Supremo proíbe doações de empresas privadas em campanhas eleitorais

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira proibir as doações de empresas a campanhas eleitorais. A votação se encerrou com um placar de 8 a 3 contra a continuidade do financiamento privado, sistema que estava em vigor no país. Os três ministros que votaram a favor foram Gilmar Mendes, Celso de Mello e Teori Zavascky.



— A Corte entendeu por maioria qualificada que é proibida a doação de verbas por parte de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais — disse o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowsky, ao anunciar a decisão.

31 comentários:

Anônimo disse...

O que é bom para o PT, é ruim para o Brasil.

Anônimo disse...

O PT NÃO PRECISA DE NADA DISSO...ELE ROUBA O DINHEIRO DAS ESTATAIS MESMO,É O COFRE DELE...O PT DÁ RISADA DE TUDO ISSO...QUE BANDO DE PATETAS,VAI FICAR MELHOR PARA O PT,ELE SE ALIMENTA DAS ESTATAIS PARA SE MANTER NO PODER...PRA ELE TANTO FAZ PROIBIR OU NÃO,QUE O DIGAM OS ALOPRADOS DO LAVA JATO...BRASILEIROS TROUXAS MESMO...

Anônimo disse...

Coisa bem feita.

Anônimo disse...

MUDA NADA. SÓ ALTERA OS "DOADORES".

Anônimo disse...

COMO GILMAR MENDES FALOU > PT TEM DINHEIRO DE SOBRA PARA MUITAS CAMPANHAS, NÃO PRECISA MAIS DE DOAÇÕES.

Anônimo disse...

Oficializaram o por debaixo dos panos, mais uma contribuição do petismo à corruPTocracia brasileira. Enquanto tivermos o esquerdo-petismo estamos fadados ao analfabetismo civilizatório.

Ivo Leo Hammes disse...

Abriu-se a porteira para o "financiamento" clandestino. Haja "laranja". O PT foi o partido que mais recebeu de empresas, até em anos não eleitorais; isto o que foi declarado e que, portanto, pode ser verificado. Agora se comportam como aquela mulher que traia o marido no sofá. Só que em vez de o marido achar que o sofá deveria ser vendido, é ela que diz: "meu bem vamos vender este sofá que aí não posso te trair mais". É o passo nº 1 para a bolivarianização das nossas eleições. Passo n° 2 é a votação em lista fechada e ordenada de candidatos. Passo nº 3 é o financiamento público da campanha. O petista Ministro Barroso foi o grande vitorioso. Quem perdeu foi a democracia.

Anônimo disse...

Agora é só aprovarem aquela lei que permite a internalização irrestrita de valores depositados no exterior, mesmo sem origem declarada, e o PT CONSEGUIU EMPLACAR MAIS UM GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA!!! Os bilhões ROUBADOS DO ERÁRIO, depositados no exterior, entrarão alegremente e poderão serem utilizados para comprar mais umas 4 eleições presidenciais para os bolivarianos!!!! Golpe de mestre!!!!

Emmanuel disse...

Que Corte maravilhosa !! Permitiu que o PT esvaziasse os cofres da estatais, elegeu Lula, elegeu Dilma e agora diz que nenhuma outra empresa pode fazer doações!
Parabéns para os ministros com letra minúscula: PT e seus quejandos agradecem o favor de terem legitimado a roubalheira e garantido a extinção de concorrência.

Anônimo disse...

Chupem, coxinhada!!!
Chupa, Gilmar Mendes!!!

Anônimo disse...

próximo passo, financiamento publico...

e esta cheio de otário nos comentários dos grandes portais de noticias comemorando essa decisão...

os infelizes mal sabem que são eles que irão pagar - mais essa - conta...

Anônimo disse...

Que presentão para o PT! Teremos de tomar outra atitude! Já estamos quase iguais a Venezuela, falta pouco.

Anônimo disse...

Alguém acredita que campanhas eleitorais deixarão de receber dinheiro de pessoas jurídicas (empresas)?
Correta decisão do STF, mas na prática...

Anônimo disse...

Ou eu tô louco, mas essa decisão não seria uma atribuição do Congresso, o STF agora está legislando sobre uma matéria que interessa principalmente à classe política?!

Anônimo disse...

E agora, como nossos Deputados vão fazer para comprar e reformar suas casas na cidade e no litoral ?

Anônimo disse...

Está correta a decisão. Agora precisa-se limitar os pagamentos por pessoas físicas, caso contrário, não adiantará nada. Mas acima de tudo é necessário um freio nos gastos das campanhas. Quem gasta-se mais do que certo limite deveria ser impedido de tomar posse.

Anônimo disse...

Só vale se a grana tiver sido desviada da Petrobrás, Eletrobrás, Caixa, Correios, etc.

Anônimo disse...

Agora, sim, vai começar a voltar ao Brasil aquela grana toda que o PT mandou para Cuba, via programa Mais Médicos.

Anônimo disse...

GILMAR MENDES tem razão. Há muito dinheiro brasileiro desviado pelo PT depositados e créditos juntos a governos que a Justiça Federal nunca irá conseguir o retorno:

-VENEZUELA = Créditos e dinheiro
-BOLIVIA = dinheiro
-Cuba = Créditos
-Guatemala = Muito dinheiro
-Uruguai = muito dinheiro
-Argentina = créditos
-Países Africanos = Créditos e muito dinheiro
-Países Asiáticos = Muito dinheiro
-Europa = Muito dinheiro
-Paraísos fiscais = Muito dinheiro

Com todo este dinheiro a máfia se manterá no poder por muito tempo e partidos não alinhados não conseguirão recursos suficientes para reverter, pelo simples fato: TODOS TEM PREÇO mas os brasileiros se vendem, tal qual nos tempos dos seus antepassados, por presente singelo tal qual um espelho pra se ver.

Só restará duas classe a rica, alinhada ao PT e a pobre, aposentados e trabalhadores.



Hermes Vargas dos Santos disse...

Os empreiteiros corruptos perderam, apesar do dinheiro gasto com o mafioso Gilmar Mendes. Agora não dá mais pra dizer "as doações foram legais" ... O câncer que corrói o tecido político brasileiro sofreu um duro revés, pois os representantes do povo não poderão, sob pena de prática criminosa, representar os interesses dos grandes capitalistas corruptos ... Por isso mesmo, o mafioso Cunha (e os demais marginais comprados pelos empresários) se antecipou a essa medida sanitária, e quer legalizar a compra de presidentes, deputados, senadores, governadores, prefeitos e vereadores; mais, quer tornar ocultas tais "doações".

Anônimo disse...

ONGs,Sindicatos,Imprensa,Artistas,Centrais, "Movimentos Sociais"e outras instituições recebem algum pixuleco do desgoverno?Eles poderão ajudar algum partido?Qual partido eles ajudarão? Brasil,me engana que eu gosto.

Anônimo disse...

E tem PasTel mal informado ou com má fé que defende essa demagogia.

Anônimo disse...

E os Fundos de Pensões que afundaram?

Anônimo disse...

Logo logo o Congresso dá um jeito nisso. Nem percam tempo analisando.

Anônimo disse...

Anonimo das 18:57: O que você quer dizer exatamente com o termo COXINHADA ??????? Gostaria de saber, por favor explique (caso saiba é claro).

Anônimo disse...

Anos e tempo gasto com a decisão de empresa pode ou não dar dinheiro para campanhas.
Gilmar está certo, não é correto, via poder econômico, Dilma ter tido 12 minutos de televisão e Marina Silva menos de 1, até porque quem está no governo já tem a máquina pública a seu favor.
Falta o principal, gastar toda esta força para agilizar a punição de infratores, com penas mais duras, sem a possibilidade de vários recursos e sem prescrição crise e tempo de mídia igual para todos. Só isto acaba com a manipulação das eleições.

Anônimo disse...

Em 12 anos de desgoverno Lula e Dilma foram "gastos" 22 bilhões com publicidade estatal, sendo que empresas monopolistas como Petrobrás e correios não deveriam nem fazer propaganda. 6 bilhões apenas para a rede Globo.
15 bilhões para a tal lei Rouanet para comprar apoio politico de artistas e pseudo-intelecutais, fazerem defesa pública do PT, Lula e Dilma, como Marieta Severo e Jô Soares. E pelo menos 1 bilhão de repasses para sindicatos, como a CUT, que se diz contra o repasse, mas recebeu R$340 milhões ! Isso sem falar nos caixas 2,3,4...dos Mensalão, Petrolão, Mais Médicos (dinheiro que vai para Cuba e volta) e outros que ainda vão aparecer.
Entenderam agora que o PT controla a máquina de dinheiro infinita do gov. federal e com essa medida livrou anos-luz a frente dos demais partidos em termos de arrecadação de dinheiro ?
E se é tão contra o financiamento privado, porque SEMPRE aceitou dinheiro de empresas ? Centenas de milhões de JBS/Friboi, Odebrecht, OAS, UTC...
A próxima medida é o voto de lista fechada para cassar o direito do eleitor de escolher o seu candidato, que será escolhido pelo partido.

Anônimo disse...

Aceitem a DERROTAS trouxas ou morram de raiva ou tomem rivotril para aguentar. As doações para politicos vai continuar, não é o fim do mundo, vai ter mais controle. Se tiver caixa 2 e for comprovado leva ferro. O Ministério Público é o fiscal da Lei e são muito bem pagos para fiscalizar, além doque um partido fiscaliza o outro.

Mordaz disse...

Agora só pixuleco. Ou aquele dinheiro todo na Suíça era para campanha? Os imóveis do Lula eram para campanha? Agora o povo vai financiar do seu bolso as campanhas e os pixulecos serão todos dos políticos.

Anônimo disse...

ANONIMO das 09:12, "coxinha" é um termo que mãe do anônimo das 18:57 dizia noutros tempos no meretrício!

Anônimo disse...

polibio

esse assunto não é do supremo, é assunto do congresso

quem ainda faz ou aprova as leis nesse país para o bem ou para o mal é o congresso eleito pelo cidadão e pelo que se sabe a camara aprovou lei que permite as doações empresariais

então o supremo não tem que dar palpite nenhum, ele o supremo tem é que cuidar de aplicar bem a lei que existe e principalmente o código penal para os mensaleiros e petroleiros do pt que estão no governo a começar com lula e dilma do pt

congresso no supremo......

a oab que va cuidar dos criminosos e não se meter em assuntos do poder legislativo, que ultimamente parece que em alguns casos está ouvindo a voz das ruas como foi o caso da lei contra os di menor e vai também mexer na lei das armas para que o cidadão possa ele mesmo quando achar conveniente fazer sua auto defesa, pois com a tal de segurança pública sempre em greve não dá mais para contar, até mesmo quando não estão em greve, pois na maioria dos casos chegam só depois que os di menor e os di maior deixaram os cadáveres pelo chão

assim não dá

apesar de tudo, congresso neles......

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/