novamente cometendo crimes. Certo mesmo esta um amigo meu que diz. metade dos juizes pensam que sao Deus e a outra metade tem certeza que sao.

Anônimo disse...

Políbio,

Todas esta entidades adoravam a "bonança" do Tarsinho.

Incluo os delegatos e delegatas que viraram o ano em suas belas casas(condomínios fechados, é claro) no litoral com festas regadas a espumante.

Espero que a morte do "brigadiano" não seja em vão e a tropa vá para a rua fazer seu trabalho e entenda que o RGS não tem dinheiro.

Foram anos e mais anos de desmobilização da força policial no RGS. Anos da Esquerda do PT/PSOL.

O tráfico de drogas aproveitou o período e armou-se até os dentes.

Agora vai ser mais difícil!!!

JulioK

Anônimo disse...

De q lado VC está políbio,francamente,o caos está há 13 anos na segurança do país ,n é só no sul...pt destruiu o país,todos estados estão assim,Dilma ainda cortou verbas da segurança, Sartori pegou o estado falido com dívida de 53 bilhões herança do ex governador comuna tarso genro do pt, q n aplicou em segurança nos seus 4 anos,Sartori não é mágico...armas e drogas entram a rodo pelas fronteiras q deveriam ser fiscalizadas pelo pt sim pelo governo federal

Anônimo disse...

Exatamente! Longe de querer defender o atual governador mas, segundo o que noticiou o Correio do Povo, esse daí, após um assalto e tiroteio contra esse bravo soldado, foi preso e permaneceu inacreditáveis 3 (três) dias na cadeia. Assim não tem governador e nem secretário que de jeito.

Anônimo disse...

Políbio, não foge da pergunta... O QUE O TARSO GENRO, FEZ DE BOM E DE BEM PELO ESTADO COMO UM TODO...??? não conta os aumentos que elle deu prôs funcionários públicos e os professores, na maior parte para o Sartori se virar e pagar. Gastou mais EM PROPAGANDA DO GOVERNO do que investiu em SEGURANÇA PÚBLICA...vejam...::: propaganda=== 487 milhões, investimento em segurança pública=== 167 milhões. GOVERNO CORRUPTO E INCOMPETENTE...!!!

Anônimo disse...

Nossas polícias precisam: qualificação (pessoal e estrutura) e salário. Aumento de efetvo é ficção. É preciso ainda comando, de cima a baixo. Os roubos de carros, por exemplo: tem local, dia e hora conhecidos. Mas...

Anônimo disse...

A verdade que deve ser dita e que todas as mazelas da violencia urbana tem uas raizes no trafico de dogras e consumo desenfreado e que o Brasil nao produz droga se produz e muito pouca maconha no nordeste mas a cocaina ecrack vem de outros paises e o atual secretario de segurança sabe muito bem disso pois foi secretario de um estado que e porta aberta para as drogas e nada fez como secretario e como policia federal que e que esta que deveria atuar nas fronteiras quse nada ou nada fazem.Portanto esta violencia so acaba se as drogas forem combatidas nos paises de origem dai depende uma atuaçao do congresso nacional e da presidendencia afim de criar mecanismo de punir estes paises com sançoes economicas fechar as fronteiras para estes produtores de drogas que assolam nao so Brasil como o mundo.Do contrario todas as açoes seram de enxugar gelo.

Anônimo disse...

"Me partindo do Rio grande!" quero dizer... meu partido é o rio grande. Tecatásartóri... traste, praga dos inferno.

Anônimo disse...


Acho que todos as manifestações tem fundamento, mas ninguém lembrou, quando se referem às drogas, da proposta de um valente da Assembleia em propor "medalhar com uma das maiores comendas do RS" um dos chefões do narcotráfico internacional, o tal Evo Morales.

Anônimo disse...

A CRISE DA SEGURANÇA NÃO É DAS POLÍCIAS MAS DA JUSTIÇA!
EU JÁ VENHO FALANDO ISSO A MUITO TEMPO, É PRECISO ESCLARECER QUE ESSE EPISÓDIO MOSTRA BEM QUE A CRISE NÃO É DAS POLÍCIAS MAS SIM DA JUSTIÇA DE MERDA QUE NÓS TEMOS E QUE SOLTA OS BANDIDOS E QUE ESSES MUITAS VEZES NEM DORMEM NA CADEIA. NÓS JÁ TEMOS O EFETIVO REDUZIDO DE POLICIAIS, MAS MESMO ASSIM JUSTIÇA CONSEGUE MULTIPLICAR O TRABALHO DAS POLÍCIAS SOLTANDO A VAGABUNDAGEM COM A MAIOR FACILIDADE!

Anônimo disse...

Temos o exemplo de municípios do interior que a própria comunidade está se e unindo para se tornar mais segura. Inclui-se nisso a implantação de câmeras de segurança, auxílio financeiro a BM e civil, contratação De segurança particular; tudo isso, do próprio bolso.

Suely Bernardes disse...

Tudo o que foi dito a respeito do PT e do desgoverno petista é verdadeiro e óbvio.
Mas a não é possível justificar a situação da Segurança Pública do Estado usando este argumento.Um erro não sublima outro!
O governo Sartori, mesmo falido como está, não tem e NUNCA fez um planejamento nesta área vital para os Gaúchos.
Para começar vejamos quem é o atual Secretário da SSP/RS.Esse sr.,se não é beira o amadorismo!!! Mesmo com o envolvimento do filho em episódios estranhíssimos de cargos ele jamais foi questionado pelo Governador?!
Então estamos nas mãos de dois incompetentes: O Governador Sartori que tenta governar e nomeia um secretário que nada entende da Segurança no RS,pois nem aqui morava!
De outro lado quem são o Comandante da BM e o Chefe de Polícia?! O primeiro não tem fibra,pulso para comandar e o segundo já servia ao Governo Tarso Genro!!!POR FAVOR,DAI-ME PACIÊNCIA PRA TANTA ESTUPIDEZ.
E assim ficam os Brigadianos e Policiais Civis na mão destas toupeiras,com salários parcelados,diárias não pagas,coletes vencidos,falta de viaturas e redução de combustível e sem um pila de aumento!
As melhores Polícias do País sendo desvalorizadas cotidianamente.E o Povo Gaúcho à merce da bandidagem! Fora Wantuir Jacini,Já!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/