Artigo, Mansueto Almeida - O que será de 2016.

Manuseto Almeida é um dos maiores especialisas em finanças públicas do País. 

Não estou otimista com 2016. Alguns dos meus amigos me falam que as previsões são mero exercícios imprecisos de futurologia e, assim, 2016 poderia nos surpreender. Não é bem assim. Primeiro, é verdade que o PIB pode não cair 3%, mas ninguém espera crescimento algum porque o resultado ruim deste ano já leva para o próximo uma queda do PIB de perto de 2%.

Segundo, quem acha que as teses liberais venceram o debate está, na minha opinião, equivocado. É muito provável que um debate sobre ajuste estrutural no longo prazo, com temas como reforma da previdência, ocorra, simultaneamente, com a defesa de uma expansão da despesa pública e de empréstimos para estados no curto prazo. A tese é a de sempre: expansão da despesa no curto prazo ajudaria o crescimento. A mágica fácil do crescimento.  O resultado liquido disso para mim é incerto.


Terceiro, quando se olha a composição da equipe econômica do governo, as pessoas que lá estão (sem demérito algum) não têm simpatia pelas teses de ajuste do mercado, confiam excessivamente no papel indutor do Estado na economia e sofrerão enorme pressão por parte do Congresso Nacional para serem mais flexíveis. Não surpreende o debate publicado nos jornais de um possível aumento da meta da inflação para 5,5% (ver aqui), o que seria um verdadeiro desastre.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Emmanuel disse...

É ... em toda as soluções propostas - exceto, aquelas que já se tornaram históricas - a cantilena é sempre a mesma: expansão de gastos e crédito para os entes quebrados do estado em suas três esferas.
Há um som por trás disso tudo!
Sim ... há um som: o som da guitarra imprimindo dinheiro falso com a tarja da Casa da Moeda!
Todos os alicerces da economia saudável e responsabilidade fiscal conquistados a partir do plano Real acabaram ruindo nas mãos do governo que participa do maior caso de corrupção e desvio de verbas de que se tem notícia no mundo moderno!
A inflação descontrolada chega para ficar ... e só sairá depois que o povo brasileiro se livrar do governo irresponsável.
Por certo, quando fevereiro chegar, a frase mais comum será: ano bom foi 2015, porque 2016 é um desgraça.

Anônimo disse...

O governo petista por ser muito burro e irresponsável, não percebeu que no início do governo do megalômano e ególatra Lulla, tudo o universo econômico conspirou a favor do Brasil, mas devido à incompetência aliada à burrice típica de quem põe as ideologias acima de seus neurônios, tivemos crescimento muito abaixo de nossas possibilidades, menos da metade de China e Índia. Passou-se a bonanza mundial, a Índia e a China ainda crescem entre 7 e 8% ao ano, nós decrescemos 3%, menos três feito rabo de cavalo, prá baixo, olhando bem na matemática simples, ficamos num mesmo patamar atrás destes 2 membros do BRICS, e muito abaixo da maior parte dos países mais poderosos. Dilma quer continuar e acentuar procedimentos econômicos que funcionaram muito abaixo das expectativas nos últimos 14 anos, portanto funcionaram muito mal. Agora com os mesmos mecânicos, com as mesmas peças e com a mesma burrice ela diz que poderemos consertar nossa economia? De onde nunca saiu nada, certamente nada de melhor sairá.

O tempo passou na Janela
E só as esquerdinhas não viram

São Chico, rogai por nós!
Cruz, credo, o Brasil está perdido

Anônimo disse...

O Brasil tem milhares de especialistas em economia e técnicos de futebol:

Economia tá um caos e perdemos a copa por 7x1.

Anônimo disse...

Políbio,

É impressionante como grande parte da população ainda engana-se com a economia para 2016. Acho que é falta de coragem.

O ano de 2016 vai ser uma DESGRAÇA, pois a poupança e o emprego e o seguro vão acabar para uma grande parte dos brasileiros.

DUVIDO que um empresário vá colocar dinheiro para ampliar seus negócios(de uma maneira geral) com a Dillma no poder.

Mesmo as multinacionais que tem um horizonte maior, vão cortar custos, demitir, enxugar e manter a rentabilidade. Dos médios e pequenos, eu tenho certeza que seguiram este caminho para não falirem.

JulioK


JulioK

Anônimo disse...

Sejamos realistas ; So um milagre tira a vitoria do Lula em 2018 .A eleição para presidente em 2018 esta ganha para o PT . Nem importa se a crise econômica e política se prolongar ate la . A questão e' se apos o Lula ganhar em 2018 o PT se perpetuara no poder ou não .
Ha a possibilidade de um terremoto perfeito para nos de direita e o preço das commodities voltar a subir . Por exemplo o petróleo esta artificialmente baixo . Por uma questão americana para prejudicar a Russia .Conseguira mater muito tempo nesse patamar e por um outro lado favorece o outro grande competidor a China .Seria uma dupla sorte para o Lula e levaria para a aposentadoria a direita .
Se isso ocorrer PT, pode ate roubarão o que quiser, que ficara décadas no poder .Obvio que nada e' para sempre , mas parecera uma ' eternidade ' .

Tucano do sul disse...

Tá forte a branquinha hein?

Anônimo disse...

nas atuais circunstâncias, o povo não aceitará se deixar reoprimir pela direita: haverá guerra.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/