Editorial, Estadão de hoje - Epitáfio da Pátria Educadora

Não fossem suas consequências trágicas, negando às novas gerações a formação de que necessitam para emancipar-se intelectual e profissionalmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNC) seria mais uma contribuição do governo Dilma Rousseff e do lulopetismo para o anedotário nacional.

Os problemas começaram na escolha das 116 pessoas que redigiram o documento – classificadas como especialistas pelo Ministério da Educação (MEC). O órgão deve ter lá suas razões para não revelar seus nomes. Também não informou os critérios usados na escolha desses pedagogos anônimos nem as instruções que lhes foram transmitidas. Só agora, após a divulgação da BNC, é que alguns nomes estão vindo a público.

Os autores da BNC primaram por apresentar sugestões acacianas, exibidas na novilíngua do lulopetismo. Para o ensino fundamental, enfatizaram o “desenvolvimento de ideias sobre a constituição da terra”, a “problematização do sentido da vida humana”, o prazer inerente a entretenimentos sociais e o prazer de “saborear refeições conjuntamente”. Para o ensino médio, destacaram a análise de processos “que envolvam a dimensão imagética do texto literário”, a “apropriação de recursos linguístico-discursivos para compreender textos orais” e a exploração da “teatralidade e performatividade dos gestos comportamentais no cotidiano”.

Esse aranzel de propostas é o menor dos desacertos da BNC.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

14 comentários:

Anônimo disse...

Se a semente plantada por Brizola tivesse continuado hoje teríamos um povo mais educado, mais pesquisa, mais desenvolvimento e menos violência. Idéias opostas ao desgoverno da atual presidenta/presidento.

Anônimo disse...

ZUCA VÍRUS E CHICUMGUIA FORAM TRAZIDAS PARA O BRASIL PELOS IMIGRANTES AFRICANOS ESTIMULADOS PELO PT, E SIMPLESMENTE NINGUÉM APONTA A ORIGEM E DE ONDE VEIO ESTE PROBLEMA... GOSTARIA DE PEDIR AO AMIGO POLIBIO QUE POR FAVOR ABORDASE O TEMA COMO SURGIU E "DE ONDE VEM O ZICA VÍRUS/CHICUMGUIA" OBRIGADO POLIBIO

Anônimo disse...

O epitafio deveria ser do Brasil....O Brasil terá de morrer para depois como uma semente germinar de novo com mais civilização....é como a planta.. tem que morrer para germinar...

Unknown disse...

Tudo que penso e escrevo tem um direcionamento proposital. Nada é generalizado. Serve na cabeça de alguns e em outras passará longe...
Como minha bisa dizia:
"Não interessa se foi você quem fez a merda. Em vez de ficar justificando que não foi você quem a fez, limpe-a assim ela irá parar de feder. (Chulo,não?).
Pois é. A geração da minha bisa foi muito melhor que a geração dos meus avós, muito acima da dos meus pais e da dos meus filhos e dos meus netos não haverão adjetivos para a distanciar .
A farsa na Educação começa na Equação ingrata:
Professores + Alunos - Pais x Políticos = Caos
O Professor que não sabe nada ensina 1/2. O Aluno não quer nada não aprende 1/4. Os Pais ocupados entregam ao estado e para os Políticos a Educação de seus filhos e depois reclamam quando estes colocam minhoca no buraco que são os cérebros de nossos Estudantes.
É óbvio que não falo de todos. Mas as exceções são raríssimas. Nossos professores extasiados e cansados pela luta inglória por melhores salários deixam o cérebro pendurado na aba de um penico, e não se prestam a entender que são a 35 anos massa de manobras para seus sindicatos( onde suas lideranças os usam como trampolim para a vida política), sindicatos estes manipulados por ideais e ideias insanas imposta por um ou mais partidos que por hora fomentam a desgraça da nação.
Nossos Alunos passam longe dos alunos da era de minha bisa, os quais não tinham a facilidade e a acessibilidade que estes inconsequentes tem hoje. A fórmula da Educação na época de minha bisa era:
Professores / Respeito + Alunos /Esforços X Pais - Políticos = EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO essa que gerou o início para toda a evolução tecnológica as quais experimentamos hoje.
Começamos a desmontar a EDUCAÇÃO no Brasil, quando demos aos nossos alunos facilidades nunca antes vista. Ao retirarmos o esforço da Equação, nós a deterioramos e enfraquecemos seu equilíbrio. E não estou me referindo a famigerada Progressão...
Ao retirarmos o Respeito ao Professor (embora suas intermináveis greves e sua demonstração de apego a ideologias em curso, fomentaram este distanciamento entre Pais,Alunos e Professores), a Equação sofreu um golpe mortal e expos uma sociedade a Políticos inescrupulosos ,gulosos por verbas ( uma vez que na cabeça de um político mais Educação signifique mais obras, verbas e como sabemos que só se ganha dinheiro na política gastando...)
Estamos as voltas nos dias de hoje com uma pseudo revolta de estudantes que tem um paradoxo estranho:
Estão lutando por uma escola ao qual todos cagam nela e a desmontam em sua plenitude. Entrem em qualquer uma e vejam que banheiros portas e janelas estão depredadas, carteiras riscadas e quebradas não por uso mas por péssimo uso. Veremos que esses pseudos alunos tem baixa frequência escolar mesmo morando a metros da escola,coisa que na época de minha bisa era impossível.
Em síntese minha bisa dizia que não devíamos chorar antes de levar as chineladas, pois as chineladas eram necessárias e nem doía tanto...

Anônimo disse...

O petismo precisa de muitas mentiras para se manter,também de burros e de muitosignorantes e a "paria educadora" é pródiga nestes quesitos! Querem é um futuro tribal africano enquanto deixamos passar o cavalo encilhado que leva ao primeiro mundo. Em vez de lutarmos para criar pessoas que possam combater o câncer, criamos uma geração que vai é morrer de dengue, febre amarela e outras preciosidades bolivariano-terceiro-mundistas à moda as mais primitivas tribos africanas, este é o futuro do Brasil de Lulla e Dilma se não retomarmos as rédeas de um Brasil democrático e sem o cínico fascismo reinante!

Tucano do sul disse...

Faz parte do receituário comunista. Depois vêm fazer chacota de quem alerta para o perigo.

Anônimo disse...

Pátria educadora?
Quando?
Quem?
Onde?
Só pode ser coisa do PT.
Só não viu quem não quis.
Era e foi pura mentira e hipocrisia do PT.
Educação no Brasil,é enganação,empulhação.
O PT não pode educar para se manter no poder eleito pelos analfabetos da bolsa família.
Tenho dito.

Anônimo disse...

KKKKK

Anônimo disse...

Arre, Políbio! Conhecimento que é bom, nem pensar! Mas arrisco dizer que os "luminares" que produziram essa "base" são todos das ciências humanas das faculdades federais, comandados pela chaui. Aposentei-me como professora da rede pública vendo gerações inteiras de professores e alunos sendo idiotizados por essas bobagens denominadas "plano político-pedagógico, parâmetros curriculares nacionais, lei de diretrizes e bases da educação nacional", todas manipuladas pelo bolivarianismo.
Como bem disse o anônimo das 16:14, nossas futuras gerações continuarão chafurdando na mediocridade da dengue, diarreia, malária,... Não veremos nossos meninos e meninas trabalhando e pesquisando em laboratórios de ponta. Uma pena e um desperdício!

Anônimo disse...

PT sonha com um povo similar a Africa e Venezuela. Que se contenta com pouco, que não enxerga que é massa de manobra, completamente ideologizado pela doutrina deles e dependente das migalhas que oferecem.
O início disso é a desconstrução das disciplinas de humanas, que replicam somente as abordagens que acham convenientes.

Anônimo disse...

Patria educadora com dilma e o pete NON EKSISTE!

Anônimo disse...

Disciplinas como matemática, português, literatura brasileira, história, geografia, física, químida, biologia, educação física, ensino religioso (como antigamente), isso, nem pensar, não é mesmo! O que o zica não destruir o cérebro das crianças, a "nova educação" lulopetista, destruirá! Obrigado, ó Deus, por eu ter feito minha instrução nas décadas de 70 e 80. Estávamos livres desse lixo de agora!!!

Anônimo disse...

Porra meu, hoje os comentários estão todos afinados a mais pura constatação da merda que os ignorantes e os mal intencionados que votaram nos PTistas nestes anos todos nós colocaram.

samuel disse...

O petismo sempre existiu ANTES do PT, partido que apenas juntou todos esses maus hábitos culturais e os colocou sob uma bandeira. Mário de Andrade conhecia bem esses maus hábitos e os retratou em seu Macunaíma.
Petismo é definição de caráter.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/