Bancos sugerem que seus clientes não se mexam diante da crise do rating.

O editor acaba de visitar um dos bancos da cidade, onde foi encaminhar um empréstimo consignado, mas acabou colocando a mão no comunicado a seguir, enviado hoje para seus clientes mais abonados.
O texto vai na íntegra, porque ele reflete a posição de toda a banca brasileira, preocupadíssima com o rebaixamento da nota de rating soberano por parte da S&P, mas ao mesmo tempo buscando opções para negócios, sobretudo investimentos, com seus clientes.

Leia tudo:

A respeito do rebaixamento da nota de rating soberano por parte da Standard & Poor's, decisão divulgada ontem e hoje amplamente noticiada:

• O rebaixamento desta nota por parte da S&P já era esperado, talvez apenas para o ano que vem, mas o mercado já vinha precificando nos juros praticados este evento. Ressalte-se que a S&P é, historicamente, a primeira agência de rating a efetuar movimentos deste tipo, tendo sido a primeira a atribuir grau de investimento ao Brasil em 2008;

• O país ainda possui grau de investimento nas outras duas agências de rating – Moody's e Fitch - , o que permite ainda a fundos estrangeiros (especialmente de pensão) aplicarem em nosso país. A Fitch ainda concede nota BBB em sua escala, dois degraus acima do grau de investimento, enquanto a Moody's atribui nota Baa3 em sua escala com viés negativo, o que representa a nota mais baixa com grau de investimento, porém esta agência reavaliou a nota, em sua visita ao país, há menos de um mês, não tendo perspectiva de reavaliação ainda neste ano;

• Os mercados abriram em grande aversão ao risco na manhã de hoje com grande aumento nas curvas de juros, porém os agentes já estão mais tranquilos e amenizando as oscilações;

• A ata do COPOM divulgada hoje mostra que o ciclo de alta nos juros básicos se encerrou, com tendência a estabilidade até o final do ano para posterior início de trajetória de queda, visando reativar o dinamismo da economia;

• Para os clientes que não precisam de liquidez e estão atrelados majoritariamente na renda fixa o cenário é muito positivo.

• A inflação, principal temor do governo neste ano, já apresenta números mais acomodados, destaque para os 0,22% observados no mês de agosto, muito abaixo dos meses anteriores;

• Reafirmamos nossa ideia de que o horizonte de médio e longo prazo para o país é positivo.
                                                            
Ante o exposto, sugerimos que não sejam tomadas decisões de realocação neste momento, especialmente motivadas pela emoção das notícias recentes. Casos pontuais são analisados na consultoria do dia-dia.


12 comentários:

Anônimo disse...

E A CAIXA FEDERAL ENVOLVIDA EM GOLPE DAS LOTERIAS. SE INVESTIGAÇÕES FOSSE REALMENTE A FUNDO O NEGOCIO IRIA FÁCIL CHEGAR A BILHÕES OU MAIS.

Anônimo disse...

QUANDO UMA AGENCIA BAIXA NOTA, GERALMENTE AS OUTRAS NÃO O FAZEM.

DÃO UM TEMPO PARA O PAÍS AGIR.

MAS COMO TEMOS PT E PDMB DO GOVERNO SÓ VÃO FALAR DO PISO . . . AGIR, SÓ PARA FERRAR O POVO.

Anônimo disse...

BANCO SIMPLESMENTE NÃO QUEREM QUE CLIENTES TIREM DINHEIRO DAS CONTAS.

MAS, SE ALGO ACONTECER, TAMBÉM TERÃO UMA DESCULPA. COMO SEMPRE.

Anônimo disse...

minha avó dizia que dinheiro bom é debaixo do colchão.

Anônimo disse...

Esta avaliação é do Santander ?

Se for, não tem muita credibilidade.

Anônimo disse...

O pt e o pmdb só querem mais um pouquinho de tempo para poderem alterar a lei e permitir trazes os bilhões de dólares lá de fora sem custo algum e sem quaisquer pergunta de onde provem os recursos. Só isso. No mais nada vai mudar.

Anônimo disse...

O governador Sartori atrasa as atitudes que tirariam o Estado da crise: apresente emenda constitucional para que o Estado possa estar focado na atividade-fim (educação, saúde e segurança), e deixe o Estado mais leve, sem Corag, Procergs, Banrisul, etc...

Aliás, aos funcionários públicos uma dica: O Banrisul pertence ao Estado, o mesmo Estado que atrasa o salário. Ou seja, quem paga juros por utilizar cheque especial, paga juros ao mesmo ente jurídico que atrasou os salários. Sugestão: PORTABILIDADE - deixem o Banrisul, migrem para outros bancos que oferecem as mesas taxas (ou até menores) e com qualidade de atendimento muito superior. Estado é para prestar serviço básico e não explorar atividade financeira. E afinal de contas, é mais fácil o Estado quebrar de vez (com seu banco junto) do que um banco privado, multinacional.

Anônimo disse...

Então tá, banqueiro dando conselho para o correntista? Bah só no Brasil que os bancos são amigos. Como diria o Fábio Junior; onde esta o dedo do banqueiro?
Joel

Ohsepoa disse...

Essa empresa não tem credibilidade:

Usadas como referência para chancelar investimentos seguros em todo o mundo, os ratings da S&P foram criticados por sua atuação em várias situações, colocando em xeque a sua credibilidade de classificação de risco. O caso mais notório foi quando a "agência de risco" classificou o banco de investimento estadunidense Lehman Brothers com a nota "A" (grau de investimento seguro) até a manhã em que ele quebrou em 15 de setembro de 2008, detonando a crise financeira global daquele ano.

Isso está informado na Wikipédia.

Anônimo disse...

O PETRALHISMO CONTINUA!

HÁ UM ANO 100 REAIS COMPRAVA 50 DÓLARES
HOJE 100 REAIS COMPRA 25 DÓLARES

DÓLAR É REFERENCIA GLOBAL

PERDEU 50%,CINCOENTA POR CENTO !!!

VAI PERDER MAIS 50% LOGO LOGO.

OS BANCOS AGRADECEM SE VOCE NADA FIZER,NÃO SE MEXER E ACREDITAR EM PAPAI NOEL OU NA MULHER SAPIENS.
VOCE VAI LEVAR MANDIOCA E ELES VÃO GANHAR EM CIMA DA IGNORÂNCIA,NÃO FAÇA NADA PARA QUE O PT E OS PETRALHAS CONTINUEM REINANDO.



Anônimo disse...

Estas empresas de rating (Standart & Poor's, Moody's, etc) trabalham alinhadas com o Banco Mundial e FMI, duas instituições financeiras especializadas em propor "ajustes" destinados a socializar os prejuízos e privatizar os benefícios, tapando os furos que a plutocracia do primeiro mundo fez no próprio sistema em 2008, pra lucrar ainda mais por causa de sua ganância e falta de escrúpulos. É chegada a hora do Terceiro Mundo receber esse "cheque sem fundo". Quem vai acabar pagando mais impostos e ter cortados os benefícios sociais? Os de sempre, a patuleia e a classe média, parte dela, por ignorância ou puro masoquismo, até apoiando ser "empalada" pelos abutres do sistema financeiro...

Anônimo disse...

O POVO DEIXOU E VAI DEIXANDO,VAI VER QUE ESTA GOSTANDO.

SE ALGUEM EMPALOU ALGUEM FOI LULA,"A DA MANDIOCA",O PT QUE EMPALOU O BRASILEIRO.

BRASILEIRO BONZINHO TA DEIXANDO, OS MILICOS DEIXARAM E EM BREVE PODEM ATÉ USAR FARDA COR DE ROSA.

O CARA QUE METEU FMI NA JOGADA SABE NADA OU É ENGANADOR.O QUE HOUVE É ROUBO MESMO,NADA DE MAL FEITO,QUALQUER OUTRA HISTÓRIA É DESVIO DO X9, O VERDADEIRO MENTOR DA ROUBALHEIRA.

SE O CHEFE NÃO FOR PRESO LAVA ISSO OU LAVA AQUILO SERÁ PURA ENGANAÇÃO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/