Opinião do editor - Sigilo nas operações do BNDES é criminoso. BIRD e BID nunca exigiram isto.

O leitor deve prestar bastante atenção ao texto da notícia a seguir, porque ela mostra o DNA do crime do governo do PT no caso dos financiamentos externos do BNDES, com ênfase para regimes autoritários ou completamente ditatoriais de esquerda, no caso os da Venezuela, Cuba, Nicaragua e Senegal.

No veto que apôs à lei aprovada pelo Congresso que elimina o sigilo bancário nas operações do banco, a presidente alegou que deputados e senadores trabalharam contra a lei e contra a competitividade das empresas,.

Nada mais falso.

O dinheiro é público. A caixa preta é intolerável com regras democráticas do jogo, já que nem parlamentares e juizes podem saber o que se passa no caixa do BNDES.

O editor esteve algumas vezes no Banco Mundial e no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em Washington, como também em escritórios de ambos em Nova Iorque, e pode assegurar com certeza absoluta que neles não existe a regra do sigilo bancário absoluto.

No caso do BNDES, o governo do PT quer apenas encobrir as atividades criminosas do BNDES na América Latina e na África.

Sem contar os privilégios que dispensa aos "campeões", os amigos do rei, do próprio Brasil.


16 comentários:

Anônimo disse...

Polibio, mas então quem poderá fiscalizar as falcatruas do BNDES? Os militares? Já passou da hora desse governo criminoso e ladrão cair!

Anônimo disse...

Se o congresso realmente quiser saber, derruba o veto da besta e aprova a lei. Ou cede e troca a manutenção do veto dela por cargos no segundo e terceiro escalões, como sempre...

Anônimo disse...

Dilma está agindo de forma ditatorial e criminosa, parece bêbado em blitz da Polícia que se nega a soprar o bafômetro. Pensando bem ela nunca deixou de ser Estela!

Anônimo disse...

Não foi só Beto Richa. PSDB escondeu todos os seus governadores:

Sem projeto para o Brasil nem vitrines nos estados em que é governo, aos tucanos restou em seu programa na TV maquiar Aécio e FHC como 'mortos-vivos' para encarnar o antipetismo

Que vitrine o governador Beto Richa tem para mostrar no Paraná? Propinas, corrupção, quebradeira nas finanças e massacre de professores.

Geraldo Alckmin impõe um racionamento no abastecimento de água de fato, apesar de se recusar a oficializá-lo. Também aumenta a tarifa para equilibrar a perda de receita da companhia de águas Sabesp com o racionamento, e isso depois de distribuir polpudos lucros a acionistas na Bolsa de Nova York, em vez de investir na segurança hídrica.

O governador paulista também lida mal com a greve dos professores. Não chegou ao ponto de promover o massacre ocorrido no Paraná, mas não dialoga, não negocia, e busca asfixiar os professores recorrendo ao Poder Judiciário para cortar o ponto.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, vive atualmente um período menos turbulento do que Richa e Alckmin, mas se foi reeleito em Goiás, sua imagem nacional continua associada ao escândalo do bicheiro Carlinhos Cachoeira, que indicava nomes no alto escalão estadual. Coim o programa do PSDB já parecido com o desempenho de um ator “canastrão”, ao colocar um FHC posando de indignado com a corrupção que ele nunca combateu, imagine se colocar Perillo junto.

Outro governador tucano que não deu as caras foi Simão Jatene, do Pará. No programa em que Aécio Neves falava em reduzir ministérios sem explicar quais (das Mulheres? da Igualdade Racial? do Desenvolvimento Social? do Desenvolvimento Agrário?), não pegaria bem Jatene aparecer após criar no Pará a Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais e nomear para titular da pasta a própria filha, com salário de R$ 21 mil. Também não favorece Jatene a ação movida pelo Ministério Público Eleitoral de cassação de seu mandato por abuso de poder político.

O quinto governador tucano escondido na TV, Reinaldo Azambuja, do Mato Grosso do Sul, foi acusado pelo senador paraguaio Arnoldo Wiens de ter vínculos com o empresário Vilmar Acosta, suspeito de ter mandado assassinar o jornalista paraguaio Pablo Medina, correspondente do jornal ABC Color, e a assistente dele, Antonia Almada. Os nomes de todos os envolvidos foram delatados pelo motorista de Vilmar Acosta, Arnaldo Cabrera.

Como nenhum governador tinha uma agenda positiva para mostrar na TV, sumiu-se com eles. Restou FHC e Aécio, não para expor projetos, mas se limitando ao papel de antipetistas....

Anônimo disse...

Agora que Dilma fraquejou, mostrou pânico e desespero ao vetar isso, o efeito será exatamente o contrário: o Congresso terá que derrubar o veto, pois chamaram demais a atenção, e os olhos do publico estão todos no BNDES e neles.

Anônimo disse...

Caro Políbio...já que o nobre jornalista tem um que de investigativo...que tal procurar saber sobre um grande empréstimo do BNDES, creio que ele existe, para o Sudão, para a construção de uma maravilhosa ferrovia, sim maravilhosa por que as daqui alem de horríveis não saem do papel...um abraço.

Carlos Bonasser

Anônimo disse...

Estamos em uma democracia ?
Pois é ...

Anônimo disse...

Políbio...
Quem tem rabo que o proteja...
Vai ver que a Dilma tb está esperando a hora para fazer uma delação premiada!!!!!!!
Pois até o momento está exercitando o silêncio premiado...

Anônimo disse...

Tenhamos em mente o seguinte:

NESTE EXATO MOMENTO, APESAR DAS INVESTIGAÇÕES DA LAVA-JATO; APESAR DAS DENÚNCIAS PUBLICADAS NA IMPRENSA, O PT CONTINUA ROUBANDO EM ALGUM OUTRO ESQUEMA - NÃO HÁ DÚVIDA QUANTO A ISSO !

O BNDES DEVE SER O PRINCIPAL FOCO DA OPOSIÇÃO E DA IMPRENSA, POIS É PARA LÁ QUE APONTAM OS INDÍCIOS DE FALCATRUAS INTERNACIONAIS DE PROPORÇÕES INIMAGINÁVEIS !!

BNDES - CONTAS LIBERADAS E PUBLICADAS JÁ - E LUCIANO COUTINHO NA CADEIA.

Anônimo disse...

BNDES é a caixa preta do PT!!!
Esta caixa preta tem que ser aberta!!!

Anônimo disse...

INACREDITÁVEL QUE AS FORÇAS ARMADAS ACOMPANHEM TUDO ISSO E SE FAÇAM DE SURDAS.

COM ESTE VETO O GOVERNO DEMONSTRA CLARAMENTE MÁ INTENÇÃO.

TODOS CORRUPTOS, TODOS OS PODERES.

Anônimo disse...

olha. mesmo se liberar alguma cosita, por "pressão" e "acalmar", será contratos OK, outros ficarão em segredo. tipo cartão corporativo.

se liberação de construção de casas, a caixa federal se enrola nas medições, imagigem em obras grandiosas, onde bndes também deve auferir, ou contratar, mesmo sistema da caixa.

Anônimo disse...

ZH editou esta matéria às 11:42 e publicou no seu site depois do meio-dia, e às 13:30 já não estava mais no site ...

Devem ter recebido uma ligação de Brasília ameaçando cortar a "mesada" mensal com a propaganda estatal do governo federal na Rádio Gaúcha.

É ou não manipulação da opinião pública ???

Por gentileza, Políbio, investigue isso e faça barulho ...

Anônimo disse...

o anonimo das 16:35 está certo.

muitas coisas já foram retiradas depois de editadas, lembro de uma do site terra sobre a "queda" daquele avião da frança em maio de 2009, vôo rio-paris.

Anônimo disse...

BNDES vai abrir sigilo das operações financeiras voluntariamente:

Voluntariamente, o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) pretende abrir, na próxima semana, o leque de informações sobre operações financeiras realizadas no exterior. Segundo apurou o GGN, a iniciativa ampliará sensivelmente o acesso a dados sobre financiamentos de obras em Cuba e Angola, retirando o carimbo de "secreto" dessas negociações. Seguirão protegidos dados sob sigilo bancário e fiscal.

O movimento do BNDES ocorre após pressão do Ministério Público Federal (MPF) por transparência. Em abril, o órgão de fiscalização recomendou ao Ministério do Desenvolvimento que torne públicos os documentos referentes a financiamentos externos. Em entre as investigações promovidas pelos procuradores está o financiamento do porto de Mariel, em Cuba, envolvendo 680 milhões de dólares (dois terços do valor são provenientes do BNDES).....

Anônimo disse...

O ex presidente e o Jose Dirceu, (viajaram para mostrar o Brasil) muito ajudaram o Brasil espraiar sua capacidde construtiva, através das empreiteiras e dinheiro farto vindo do Tesouro Nacional. Rombo em cima de rombo nas contas e financiamentos públicos(sigilosos).
Quando PARA esta roubalheira? Como impedir estes ladrões que não deixam ninguém saber o que fazem com o dinheiro público?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/