Artigo, Ricardo Noblat, O Globo - Do jeito que está, o PT não sobreviverá a Lula e a Dilma

Não é só o governo que definha sem saber como enfrentar as crises que afligem o país e sem autoridade política para impor eventuais soluções.
O PT definha tanto ou mais. E isso é mais grave para o partido do que o simples esgotamento do governo que ajudou a eleger, e onde detém uma dezena de ministérios.
Governos passam. Em um país com larga experiência democrática, os partidos ficam. Ou se transformam.
O PT foi um sucesso antes de acelerar ladeira abaixo. Nenhum partido entre nós governou mais de 12 anos seguidos como ele.
Começou a cair quando preferiu negar o inegável – que escolhera a corrupção como meio para governar.
Até hoje, Lula, o criador do PT e seu principal líder, se recusa a admitir que o mensalão existiu.
Pediu desculpas por ele na televisão. Afirmou que fora traído pelos que o inventaram. Nunca deu o nome dos traidores.
A queda acelerada do PT coincidiu com o ano da reeleição de Dilma.
A descoberta da roubalheira na Petrobras mostrou que o PT jamais abriu mão da corrupção como meio de governar.
Para escapar da suspeita de que roubara ou deixara que roubassem, Dilma jogou no colo de Lula a compra explosiva da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
Foi o recomeço do pesadelo do PT que parece ainda longe do fim.
Dilma traiu um projeto de poder compartilhado por ela e que a beneficiou pessoalmente.
Nada tem de pura como faz questão de parecer. Apenas largou de mão os companheiros quando a lama ameaçou afoga-la.
O que será do PT depois que Dilma e Lula submergirem?

Existirá Justiça capaz de punir dois ex-presidentes e poupar um partido que foi comprovadamente financiado por dinheiro sujo?

9 comentários:

Emmanuel disse...

Esse texto não diz nada com nada.
Com efeito, desde a sua fundação o PT é reconhecidamente um embuste. Nada do que fez chega a espantar qualquer observador pouco mais atento. De mais a mais, me recuso a crer que só eu tivesse visto isso! É óbvio que há milhões de pessoas dizendo aquela frase célebre: "eu bem que avisei!!"

Anônimo disse...

NÃO MUDA NADA. PT É UMA SIGLA E ISSO SE ALTERA FACILMENTE, O PMDB É IGUAL E NÃO SE FALA NADA, ENTÃO TUDO NA MESMA.

Anônimo disse...

lula ainda vai concorrer a presidente pelo pmdb.

Anônimo disse...

O cara é um energúmeno, pois seria mais razoável dizer que, do jeito que está, Dilma são sobreviverá ao PT e ao Lula ...

Anônimo disse...

O PT é o Lula. Agora que todo mundo sabe que ele é pilantra todo mundo sabe também o que o PT significa.

Anônimo disse...

Espero que todos os ex e atuais ocupantes de cargos sejam investigados, pois esses também têm culpa. Apoiaram, muitas vezes cegamente, outras por conveniências, os maiorais imorais desse partido. Esses não tiveram a ética, a sensatez, a coragem de lutar contra os desmandos dos que estavam em níveis mais altos, acharam melhor continuar como "paus mandados" e não sair da zona de conforto do emprego público. Por fim, o que me deixa muito mal, é que tenho conhecidos e parentes que, ainda, apoiam e admiram o Partido dos Traidores. Pode isso?

Anônimo disse...

Também o PT não faria o que fez se não tivesse apoio de outros partidos.Muitos que hoje atirarm pedra, nesses 12 anos usufruiu de tudo que o PT usufruiu.O povo deverá saber separar o joio do trigo.Quando assisto a TV Senadoou TV Câmara fico indignado com o sinismo de alguns que se lambusaram na mesa desse desgoverno e agora com maior cara de pau critica a situação atual.

Anônimo disse...

Se a lei eleitoral for aplicada de forma isenta e honesta, o PT tem imediatamente cassado seu registro.

Anônimo disse...

O PT é a união da bandidagem sindical representada pelo Lula, ignorante iletrado e ladrão chefe da quadrilha, com a bandidagem "marxista revolucionária", que assaltavam bancos, representada pela Dilma, estúpida e ex-terrorista, e essa mistura só poderia dar nisso que deu: a pilhagem e destruição do país!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/