Análise, economia, Carlos Brinckman - Confiar, crer e acreditar

A inflação continua subindo acima das expectativas, o Produto Interno Bruto cai mais do que se esperava, os vários poderes da República se distraem arrancando (para eles mesmos) cada vez mais de uma riqueza cada vez menor. Joaquim Levy? E como empresários e trabalhadores confiarão em Joaquim Levy se as próprias forças do Governo em que ele trabalha o hostilizam e sabotam?

Em economia, como em política, há um fator invisível que determina o futuro: a confiança. Confiar significa compartilhar a fé; dar crédito a alguém ou a alguma coisa. Quem não confia não investe, porque não tem lá muita certeza de que vai receber seu dinheiro de volta. Não investe, não exporta, não cria empregos, não ousa. Para que correr riscos, se sabe que é visto como vaca leiteira?

Em economia, como em política, há profecias auto-realizáveis. Se o público acredita que um banco vá quebrar, o banco vai quebrar, porque todos irão retirar seu dinheiro antes da quebra. Se o público acredita que o Governo é fraco, sem força para cumprir suas promessas, o Governo será fraco até prova em contrário.

Quem pode pedir confiança ao cidadão? O PSDB vota no Congresso contra aquilo que defende e que sempre defendeu, para enfraquecer ainda mais o Governo. O PT vota contra aquilo que defende e que sempre defendeu, para garantir seus cargos. Governistas votam contra o Governo, embora Governo sejam.

Quando não dá para confiar no Governo nem na oposição, a inflação dispara para cima, o PIB dispara para baixo, o emprego some.

E a esperança desaparece.

2 comentários:

Anônimo disse...

Este texto, assim como as diversas falas que a imprensa está divulgando, no meu entender está jogando a responsabilidade pela situação escrota que nos encontramos para a oposição e não responsabiliza a corrupção, a incapacidade de governar do PT e da Dilma. Onde está a verdade de que o programa do Levi é o do PSDB, quando omite que o PSDB desde sempre falou e indicou no corte da máquina pública? Essa fala dos economistas, em geral é de uma inverdade fora do comum, chega a ser co-autora com o petismo. AÉCIO, SEMPRE DEFENDEU A REDUÇÃO PELA METADE DOS 39 MINISTÉRIOS E, POR CONSEQUENCIA OS CARGOS COMISSIONADAS DA CUMPANHERADA. Por quê não há menção a esse fato primordial para o que a oposição defende?
Sim, eu acredito que, houvesse Levy acenado e implementado a redução dos 39 Ministérios, poder-se-ia até fazer uma pequena comparação com o que Aécio (oposição) defende e então cobrar que defendesse o que está sendo implementado. Mas, hoje, não há incoerência com a posição da oposição, pois apenas está defendendo o que propôs durante a campanha. Aécio prometeu rever o fator previdenciário, PSDB votou pela revisão. Aécio prometeu redução dos 39 Ministérios, o PSDB certamente será favorável ou mesmo apresentará um projeto de Lei neste sentido.
Que a imprensa faça uma crítica a si mesmo, para parar de omitir fatos que não podem ser jogados para debaixo do tapete: onde está a contenção da corrupção e dos gastos públicos federais? Onde está a intenção do desgoverno Dilma de parar de tirar dinheiro do FAT e repassar para Cuba, Angola e outros paisecos de meia pataca, que não dão retorno ao Brasil, enquanto aqui a saúde é precária, a educação, as estradas, a segurança pública são uma calamidade pública.

Anônimo disse...

Como é que o cidadão vai confiar, crer e acreditar se os analistas de politica da globo dizem no JN e no Jornal da Globo que o pais está quebrado? E isso tudo é replicado no Blog do editor com seus asseclas, digo, seguidores? Os governos tem de parar de anunciar nessas empresas de comunicação e todas aqueles que pregam o caos. Eles que se virem Pelo menos vai sobrar mais dinheiro para educação, saúde e segurança, ou seja, mais emprego nessas áreas vitais para a população.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/