Protestos na entrega da Medalha da Inconfidência em Minas. Governador do PT medalhou até Stédile.

Manifestantes foram às ruas de Belo Horizonte e de Ouro Preto (MG) neste feriado de Tiradentes para protestar contra a escolha dos homenageados que receberam a Medalha da Inconfidência.

A homenagem, principal honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais, foi feita pelo governador Fernando Pimentel (PT), que entregou a medalha a 141 personalidades durante cerimônia na manhã desta terça em Ouro Preto.

Entre os homenageados estava o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, que recebeu o Grande Colar da Inconfidência. Em 2013, o homenageado foi o ex-presidente da corte, Joaquim Barbosa.

Durante o julgamento do mensalão, Lewandowski e Barbosa protagonizaram troca de farpas públicas. Em diversas situações, Lewandowski tomou posições a favor dos réus do mensalão enquanto Barbosa, contra.

O protesto foi organizado nas redes sociais por grupos como Vem Pra Rua, Movimento Brasil Livre, Basta Brasil, Brava Gente Brasileira, Movimento Pró Brasil, Minas Sem PT, entre outros. Muitos professores, que estão em campanha salarial, engrossaram a manifestação

Levando uma faixa onde se lia "A Inconfidência é dos brasileiros e não do PT", os manifestantes chegaram ao evento logo cedo, dizendo que o objetivo era repudiar a decisão de dar a Medalha da Inconfidência a "apadrinhados do PT de reputação duvidosa". Nas redes sociais, o grupo Vem Pra Rua afirmou que "Tiradentes é um herói que não merece essa afronta."

Alguns manifestantes batiam tampas de panela durante o discurso de Pimentel e Lewandowski. O governador chegou a dizer, ao iniciar seu discurso, que respeitava as vozes contrárias, mesmo que elas usem "palavras equivocadas".

Além de Lewandowski também foi homenageado João Pedro Stédile, presidente do Movimento Sem -Terra.

Em Belo Horizonte, o protesto começou na praça Tiradentes e seguiu em direção à praça Floriano Peixoto. Segundo a Polícia Militar, o ato reuniu 120 pessoas.

Ainda de acordo com a PM, o protesto foi pacífico e não houve confrontos.

Procurado pela reportagem, o governo de Minas afirmou que os homenageados são escolhidos por um conselho formado por representantes de entidades civis, professores, pesquisadores, historiadores, juristas e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, "com plena independência de atuação".

"A definição dos homenageados, portanto, tem como critérios os relevantes serviços prestados ao Estado, dentro das respectivas áreas de atuação de cada agraciado", afirmou, por nota, a assessoria.

'INJUSTIÇADOS'

Durante a solenidade para entrega da Medalha da Inconfidência, o governador petista citou a história de Tiradentes para defender a presunção de inocência de réus, e criticou "justiçamentos" feitos para saciar "sede de vingança".

Em seu discurso, Pimentel afirmou que Tiradentes "foi punido pela conveniência de não se punir mais ninguém. Foi levado ao altar dos sacrifícios para saciar a sede de vingança dos poderosos da época".

"Todo réu é inocente até que sejam esgotadas todas as possibilidades de defesa. Isso não é um mantra contra os desmandos. É sim, um limite contra os desmandos, como aquele que afligiu Tiradentes", disse.

Sem mencionar diretamente julgamentos da história recente, como o mensalão, o governador afirmou: "Justiçamentos podem ser tudo, menos justiça. Justiçamentos podem saciar a voracidade do arbítrio, podem apetecer a gana das vaidades, mas jamais irão alimentar a fome de justiça".

Sobre o ministro Lewandowski, o petista disse que ele "já se mostrou fiel a mais sublime e nobre missão de um magistrado: ter a coragem de ir contra os aparentes consensos, guiado apenas pela solitária e genuína convicção da inocência ou da culpa, mas sem se deixar intimidar pelos clamores de um, de outro, ou de qualquer lado".

29 comentários:

Anônimo disse...

O intuito dos petralhas é de transformar a honraria da homenagem da entrega da Medalha da Inconfidência em uma patifaria, avacalhar literalmente, esculhambar, assim como fizeram com todas as instituições no Brasil todo!

Anônimo disse...

é exatamente por causa dessas falas ou discursos como o do energúmeno de defender o indefensável, que o Brasil está de saco cheio dos petistas.

Anônimo disse...

Os bolivarianos se entendem. Felizmente o povo brasileiro parece que já entendeu quem são eles. Seus dias na política estão contados.

Anônimo disse...

E por que não deram uma medalha ao Marcolla, afinal este último é menos cínico e até respeita mais as leis, por incrível que possa parecer!

Anônimo disse...

BRASIL PAÍS DA VERGONHA

Gustavo disse...

todo petista é um midas ao contrário..
tudo que toca vira merda.

Anônimo disse...

De gota em gota um dia o copo entorna!

Anônimo disse...

Os homenageados com a medalha TIRADENTES pelo petralha governador de Minas deixam
no chinelo, na poeira, anos luz
para tras um tal de JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

As férias coletivas do presidente do sindicato

Enquanto o presidente do sindicato dos metalúrgicos do ABC passa férias em Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, voando em jatinho fretado pela Odebrecht, com Lula e Fernando Morais, a indústria automobilística do ABC é obrigada a dar férias coletivas aos seus operários.

A Volkswagen vai parar todas as atividades da fábrica de São Bernardo do Campo entre os dias 4 e 14 de maio. 13 mil trabalhadores entrarão em férias.

Na Mercedes-Benz, também em São Bernardo do Campo, todos os 10 mil funcionários estão de folga hoje e amanhã. Esse tipo de parada geral vem ocorrendo desde o ano passado na unidade.

Luiz Vargas disse...

O para$ita João Pedro Stédile só poderia ser "medalhado" por um ex-terrorista.
Num país sério e com leis objetivas, sem o viés da subjetividade que PermiTe leitura nas entrelinhas, este para$ita ao invés de ser "medalhado" seria enjaulado.
Não tenho visto quase nada na imprensa sobre o INVASÃO do MST em uma propriedade privada em Tapes/RS. Por que será?

Anônimo disse...

OS HOMENAGIADOS SÉRIOS DEVERIAM SE NEGAR A RECEBER MEDALHA.

DIZEM EXISTIR UMA HISTÓRIA DE HOMENS LIVRES AOS QUAIS TIRADENTES ERA UM DELES, QUE LUTOU PELA LIBERTADE.

ESTOU A ACHAR QUE É SÓ "DIZEM", SENÃO OS ATUAIS MEMBROS DEVERIAM SE MANIFESTAR CONTRA.

Anônimo disse...

isso prova que instituições estão ao lado do pt.

é uma pena.

Roberto Vinazzi disse...

Esse Fernando Pimentel é terrorista e assaltante de banco, cumpanhêro de Dilma. Elles querem é incendiar o país e, após, pleitear novas bolsas ditadura!

Anônimo disse...

a grande maioria votou no cara e nao venham dizer quenao sabiam quem ele e sua turma eram. agora querem reclamar. se ralem bando de ovelhas

Anônimo disse...

Estes psicopatas esquecem, ao falar de justiciamento, que seu guru que tanto defendem e admiram foi o maior assassino de todas as épocas da história da América Latina, pois quando dominou CUBA, Fidel Castro mandou milhares aos PAREDONS, sem qualquer chance só porque eram "dazelite" e renegavam o comunismo.

Para entender como funciona a cabeça de PETISTAS/COMUNISTAS, vejam no linj abaixo da psiquiatra Lyle Rossiter que mostra que o esquerdismo é uma doença mental:

http://lucianoayan.com/2013/02/26/o-psiquiatra-lyle-rossiter-nos-comprova-que-o-esquerdismo-e-uma-doenca-mental/

Anônimo disse...

Verdadeira desfaçatez!!! É debochar dos honestos e cumpridores dos seus deveres.
Que gentalha descarada!

Unknown disse...

Tudo o que sentimos a respeito desse ato infame do governador mineiro foi interpretado pelo Grupo Bandeirantes, no jornal da Band, hj. Rede Band me representou! Corajosa, clara, independente.

Unknown disse...

Tudo o que sentimos a respeito desse ato infame do governador mineiro foi interpretado pelo Grupo Bandeirantes, no jornal da Band, hj. Rede Band me representou! Corajosa, clara, independente.

Anônimo disse...

MALDADE com Fernandinho beira mar!



Anônimo disse...


O que podia discursar o tal pimentel, seria sobre as razões das revoltas daquele tempo ((os altos impostos cobrados)), que acabou vitimando o próprio Joaquim da Silva Xavier - O Tiradentes. Mostra não conhecer a história de seus próprios conterrâneos. Se não sabe dá uma lidinha em história... tem muito dos atuais dias, do seu partido. Ao stedile ficaria mais adequado uma medalha Joaquim Silvério dos Reis Leiria Guites ... o patrono dos delatores...

Anônimo disse...

Que serviços relevantes esse tal de stédile prestou para receber medalha? Aliás, petralha é doidinho por medalhas, já repararam? Vergonhoso!

Anônimo disse...

É tudo tão drástico que o sofrimento impede qualquer outra palavra sobre esse VERGONHOSO MOMENTO.

Anônimo disse...

Só falta agora dar uma medalha para Playboy (RJ) procurado pela policia, para Ronald Biggs ladrão do trem pagador (UK), para o maniaco do parque (SP) e outros bandidos por ai afora, o governador de Minas conseguiu acabar com o mérito da comenda.

Alberto/NH disse...

Lulla merece a medalha do MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DO BRASIL!

Anônimo disse...

Os petralhas ressucitaram com louvor o idolo deles Joaquim Silvério dos Reis.

Paulo Rocha, Eldorado do Sul/RS disse...

João Pedro Stédile, presidente do MST? Então já tem personalidade jurídica e CNPJ?

Anônimo disse...

__ O PSDB quer ver Dilma sangrar!
Sabem,muito bem que com o PMDB no poder, não terá chances de vitória. São uns "Nádegas indevidas"! Só acreditarei nesse País, quando os políticos se preocuparem com o seu destino e de seu povo... Por enquanto, só olham para os próprios umbigos! Afinal o que querem os golpistas!!! Se for o poder, estou fora... CANALHAS!!!!

Gil Carlos Dias disse...

Só agora vi que essa medalha (ou comenda, como pomposamente a chamam historicamente) é importante. Antes soava ao cidadão comum apenas como uma bajulação dos detentores do governo aos seus amiguinhos e comparsas. Agora ganha a mídia por estar sendo entregue ao governo do PT. Quem é mais nocivo à população: Stedille (que agora recebeu a medalha, de Pimentel), que defende a reforma agrária, justiça esperada desde a abolição da escravatura pelos que não têm acesso à terra, ou Aécio Neves (que a entregou, em todos os 21 de abril durante seu governo), que não explicou até hoje o caso do aeroporto particular construído com dinheiro público, seu envolvimento no Mensalão Tucano e na Lista de Furnas, nem porque provocou a demissão sumária de tantos jornalistas que tiveram a coragem de denunciar suas falcatruas na imprensa mineira? Jornalismo seletivo deveria ser considerado crime, senhor colunista.

Anônimo disse...

Esqueceram a medalha para GRAÇA FOSTER................Afinal de contas,a GRACINHA não É uma GRACINHA?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/